Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Depois do Macbook Pro, Galaxy Tab S8 Ultra também pode adotar notch

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Outubro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Samsung

Retrocesso ou tendência? O notch fez parte do mercado de celulares durante bons anos como forma da indústria aumentar o tamanho das telas e reduzir bordas, tendo sido introduzido pela Apple em 2017 com o iPhone X. Soluções mais sofisticadas, como câmeras via furo, parecem ter superado esta questão, mas a Apple discorda, e tanto é que nos iPhone 13 ainda adota a solução. E não só isso, os novos Macbooks Pro poderão receber essa característica de design, e pelo visto a Samsung pode estar interessada nela também.

Segundo o insider de boa reputação Ice Universe, a sul-coreana pode usar o notch no Galaxy Tab S8 Ultra, que chegaria, assim, a 92,3% de aproveitamento de tela. Tablets também vem passando por redução de bordas nos últimos anos, mas até então, elas eram confortáveis o suficiente para que a fabricante inserisse a câmera frontal ali. Com o futuro dispositivo, a empresa parece querer seguir o visual dos Galaxy S, com bordas tão finas que quase não pesam visualmente na tela.

Continua após a publicidade

O que mais chamaria a atenção nesse caso seria o espaço razoavelmente alargado para abrigo da câmera. A Samsung não tem uma tecnologiacomo o Face ID da Apple, que requer hardware dedicado para biometria facial. Pela renderização publicada, porém, a empresa deve aproveitar o espaço para inserir um sensor secundário, restando saber se ele auxiliaria nas tarefas de desfoque de fundo, ou se seria uma lente ultrawide para videochamadas mais amplas.

Por enquanto essa é uma característica prevista apenas para o Tab S8 Ultra — que promete ser o modelo mais avançado da Samsung para a próxima geração. Assim como acontece no segmento de celulares, haveria variantes menos sofisticadas com possivelmente menos recursos. Por exemplo, um Tab S8 convencional pode não trazer notch, seja por apostar em um design de bordas menos refinadas, ou por embutir um sistema fotográfico frontal menos sofisticado, e que assim exigirá menos espaço físico.

Poucas expectativas

Cabe observar que em celulares o notch fazia mais sentido pelo pouco espaço físico disponível. Um tablet com essa característica precisaria ainda encarar a versatilidade de uso do modo retrato, por exemplo. Pode ser no mínimo curioso utilizar o dispositivo para leituras, com um notch à lateral durante a rolagem de artigos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Talvez por isso, rumores apontem que a empresa deve produzir poucas unidades dessa versão. Há dificuldades no mercado de chips, e pode ser que a empresa priorize semicondutores para seus próximos smartphones. Após o estoque inicial, a Samsung teria pretensões de manter a produção a um nível baixo, para reabastecer mercados selecionados de acordo com a demanda.

De toda forma, essa é a primeira vez que ouvimos falar de um entalhe para um tablet da Samsung. Ela ainda não dá pistas sólidas de quando lançará a família Tab S8. O que sabemos é que outro rumor aponta para um tamanho gigantesco de tela, e o provável é que ele surja durante a oficialização dos Galaxy S22 — o que deve acontecer entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2022.

Fonte: Twitter, Android Community