Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 12 Pro pode repetir desempenho do Snapdragon 8 Gen 1 visto no Edge X30

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Dezembro de 2021 às 11h15

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Xiaomi 12 Pro

Quando o Dimensity 9000 foi anunciado, ele surpreendeu o mercado e aumentou a pressão em cima da Qualcomm. A empresa, porém, conseguiu responder à altura com o Snapdragon 8 Gen 1.

O primeiro celular com o chip é o Motorola Edge X30, que já aponta o poder de fogo da nova plataforma. Mas, claro, alguns consumidores têm suas preferências de marca, e com isso esperam o lançamento de mais fabricantes para ver como o chip se sai. A boa notícia é que a série Xiaomi 12 já foi anunciada com o SoC, e pode oferecer desempenho similar ao produto da Lenovo.

Continua após a publicidade

Antes de tudo é necessário entender que, a depender de otimizações sistêmicas, projeto de dissipação de calor e drivers, o desempenho de um mesmo chip pode variar de acordo com o celular. Por isso, tem quem espere uma plataforma ser lançada por uma ou outra fabricante de smartphone. Porém, o que está sendo apontado é que mesmo melhorias de firmware e integração de hardware não estão levando o Snapdragon 8 Gen 1 além do que já estamos vendo.

Assim, otimizações promovidas pela Xiaomi estariam deixando o chip com o mesmo desempenho já visto no Motorola Edge X30. Isso não é ruim, já que falamos de um SoC premium muito capaz. Mas o que está sendo apontado é que alguns descuidos da Qualcomm, como o de gerenciamento energético, estariam sendo os responsáveis por não permitirem que as marcas consigam elevar o potencial do Snapdragon 8 Gen 1.

Culpa da Qualcomm?

Dessa forma, os flagships que usarem o chip da Qualcomm em 2022 deverão ficar bem alinhados em performance, menos aqueles que não tiverem sistemas bem otimizados e, assim, gerando sobrecargas desnecessárias para o SoC.

Continua após a publicidade

Claro, um top de linha se destaca bem mais que pelo seu poder de fogo. O próprio Snapdragon 8 Gen 1 traz uma série de novidades para fotografia, por exemplo. E aproveitá-las ao máximo vai depender dos engenheiros de cada fabricante Android.

Vale lembrar, o Galaxy S22 deve ser um dos próximos na fila do chip. A ser anunciado entre o final de janeiro e o início de fevereiro, a série deve alternar entre o componente da Qualcomm e o Exynos 2200 da própria Samsung.

Fonte: Twitter