Snapdragon 8 Gen 4 vaza em teste com desempenho próximo ao Apple M3
Por Renan da Silva Dores • Editado por Léo Müller |
Próximo processador premium da Qualcomm para celulares, o Snapdragon 8 Gen 4 voltou a vazar em supostos resultados registrados no Geekbench 6, mostrando um nível excepcional de desempenho. Em um dispositivo de testes, o componente atingiu pontuações que o colocam muito próximo de chips para notebooks, incluindo o Apple M3 e até algumas soluções mais recentes da AMD e Intel. O registro também detalha as possíveis especificações da solução, que vai equipar os celulares Android premium de 2025.
O registro foi ao ar nesta segunda-feira (5) e pertence a um aparelho identificado apenas como “Manufacturer Model” (ou “modelo de fabricante”, em tradução livre) — esse tipo de nomenclatura é adotada por companhias em plataformas de testes, antes do processador ser de fato aplicado em um celular. A solução já roda Android 15 e parece estar acompanhada de 12 GB de RAM.
Há mais alguns aspectos que chamam atenção: a placa-mãe adota o codinome “sun”, já visto em vídeos oficiais, que quebra a tradição da gigante de utilizar nomes ligados ao Havaí. Além disso, a CPU está em uma configuração mais robusta que a apontada por rumores no passado ao empregar oito núcleos, sendo dois de alto desempenho rodando a até 4,1 GHz, e mais seis de alta eficiência trabalhando a até 2,78 GHz.
Por fim, as frequências são bem mais altas que as vistas no Snapdragon 8 Gen 3, cujos núcleos atingiam 3,39 GHz na variante for Galaxy da Samsung — a explicação estaria não apenas na adoção confirmada da arquitetura Oryon, mesma usada pela Qualcomm na linha Snapdragon X para computadores, como ainda pelo uso da nova litografia N3E de 3 nm da TSMC. Na prática, essa combinação aparenta oferecer resultados impressionantes.
O suposto Snapdragon 8 Gen 4 atinge 2.884 pontos em single-core e 8.840 pontos em multi-core, o que representa ganhos de 30% em relação aos números obtidos pelo 8 Gen 3, cujos melhores resultados chegam a 2.213 pontos em single-core e 6.934 pontos em multi-core. Mais do que isso, essa pontuação surpreende ao colocar o 8 Gen 4 em um patamar muito próximo aos chips de notebooks, incluindo o Apple M3 (3.065 em single-core, 11.959 em multi-core) e até ao recente Ryzen AI 9 HX 370 da AMD (2.873 em single-core, 13.488 em multi-core).
Caso seja verdadeiro — já houve situações em que registros do Geekbench eram falsos —, o benchmark em questão é um sinal que a próxima geração de Snapdragon vai oferecer um grande salto de performance e abrir ainda mais possibilidades para os celulares, bem como comprovar as promessas da Qualcomm, que garantiu que o uso do núcleo Oryon nos smartphones turbinaria as capacidades dos dispositivos.
O que é certo no momento é que não falta muito agora para conhecermos o Snapdragon 8 Gen 4, já que o lançamento do chip está confirmado para ocorrer em outubro. O único obstáculo pode ser o preço, que deve levar as fabricantes a repassar esses valores salgados ao consumidor. Seja como for, mais vazamentos devem esclarecer melhor o posicionamento e a potência do componente até lá.