SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy tem ficha vazada com GPU de 1 GHz

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Novembro de 2023 às 11h53

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Galaxy S24 Ultra

Esperado para chegar em breve como chip exclusivo (ao menos temporariamente) da família Galaxy S24 da Samsung, o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy teve boa parte da ficha técnica indicada por rumores nesta semana, com ajustes modestos na CPU, junto de melhorias mais marcantes em GPU, que pode ser uma das primeiras para smartphones a atingir clocks de 1 GHz. Dito isso, mesmo com as velocidades mais altas, a plataforma parece não trazer ganhos significativos de desempenho, como sugere teste encontrado no Geekbench.

Os detalhes de especificações da plataforma chegam através dos leakers Yogesh Brar e Ice Universe, e reforçam rumores que circulam desde o início do ano. Ao que parece, o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy deve trazer aprimoramentos mais modestos frente ao 8 Gen 3 padrão, com um aumento de frequência apenas no núcleo Cortex-X4 de máxima performance, que passaria do padrão de 3,3 GHz para 3,4 GHz. Fugindo do que foi visto no Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, o restante dos núcleos manteria a velocidade do modelo base.

Continua após a publicidade

Quem realmente chama atenção é a GPU, que poderia ser uma das primeiras para celulares a atingir clocks de 1 GHz (ou 1.000 MHz). Diante da ausência de testes mais aprofundados de aparelhos com o Snapdragon 8 Gen 3, é difícil dizer com precisão qual seria a velocidade padrão — alguns testes apontam para 770 MHz, enquanto outros indicam 903 MHz. Ainda assim, em ambos os casos, o salto seria grande o suficiente para dar um fôlego adicional em jogos pesados, mas também para exigir mais da refrigeração.

Continua após a publicidade

Corroborando essas informações, outro informante renomado, Revegnus compartilhou nas redes sociais um resultado recém-lançado no banco de dados do Geekbench 6 mostrando o 8 Gen 3 for Galaxy em ação. Equipado no que seria o Galaxy S24 Ultra, considerando o número de modelo SM-S928U, a plataforma atinge 2.148 pontos em single-core e 6.618 pontos em multi-core, resultado que mostra boa evolução frente à geração anterior, mas que não empolga quando colocamos na conta as pontuações oficiais da Qualcomm.

Frente à média do 8 Gen 2 for Galaxy presente em um Galaxy S23 Ultra, que marca 2.037 pontos em single-core e 5.289 pontos em multi-core, a novidade é 5% e 25% mais veloz, respectivamente. No entanto, as projeções oficiais estimavam 2.295 pontos com um núcleo, e 7.560 pontos com todos os núcleos, diferença significativa de 952 pontos (ou 15%) sobre o registro vazado.

Continua após a publicidade

Tendo em mente que o celular de referência da Qualcomm costuma apresentar resultados melhores que os smartphones finalizados, a queda não é tão surpreendente. Ainda assim, levando em conta que estamos a pelo menos dois meses do lançamento da família Galaxy S24, é possível que a Samsung implemente ajustes e otimizações, com futuras atualizações podendo aprimorar a situação — vai ser preciso aguardar pela estreia ou novos vazamentos para sabermos mais.

Fonte: via SamMobile