SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Vivo X100 ganha teste com Dimensity 9300 superando Snapdragon 8 Gen 3

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Outubro de 2023 às 14h21

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/MediaTek)
(Imagem: Reprodução/MediaTek)
Tudo sobre MediaTek

Depois de divulgar o primeiro teste do Dimensity 9300, em que a próxima plataforma premium da MediaTek quebrou recordes, o time do AnTuTu, popular benchmark para smartphones, acaba de divulgar um novo resultado do componente em que a novidade mostra números ainda melhores. Equipado no que parece ser o aguardado Vivo X100, o chip conquistou mais de 2,2 milhões de pontos, superando não apenas o registro anterior, como também a pontuação média esperada do seu principal rival, o Snapdragon 8 Gen 3.

Divulgado na rede social chinesa Weibo, o benchmark pertence ao aparelho identificado como vivo V2309A — apontado como o suposto Vivo X100 —, que traz 16 GB de RAM LPDDR5T, 1 TB de armazenamento UFS 4.0 e Android 14 de fábrica, além do Dimensity 9300. A combinação quebra recordes novamente ao marcar 2.249.858 pontos, o que simboliza um aumento notável de quase 10% sobre o resultado original da plataforma da MediaTek. O destaque vai para o segmento de memória, possível responsável pelo aumento, por ser 100 mil pontos mais alto.

Continua após a publicidade

A conquista viria graças ao uso da RAM LPDDR5T, padrão aprimorado anunciado pouco depois da LPDDR5X amplamente adotada no momento, que forneceria velocidades de transferência de dados cerca de 13% mais rápidas. Tendo acesso a informações mais rapidamente, CPU e GPU conseguem trabalhar mais em menos tempo, garantindo os ganhos observados no teste. Mais interessante é que o avanço seria suficiente para colocar o Dimensity 9300 à frente do Snapdragon 8 Gen 3, oficializado na semana passada.

Nos melhores resultados, a solução da Qualcomm é esperada para atingir algo próximo dos 2.139.281 pontos, permitindo ao chip da MediaTek abrir vantagem de 5%. Dito isso, há um porém: os números oficiais do 8 Gen 3 levam em consideração as memórias LPDDR5X. Dessa maneira, em aparelhos que utilizarem as mais recentes LPDDR5T, o novo Snapdragon pode ter a oportunidade de empatar ou mesmo superar o Dimensity estreante.

Na prática, tudo vai depender da implementação dos processadores em cada modelo de celular, havendo melhores resultados nos dispositivos que apostarem em projetos com melhor refrigeração e componentes mais novos. Também é preciso lembrar que a diferença deve ser praticamente imperceptível no dia a dia, com ambos oferecendo alto desempenho para qualquer tarefa por muitos anos. O que deve importar mais é o nível de consumo, em virtude do impacto na bateria.

Continua após a publicidade

Nesse ponto, há preocupações em torno do Dimensity 9300, devido à configuração agressiva de CPU adotada pela MediaTek. Teremos quatro Cortex-X4 de máxima performance e quatro Cortex-A720 de alto desempenho, sem os Cortex-A520 de alta eficiência para lidar com processamento simples. Combinados aos clocks elevados, seus oito núcleos podem aumentar o consumo de forma drástica.

Ainda assim, tudo não passa de especulação no momento — é preciso aguardar por testes oficiais e smartphones finalizados para entendermos as reais capacidades do chipset. Não falta muito agora: o Dimensity 9300 já teve o lançamento confirmado para a próxima segunda-feira, 6 de novembro. Além disso, vale lembrar que testes de benchmark são importantes para definir parâmetros de comparação entre os aparelhos, mas muitas vezes diferenças singelas como as vistas por aqui não são percebidas na prática.

Os primeiros celulares equipados com o processador Dimensity 9300, como o Vivo X100, devem ser revelados ao longo das próximas semanas.

Continua após a publicidade

Fonte: AnTuTu (em chinês)