Todas as novidades do watchOS 8

Todas as novidades do watchOS 8

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 14 de Setembro de 2021 às 14h40
Foto: Ab (Unsplash)

O sistema operacional do Apple Watch chegou à sua mais nova versão atualizada, o watchOS 8, com grande foco em aprimoramentos relacionados, principalmente, a questões da saúde física e mental do seu usuário.

Em meio a uma vasta quantidade de novidades, destacam-se os itens a seguir:

  • A reformulação completa do aplicativo Respirar.
  • A apresentação dos apps Buscar Itens e Buscar Dispositivos.
  • O aprimoramento das funcionalidades de apps populares como o Fotos e o iMessage.
  • Acessibilidade: introdução do Assistive Touch no Apple Watch — prático e interessante mesmo para quem não possuir necessidades especiais —, que funciona a partir de gestos com os dedos e a mão.
  • A expansão do Modo Não Perturbe para especificações de uso, como Exercícios ou Horário de Sono, seguindo as atualizações do iOS e iPadOS 15, e macOS 12 Monterey.

Além disto, aos usuários que utilizam o relógio para dormir e monitorar a sua qualidade de sono, o app Saúde conta com melhorias na análise de respirações por minuto enquanto em repouso. Isto sem mencionar ainda a repaginação da versão do watchOS de aplicativos como o Casa (Home), o Apple Music e o Tempo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Apesar de ainda não ter sido lançado no Brasil, vale destacar que o serviço Fitness+ também apresenta novidades de treinos, reforçando ainda mais a ideia de que o sistema watchOS 8 tem um bom foco na saúde física e mental do usuário do smartwatch.

Para finalizar, vale a menção de um novo mostrador, o de Retratos, e também dos Timers personalizados pela Siri, que podem ser nomeados como "Timer para Lavanderia", "Timer para Cozinhar", dentre outras possibilidades que sejam pertinentes para agilizar o seu dia a dia.

Confira abaixo em detalhes alguns dos destaques que o novo sistema watchOS 8 traz para seu Apple Watch:

Atenção Plena

Desenvolvido como algo para ajudar na saúde mental dos seus usuários, o aplicativo Respirar do Apple Watch agora foi renomeado para "Atenção Plena", sendo totalmente reformulado e dividido em dois tipos de recursos no app: Refletir e Respirar.

O app Respirar foi reformulado e se tornou Atenção Plena. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

A novidade é o primeiro recurso, Refletir. Ao iniciá-lo, uma mensagem inspiracional vai aparecer na tela — por exemplo, pedindo para que você pense em um momento de gratidão pelo qual você passou ou lembrar de algo que tenha te deixado contente recentemente. Após um minuto de reflexão, o exercício estará feito.

Recurso Refletir, do app Atenção Plena. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Já o recurso de Respirar é o mesmo que já existia nas versões anteriores do sistema watchOS, ele apenas foi repaginado com um novo layout e novas cores. Ao iniciá-lo, você deve inspirar e expirar o ar no ritmo da animação na tela e do toque tátil em seu pulso, seguindo o número de respirações pré-definido nas configurações do aplicativo.

Recurso Respirar, do app Atenção Plena. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

App Fotos

A versão do watchOS do aplicativo Fotos é mais uma que foi aprimorada, apresentando agora seus álbuns na tela inicial, de forma que você possa navegar por entre eles para procurar uma determinada imagem.

Seus álbuns vão aparecer na tela inicial do app do relógio. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ainda no app Fotos, você pode enviar e compartilhar uma imagem com alguém diretamente do seu Apple Watch, seja por uma conversa do iMessage ou uma mensagem de e-mail.

Você poderá compartilhar fotos via iMessage ou e-mail. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

App iMessage

Aproveitando a menção do iMessage, as conversas do app também trazem grandes novidades: agora, é possível elaborar uma frase muito mais estruturada, misturando palavras transcritas por áudio com emojis, além de também ser permitido o envio de GIFs — tudo isso diretamente pelo relógio em seu pulso.

Suas mensagens enviadas pelo relógio poderão ser mais elaboradas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Modo Foco

Assim como nas novas atualizações dos sistemas iOS e iPadOS 15, e também no macOS 12 Monterey, o Modo Não Perturbe foi expandido, tornando-se o Modo Foco, e pode ser ativado de uma maneira mais específica, definida pelo usuário. A vantagem de fazer isto é que a especificação do Modo Foco será compartilhada pelo status do seu iMessage, para que outros possam vê-la antes de entrar em contato com você.

No watchOS, o usuário pode optar pelas especificações de Exercícios ou do Horário de Sono, além do modo tradicional de Não Perturbe.

O Modo Não Perturbe expandiu-se para o Modo Foco. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Apps Buscar Itens + Buscar Dispositivos

Caso você possua uma ou mais AirTags — os dispositivos de localização da Apple —, você pode adicioná-los através do novo app Buscar Itens para verificar suas localizações em um mapa em tempo real e, quando precisar, solicitar um itinerário do Apple Mapas até algum deles.

Novo app do watchOS para localizar seus itens com AirTag. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Além disto, uma versão similar foi desenvolvida e apresentada no watchOS 8, o Buscar Dispositivos, para que você possa localizar de forma rápida e fácil também os dispositivos conectados à sua conta do iCloud — exatamente como uma versão para o sistema watchOS do app Buscar, do iOS, iPadOS e macOS.

No app, você consegue verificar a última localização registrada de todos os seus dispositivos listados, solicitar um itinerário pelo Apple Mapas até o último local de algum deles, ativar um som para tocar de forma remota, marcar como item perdido, dentre outras possibilidades.

Novo app do watchOS para localizar seus dispositivos do iCloud. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Acessibilidade: Assistive Touch no watchOS

Com o intuito de auxiliar pessoas com apenas um braço a poder mexer em um Apple Watch sem grandes problemas, o Assistive Touch foi introduzido na atualização do watchOS 8.

O recurso de acessibilidade funciona a partir de gestos utilizando os dedos e a mão, e — assim como acontece com o iPhone no recurso do iOS — o Assistive Touch do Apple Watch também é espetacular ao ponto de oferecer praticidade mesmo para quem não possuir necessidades especiais.

Teste os gestos do novo Assistive Touch do watchOS 8. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ao ativá-lo e configurar os gestos, você pode alterar e personalizar os comandos de forma que faça mais sentido para você. São quatro gestos possíveis, sendo que a configuração pré-definida traz os comandos de: ir para frente, voltar para trás, clicar na área selecionada da tela e abrir o menu principal de ações do Assistive Touch.

Este novo e excelente recurso de acessibilidade apresentado no watchOS 8 definitivamente vale a pena ser ativado e explorado pelos usuários.

Personalize os comandos de cada gesto conforme suas preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.