Publicidade

Apple Watch com tela Micro LED teria sido apenas adiado

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Pouco depois de rumores indicarem que o Apple Watch com tela Micro LED teria sido cancelado, fontes da indústria ouvidas pela agência DigiTimes sugerem que o projeto continua vivo e, na verdade, estaria em busca de novos fornecedores após o encerramento do contrato com a ams OSRAM. Ao que parece, o conglomerado europeu, responsável por dar fôlego aos relatos do cancelamento, realmente era o único a fabricar a tecnologia para a gigante de Cupertino, mas o fim da parceria não teria resultado no engavetamento do relógio.

Ambicioso por apostar em uma tecnologia ainda cara e complexa de fabricar, cotada para substituir o OLED, o Apple Watch com tela Micro LED voltou às manchetes na última semana por supostamente ter sido cancelado. O rumor surgiu a partir de um relatório emitido pela ams OSRAM citando o encerramento de "um projeto pilar para a tecnologia Micro LED" de um cliente não mencionado, tendo sido então reforçado pelo leaker Ming-Chi Kuo, informante reconhecido do mundo Apple.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, outro informante de peso de assunto relacionados à Maçã, Mark Gurman, contestou a informação, citando que a companhia possuía outros fornecedores. Agora, novas informações obtidas pelo DigiTimes com "fontes da indústria" sugerem que Gurman estava certo: a cliente citada pela OSRAM era de fato a Apple, mas o novo smartwatch com Micro LED não teria sido cancelado no fim das contas.

Mais do que isso, a gigante de Cupertino estaria em busca de novos fornecedores, com duas marcas taiwanesas de renome estando entre as possíveis novas parceiras: a AU Optronics (AUO), responsável por boa parte dos displays LCD para monitores e notebooks, e a PlayNitride, que já demonstrou diferentes protótipos de painéis Micro LED flexíveis nos últimos anos. Também não se pode descartar outras grandes companhias, como LG Display e Samsung Display, ambas mencionadas em antigos rumores relacionados ao relógio da Apple.

Ainda segundo as fontes, a ams OSRAM teria perdido o contrato por não ter atingido o progresso esperado pela Maçã, que segue com "múltiplos times dedicados aos projetos de Micro LED" — que podem incluir todo o portfólio da Apple, cujo objetivo seria substituir o OLED para ter mais controle sobre os próprios dispositivos — e ativamente buscando "novos fornecedores desde 2023".

Frente a esse cenário, as perspectivas de vermos o Apple Watch repaginado voltaram a ter força, mas sem qualquer previsão concreta de lançamento. Segundo os rumores mais recentes, espera-se que o projeto saia do papel apenas após 2027, em virtude do alto custo do Micro LED e da elevada dificuldade de fabricação. Também não seria impossível vermos o smartwatch com o novo display apenas na próxima década, considerando que associações da indústria prevêem que a tecnologia deve amadurecer apenas depois de 2030.

Seja como for, é quase certo a essa altura que o Micro LED é a próxima grande evolução do mundo das telas, pelas promessas que faz. Com microchips dedicados para cada cor de subpixel (vermelho, verde e azul), esse tipo de painel forneceria o contraste intenso do OLED, mas sem desgastes por não utilizar materiais orgânicos. Vale lembrar que já há TVs Micro LED no mercado, inclusive no Brasil, mas o preço é absurdamente salgado — modelos como o mais recente da Samsung ultrapassam a casa de R$ 1 milhão.

Fonte: 9to5Mac