Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung está pronta para produzir chips de 3 nanômetros em 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Outubro de 2021 às 11h08

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Os chips Exynos estão próximos de receberem uma melhoria que pode diminuir ainda mais a dependência da Samsung em relação à Qualcomm, além de ajudar a sul-coreana a figurar como uma das principais fornecedoras de chips para concorrentes como a MediaTek e a própria Qualcomm. Segundo informado, a companhia está pronta para produzir chips em processo de 3 nanômetros já em 2022, aumentando a eficiência dos seus semicondutores.

Os futuros SoCs em 3 nm significarão mais agilidade e eficiência energética para os chips. Em teoria, os gastos com insumos — atualmente escassos no mercado — poderão sofrer uma redução de 35%, enquanto o poder de processamento deve aumentar 30% e a economia de bateria chegar a 50%. Claro, esses são potenciais teóricos máximos.

Continua após a publicidade

A chegada dos chips de 3 nanômetros também deve significar a migração da tecnologia FINFET para a GAAFET. A primeira é utilizada na produção de processadores desde os anos 90, e, com a inovação, os semicondutores terão um novo design multi-canal que será em boa parte responsável por esse salto de desempenho frente aos SoCs atualmente no mercado.

A produção massiva dos novos chips se dará ao longo do ano que vem. Isso significa que o Galaxy S22chega ao mercado ainda com um Exynos 2200 produzido em 5 nanômetros. Como a Samsung estreia novos processadores na família S, fica a dúvida se, apesar da produção no ano que vem, os SoCs ficarão para o Galaxy S23, ou se irão estrear em outros flagships — como os possíveis Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4.

Mirando nos 2 nm

Para além dos chips em 3 nm, a sul-coreana se prepara para os de 2 nanômetros em 2025. Detalhes sobre eles são bem escassos, já que os esforços atuais estão concentrados no componente que será produzido em 2022.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a TSMCtambém promete chips de 3 nanômetros para o ano que vem, visando se manter como a maior fabricante independente de semicondutores do mercado, e agradar suas parceiras tradicionais no meio como Nvidia e Apple.

Menos dependência da Qualcomm

Se a Samsung conseguir entregar chips com ainda mais desempenho em 2022, a resistência ao Exynos em mercados-chave deverá diminuir. Com isso, a empresa poderia respirar mais tranquila nesse momento de escassez de semicondutores, o que teria comprometido até mesmo o lançamento do Galaxy S21 FE.

O próximo teste de confiança da empresa será o Exynos 2200 do Galaxy S22, a ser anunciado no final deste ano ou começo de 2022. Ele será o primeiro fruto da parceria com a AMD, trazendo GPU com microarquitetura baseada na RDNA2 e suporte a tecnologias como Ray Tracing aos smartphones.

Continua após a publicidade

Fonte: My Smart Price