Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung usará processador Exynos no Galaxy Z Fold 6, aponta rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Abril de 2024 às 16h24

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Galaxy Z Fold 6

A Samsung deve atualizar a sua linha de celulares dobráveis em breve, e novos rumores apontam que a empresa pode adotar uma nova estratégia para o Galaxy Z Fold 6. Afinal, o aparelho passaria a ter unidades com um processador Exynos produzido pela própria empresa, em vez de utilizar apenas plataformas da Qualcomm — de forma similar ao que acontece na série Galaxy S há anos.

De acordo com os rumores mais recentes, o Exynos 2400 seria utilizado em modelos vendidos em países selecionados. Outros locais receberiam o modelo com Snapdragon 8 Gen 3, assim como já era esperado. 

Continua após a publicidade

Caso as especulações sejam confirmadas, seria a primeira vez que a Samsung usa um processador Exynos em seus celulares dobráveis. As informações mais recentes são condizentes com rumores anteriores, que apontavam a possível chegada do Exynos 2400 no Galaxy Z Flip 6 de formato mais compacto. 

Atualmente, a Samsung usa a plataforma no Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, com resultados que se mostraram satisfatórios na análise do Canaltech. Por sua vez, o Galaxy S24 Ultra tem Snapdragon.

Foi dito ainda que a decisão de utilizar o Exynos seria motivada por fatores econômicos. Afinal, a compra dos chips Snapdragon estaria mais cara por conta da desvalorização do won, a moeda da Coreia do Sul, frente ao dólar. 

Além disso, a Samsung teria avaliado que a implementação do Exynos 2400 no Galaxy S24 não trouxe grandes perdas de performance em relação ao Ultra com Snapdragon, mesmo que os resultados de benchmarks sejam ligeiramente inferiores. Portanto, a relação entre custo e performance seria mais favorável para o uso dos chips fabricados “em casa”. 

Para o futuro, existe a possibilidade real de a Samsung implementar o Exynos 2500 não apenas no Galaxy S25 e S25 Plus, mas também no S25 Ultra. Como confirmado pela System LSI (divisão da Samsung que fabrica chips Exynos), a nova plataforma será feita em um processo de 3 nanômetros, que ajuda a entregar mais performance e eficiência em relação aos 4 nanômetros do Exynos 2400 e do Snapdragon 8 Gen 3. 

Ainda não foi confirmada a data de lançamento do Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, mas é esperado que eles cheguem no dia 10 de julho. As novidades devem incluir o aumento das telas em ambos os aparelhos, além da possível chegada de uma nova câmera de 50 MP na opção mais compacta. 

Fonte: iT Chosun