Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek Dimensity 9300 ganha data de lançamento em teaser oficial

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Outubro de 2023 às 09h24

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Em publicação feita nesta terça-feira (24), a MediaTek confirmou que anunciará "seu próximo chipset premium" no início de novembro. Esperado para chegar como "Dimensity 9300", a solução promete agitar a indústria de smartphones ao apostar em uma configuração agressiva de CPU, que já quebrou recordes no AnTuTu. Além disso, ao que tudo indica, OPPO e Vivo Mobile podem ser as primeiras a utilizar a novidade.

Realizada na rede social chinesa Weibo, a postagem é misteriosa, sendo clara apenas quanto à data de lançamento do novo chip premium — o suposto Dimensity 9300 será revelado em 6 de novembro, às 8h da manhã no horário de Brasília. Se não detalha o nome oficial e aspectos técnicos, o teaser traz algumas dicas interessantes do que podemos esperar, incluindo uma possível confirmação do que rumores haviam apontado.

Junto à frase "uma era nuclear está chegando" (em tradução via máquina), o material de divulgação mostra o esquema da CPU, usado para detalhar a configuração escolhida de uma forma mais visual. O aspecto mais curioso é que, normalmente, o desenho de cada núcleo é feito em tamanho que representa o nível de desempenho, com soluções mais fortes sendo maiores, e as focadas em eficiência energética sendo menores.

Continua após a publicidade

Seguindo essa lógica, a configuração mostrada no teaser parece empregar apenas núcleos de alta potência, o que confirmaria os rumores e vazamentos: a plataforma apostaria em uma combinação agressiva de núcleos, divididos em grupos de 1 + 3 + 4, compostos de um Cortex-X4 de máxima performance rodando a 3,25 GHz, mais três Cortex-X4 trabalhando a 2,85 GHz, e quatro Cortex-A720 de alto desempenho a 2,0 GHz.

O chip não deve utilizar núcleos de alta eficiência, focados em um consumo menor, escolha inédita em um processador para celulares, ainda que não seja uma novidade — componentes para notebooks, como o Snapdragon 8cx Gen 3 da Qualcomm, adotaram essa estratégia. Se os testes vazados se confirmarem, a aposta pode ter valido a pena.

Além de superar o aguardado Snapdragon 8 Gen 3 no Geekbench, o Dimensity 9300 também teria sido o primeiro chipset do mundo Android a quebrar a barreira dos dois milhões de pontos no AnTuTu, como confirmou o próprio time responsável pelo benchmark. Mais importante, as vantagens sobre o rival da Qualcomm foram significativas, chegando aos 50%.

Continua após a publicidade

Resta agora saber o comportamento da plataforma em relação ao consumo e aquecimento, que podem ser um problema considerando a CPU muito encorpada. Tudo deve ser esclarecido durante a conferência, no próximo dia 6, com a aplicação do chip em uso real acontecendo pouco depois.

Especula-se que novos aparelhos da OPPO e Vivo Mobile serão apresentados com a novidade, em modelos das linhas OPPO Find X7 e Vivo X100, com a segunda já tendo sido confirmada para ser revelada em 17 de novembro.

Fonte: MediaTek