Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Unix?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2024 às 14h00

Link copiado!

Man-man/Wikimedia Commons
Man-man/Wikimedia Commons

O Unix é um sistema operacional de código fechado lançado em 1971 que trouxe novos conceitos a este tipo de software, como arquivos de dispositivo e processos de computadores para o mercado. Ele marcou a história ao servir de base para a criação de outras plataformas populares, como o Linux e o macOS, e eventualmente ganhou o título de “pai dos sistemas operacionais”.

A história do Unix

Na década de 60, as empresas Bell Labs (que mais tarde se tornaria AT&T), General Electric e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (todos dos EUA) trabalharam juntas no desenvolvimento de um sistema operacional chamado Multics — sigla em inglês para Informação Multiplexada e Serviço de Computação, em português. Entretanto, os resultados não foram satisfatórios e o projeto foi encerrado.

Continua após a publicidade

Foi neste momento que a dupla de cientistas da Bell Labs, Ken Thompson e Dennis Ritchie, decidiu dar continuidade ao trabalho. Como resultado, eles criaram a fundação para o Unix OS em 1969, que tinha como componentes uma interface de linha de comando (CLI) e um sistema de arquivos hierárquico. Em março de 1971, a primeira versão do Unix foi lançada e incluía 60 comandos distintos.

No ano de 1973, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em sua quarta edição com o uso da linguagem C para um computador PDP-11 — máquina de 16 bits desenvolvida pela Digital Equipment Corp. nas décadas de 70 e 80. Isso se transformou em um marco importante, pois especialistas da época acreditavam que os sistemas operacionais eram muito complexos para usarem esse modelo de programação. Dessa forma, o Unix ganhou no quesito ‘portabilidade” (no sentido da sua capacidade de ser adaptado), já que agora podia trabalhar com múltiplas plataformas.

A AT&T começou a distribuir o Unix para outras companhias em 1977 e expandiu ainda mais o mercado do SO, adaptado para marcas como a Solaris e a Sequent. Nos anos seguintes, a popularidade da plataforma cresceu ainda mais e ajudou a produzir outros sistemas derivados, como BSD do Grupo de Pesquisa de Sistemas Computacionais da Universidade da Califórnia e o Tru64 para a arquitetura de microprocessador Alpha.

Hoje em dia, ainda há servidores modernos e outros dispositivos que usam sistemas operacionais baseados em Unix, a lista inclui o macOS, o BSD, o Linux e o Android (que é baseado no Linux).

Características do Unix

Além de ser programado em C, o SO traz atributos que chamaram bastante a atenção na época.

Multitarefa

Continua após a publicidade

O Unix foi o primeiro sistema operacional a oferecer a multitarefa, que permite a execução de um ou mais processos simultaneamente. Assim, as tarefas passaram a ser concluídas mais rapidamente e permitiram o usuário a trabalhar em outros procedimentos.

Multiusuário

O Unix também foi o primeiro SO a trazer a possibilidade de mais de um usuário utilizar a mesma máquina ao mesmo tempo. Isso era alcançado normalmente por meio de terminais que eram conectados ao mesmo computador.

Arquivos de dispositivos

Continua após a publicidade

Na plataforma, boa parte dos dispositivos recebem o tratamento de arquivos e podem ser utilizados a partir de comandos como “abrir” e “fechar”.

Exemplos de sistemas Unix

Ao longo dos anos, foram desenvolvidos diversos sistemas derivados e adaptados do núcleo principal do Unix devido ao seu alto nível de adaptabilidade. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Amiga Unix: Lançado em 1990 pela empresa Commodore-Amiga como um port completo do UNIX System V;
  • COSIX: Sistema operacional chinês lançado em 1989 portado do UNIX System V;
  • DG/UX: Desenvolvido para a linha de microcomputadores Eclipse MV da companhia Data Genetal em 1985;
  • SINIX: Chegou ao mercado em 1984 pela empresa Siemens Nixdorf;
  • Tru64 UNIX: Sistema de 64 bits de código fechado e disponibilizado em 1992.
Continua após a publicidade

O que é um sistema operacional tipo Unix?

Um SO que foi planejado para se comportar e funcionar de uma maneira similar ao Unix, mas que não foi derivado ou portado diretamente dele é chamado de “tipo Unix”. Esses sistemas são baseados na arquitetura do Unix e normalmente trazem compatibilidade com a plataforma, além de incluir recursos e comandos semelhantes.

Alguns exemplos de sistemas tipo Unix são:

  • Linux: SO de código aberto lançado em 1991 e usado até hoje;
  • macOS: Chegou ao mercado em 2001 pela Apple e está presente em aparelhos da marca atualmente;
  • BSD: Desenvolvido pelo Computer Systems Research Group e lançado em 1978;
  • SerenityOS: Sistema operacional de código aberto para desktop lançado em 2018;
  • DEMOS: Criado pela União Soviética em 1982 e derivado do BSD.
Continua após a publicidade

Deu para notar que o Unix é muito importante na história dos sistemas, mas você conhece quais são os sistemas operacionais mais utilizados nos computadores e celulares?