Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Watch com tela Micro LED pode ter sido cancelado

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Março de 2024 às 14h12

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

Após supostamente ter enfrentado diversos problemas no processo de fabricação, a Apple pode ter desistido de iniciar a adoção da tecnologia de painéis Micro LED no Apple Watch, cancelando o projeto por completo. Pelo menos é o que indicam novos rumores divulgados pelo renomado analista e leaker Ming-Chi Kuo, curiosamente apoiados pelo relatório financeiro mais recente da OSRAM, fabricante alemã de sistemas de iluminação especulada como principal fornecedora de Micro LED para a Maçã.

Em documento divulgado nesta semana, a ams OSRAM (grupo ao qual a OSRAM pertence) indicou que estaria reestruturando seus esforços de desenvolvimento e produção de tecnologia Micro LED após o cancelamento de um cliente, responsável por um projeto que seria "o pilar" do programa da empresa relacionado a essa tecnologia. Não há menção direta a qual seria o cliente ou o projeto, mas observando os rumores, é provável que a informação se refira à Apple.

Continua após a publicidade

Desde que as especulações em torno da transição da Maçã para o Micro LED começaram, diversas fontes apontavam que a empresa utilizaria tecnologia da OSRAM. Esses rumores indicavam que o processo começaria com o lançamento de um Apple Watch, diante do tamanho reduzido do display do relógio, algo que poderia reduzir os custos. Mesmo com essa estratégia, a dona do iPhone estaria enfrentando grandes obstáculos, em especial com o preço e o rendimento do processo de fabricação.

As unidades de testes estariam tendo muitos problemas, e atingiriam preços altíssimos, chegando a superar o custo de produção de um painel OLED para os iPhone 15 e iPhone 15 Max. Em meio a esse cenário caótico, os rumores mais recentes sugeriam que a Apple teria decidido adiar ainda mais o lançamento do smartwatch renovado, mas investigações feitas por Ming-Chi Kuo apontam que a Maçã, na verdade, teria abandonado o projeto de vez.

Diante do comunicado da OSRAM, o leaker teria entrado em contato com fontes da indústria, que teriam sugerido que a gigante de Cupertino cancelou os projetos de Apple Watch com Micro LED por considerar que "o Micro LED não adicionaria valor significativo" ao acessório, e definir que "os custos de produção são altos demais para torná-lo economicamente viável" — ponto que se alinha aos rumores do alto custo do material.

Continua após a publicidade

Com isso dito, o replanejamento de rota poderia ser maior que o esperado: Kuo indica que a Maçã teria demitido diversas pessoas do time de desenvolvimento do Micro LED, não havendo qualquer projeto munido da tecnologia, seja smartphone, tablet ou notebook, previsto para ser lançado, um grande problema para a companhia frente às suas buscas de se tornar mais independente de fornecedores.

Para completar, o analista sugere que a fabricante alemã seria a única fornecedora de Micro LED da Apple, mesmo que LG e Samsung tenham sido consideradas, conforme citavam antigos rumores. Com o cancelamento do projeto do relógio, a gigante não teria mais planos de produzir em massa dispositivos equipados com a tecnologia, ao menos por enquanto.

Curiosamente, o jornalista Mark Gurman, outro informante de peso do mundo Apple, contestou as informações relatadas por Kuo, voltando a apontar que havia outros fornecedores na cadeia. Considerando o bom histórico de ambos, é difícil dizer com certeza qual dos rumores está correto, mesmo que o comunicado da OSRAM dê a entender que o projeto em questão tenha sido realmente cancelado.

Continua após a publicidade

É importante destacar que todos os pontos citados nunca foram confirmados pela Apple, e de fato não há menção à gigante no relatório recém-divulgado, o que faz deles especulações no momento. Ainda assim, não é segredo que a Maçã tem lutado para se tornar mais independente, enfrentando sérios obstáculos em áreas como modems 5G e até carros inteligentes — não seria surpreendente se o uso do Micro LED fosse mais um item desta lista.