Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial pode ser o grande diferencial do Windows 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2023 às 15h33

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 12 pode apostar bem alto em recursos com inteligência artificial. Falas recentes de executivos da empresa, somado ao investimento bilionário em tecnologias de IA, sugerem que a companhia pretende tornar o sistema operacional ainda mais útil com a versatilidade das tecnologias mais recentes.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto contactadas pelo site Windows Latest, a Microsoft prepara uma nova versão do Windows — possivelmente, o Windows 12. Inclusive já existiria uma equipe de engenheiros da companhia focados no desenvolvimento do novo SO.

Continua após a publicidade

Esse novo SO, inclusive, seria a materialização dos planos da MS com IA: ferramentas e utilitários nativos do sistema (relógio, calculadora, bloco de notas, Gerenciador de Arquivos e mais) poderiam ter funcionalidades reforçadas com inteligência artificial, tornando o uso mais refinado e pessoal.

Antes de inaugurar o possível Windows 12, porém, a Microsoft ainda se dedicaria a incrementar o Windows 11 com inteligência artificial. Os primeiros resultados desse investimento seriam as melhorias em chamadas, com videoconferências aprimoradas em vídeo, imagem, brilho e som, usando IA.

Windows 12 em 2024

Segundo o site Windows Latest, a Microsoft mudou o fluxo de desenvolvimento de novas versões do Windows, lançando uma nova edição do sistema operacional a cada três anos. Se o rumor estiver correto, o Windows 12 estreará em 2024.

Continua após a publicidade

O tempo de desenvolvimento mais curto permitiria que a empresa lançasse mudanças mais significativas para o SO de forma mais recorrente, semelhante ao que acontece com distros Linux e o macOS, que recebem atualizações com frequência. Atualmente, o Windows tende a receber uma nova edição a cada seis anos ou mais.

Porém, essa mudança de fluxo é somente especulativa, e a empresa não mencionou o projeto de forma oficial em lugar nenhum. É bem provável, porém, que a Gigante de Redmond invista pesado em IA e esse seja o diferencial do novo SO.

"A IA vai reinventar como você faz tudo no Windows, literalmente", disse o chefe do Windows na Microsoft Panos Panay.

De que forma essas mudanças vão se materializar, só o tempo vai dizer. Vale, porém, ficar de olho nas pistas que a empresa dá sobre os projetos desenvolvidos em segredo.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest