Microsoft e Intel já se preparam para o Windows 12, revela informante
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Microsoft e a Intel parecem se preparar para o lançamento do Windows 12. Detalhes compartilhados pelo recorrente informante @leaf_hobby revelam que os próximos processadores da fabricante, os Intel Meteor Lake, serão compatíveis com o novo sistema operacional.
- Windows 11 23H2 já está em produção, indica vazamento
- Inteligência artificial pode ser o grande diferencial do Windows 12
O tuíte em que foi feita a revelação foi excluído, mas as informações foram preservadas em reportagens. O site VideoCardz mencionou que os novos CPUs Intel devem ter 20 linhas PCIe Gen5 e suporte para o suposto Windows 12. Microsoft e Intel ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Até agora, o desenvolvimento do Windows 12 é apenas um rumor, mas há indícios de que a plataforma está nos planos da Microsoft. O principal diferencial do sistema operacional seria a integração íntima com ferramentas de inteligência artificial que, embora visivelmente "cruas" atualmente, podem ser melhor implementadas num produto robusto como o Windows.
Lançamento precoce
Seria uma surpresa se a Microsoft lançasse o Windows 12 tão cedo. O Windows 11 foi lançado em 2021 e, assim como fez com o antecessor, a MS prometeu suporte a ele por até cinco anos, incluindo novos recursos e melhorias profundas.
Naturalmente, a explosão de popularidade de ferramentas baseadas em IA pode ter feito a companhia mudar os próprios planos. Dessa forma, o Windows 12 deixaria de ser uma promessa para daqui alguns anos para se tornar um projeto de mais curto prazo.
Fato é que a Microsoft está, sim, desenvolvendo ferramentas de IA para o próximo sistema operacional — o suspense está na data em que ele será lançado. O próprio Diretor de produtos do Windows, Panos Panay, comentou que "IA vai reinventar tudo que você faz no Windows" e já dá para ver parte dessa promessa desembarcando no Win 11.
Planos teriam mudado
O desenvolvimento de processadores com núcleos dedicados para ferramentas de IA também pode ter acelerado os planos da Microsoft. Tanto a Intel quanto a AMD preparam estruturas específicas em seus processadores para impulsionar a performance do computador na execução de tarefas com os modelos.
Outro indício de que um novo SO está em preparação é a aparente mudança de fluxo de desenvolvimento da MS. A companhia teria voltado ao padrão de lançar uma grande versão do Windows a cada três anos, ciclo adotado antes do lançamento do Windows 10 que, na época, foi mencionado pela empresa como "a última versão do Windows".
Fonte: VideoCardz