Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 888 mostra desempenho recorde em testes preliminares oficiais

Por| 18 de Dezembro de 2020 às 16h40

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm divulgou números de desempenho de seu recém-anunciado processador Snapdragon 888, e o chip cumpre o seu papel de topo de linha, com recorde de pontuação nos principais testes do mercado. Apesar disso, os resultados podem deixar a porta aberta para as rivais Samsung e MediaTek.

Antes de continuar, vale destacar que o teste foi feito com o Snapdragon 888 QRD (Qualcomm Reference Design), protótipo interno da fabricante para demonstrar as tecnologias do processador. O aparelho testado apresenta características esperadas em um celular final — tela, modem, câmeras, bateria etc. — mas o desempenho será diferente conforme o projeto de cada celular lançado no mercado.

Os testes foram realizados com as configurações padrões de cada aplicativo, usando a média de três avaliações em cada caso. As versões dos aplicativos estão listadas abaixo, permitindo que o usuário compare o resultado com o seu próprio celular.

Continua após a publicidade

Apesar da Qualcomm não citar isso em seu comunicado, não podemos descartar que o desempenho do processador melhore com o tempo, conforme os fabricantes entendam melhor o componente e disponibilizem drivers e atualizações para os aparelhos.

Com as pontuações divulgadas, o Snapdragon 888 mostra um aumento de desempenho razoável em relação ao antecessor, o Snapdragon 865/865+. Comparando os três primeiros testes da tabela — AnTuTu e Geekbench para um ou vários núcleos — o novo chip apresentou um aumento na casa dos 16%, 28% e 18%, respectivamente.

Pode parecer pouco, especialmente ao considerar o uso da litografia de 5 nm — contra a de 7 nm no Snapdragon 865, quanto menor o número, maior o potencial de desempenho ou economia de energia — mas é um aumento superior por exemplo à média do que os chips da Intel registraram a cada nova geração nos últimos seis anos entre os PCs.

Continua após a publicidade

O maior salto de desempenho, no teste single-core do Geekbench, destaca a vantagem do novo núcleo ARM Cortex-X1, chegando próximo dos 30% anunciados pela ARM durante o anúncio da nova CPU.

Troca de liderança

Os números do Snapdragon 888 colocam a Qualcomm de volta ao primeiro lugar no ranking do AnTuTu e do Geekbench, tomados do Snapdragon 865 pelo HiSilicon Kirin 9000 à bordo do Huawei Mate 40 Pro. Mesmo assim, apesar da pontuação do primeiro teste ter deixado o chip chinês bem para trás (com 661.059 pontos para o Kirin), os valores do Geekbench indicam uma diferença de 10% no teste de um núcleo (1.020) e menos de 3% na avaliação multi-core (3.704), conforme a avaliação feita pelo site GSMArena.

Continua após a publicidade

Os resultados aumentam a expectativa com relação ao novo chip topo de linha da Samsung LSI, após números positivos do intermediário Exynos 1080 indicando um desempenho equivalente ao Snapdragon 865. Acredita-se que os sul-coreanos anunciarão no dia 12 de janeiro seu novo processador premium — conhecido até aqui como Exynos 2100 — antes do lançamento do celular Galaxy S21, esperado para dois dias depois.

Fonte: Qualcomm, GSMArena