Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 7 e Windows 8.1 são oficialmente aposentados pela Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2023 às 15h23

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O suporte da Microsoft para Windows 7 e Windows 8.1 acabou oficialmente nesta terça (10). A companhia destacou o fim iminente da entrega de atualizações para ambas as versões na semana passada.

Usuários comuns e corporações até podem continuar utilizando o Win 7 ou o Win 8.1, mas essa ação é desaconselhada. Com o tempo, os dois sistemas operacionais ficarão mais vulneráveis a ameaças e logo começarão a apresentar problemas de incompatibilidade com drivers e programas mais modernos.

Continua após a publicidade

O fim do suporte do Windows 7 foi o mais impactante, já que o seu sucessor não foi lá tão popular. O sistema lançado em 2009 foi um grande sucesso para a MS e era para ter a fila de atualizações cessada em 2019, mas a companhia decidiu estender o prazo por mais alguns anos.

Apesar de parecer repentino, o encerramento do suporte foi anunciado pela Microsoft em 2020. Desde então, companhias e usuários eram encorajados a instalar sistemas operacionais mais recentes para continuar aproveitando funcionalidades modernas e se proteger de ameaças da internet.

É hora de atualizar

Dar fim ao suporte oficial para SOs tão antigos é o último esforço da Microsoft para convencer a migração para softwares mais recentes (Windows 10 ou Windows 11).

Continua após a publicidade

Atualmente, não há mais motivos para continuar utilizando sistemas operacionais tão antigos além de preferência pessoal ou experimentação. Os Windows 7 e 8.1 não recebem atualizações com novidades relevantes há anos e já mostram "sinais da idade" em várias funcionalidades, incluindo design e compatibilidade com programas mais recentes.

E se o Windows 11 lançado em 2021 é novo demais para você, dá para optar pelo Windows 10 e aproveitar a maturidade do software anterior. O SO continuará recebendo atualizações de forma recorrente por mais alguns anos (inclusive, com novidades importantes).