Primeiro celular com câmera de selfie debaixo da tela foi confirmado pela ZTE

Por Rubens Eishima | 12 de Agosto de 2020 às 14h28
Visionox/reprodução
Tudo sobre

ZTE

Saiba tudo sobre ZTE

Ver mais

Após meses de expectativa e boatos, tudo indica que em breve veremos um celular com câmera de selfie sob a tela. O CEO da ZTE publicou em sua conta no Weibo que a fabricante chinesa lançará o primeiro modelo do tipo. E ao que tudo indica o celular que estreará a tecnologia será o ZTE A20 5G.

A tecnologia foi demonstrada há pouco mais de um ano pelas também chinesas Oppo e Xiaomi, e os primeiros protótipos que vieram logo em seguida desencadearam uma série de boatos, patentes e aparelhos conceitos, inclusive da gigante Huawei.

CEO da ZTE confirma o primeiro do mundo a usar câmera sob a tela (Imagem: Reprodução/Weibo)

ZTE A20 5G

Apesar de não citar o nome do celular, o fato do executivo ter publicado a notícia com um suposto “ZTE A20 5G” foi apontado pela imprensa como a identificação do novo celular.

O modelo teria sido registrado junto ao órgão responsável pela certificação de dispositivos que usam radiofrequência na China (a SRRC, equivalente à Anatel no Brasil) com o codinome A2121. O cadastro cita apenas as frequências compatíveis, incluindo as das redes 5G.

Caption

Apesar do tom de desafio na publicação, Ni Fei não deu detalhes sobre uma possível data de lançamento do celular, dando margem para ser ultrapassado pelas rivais.

Tela cheia

A corrida das fabricantes se explica porque a tecnologia permite criar celulares com tela sem entalhes ou recortes para a câmera ao mesmo tempo em que dispensa alternativas complexas, como os módulos retráteis usados no Redmi K30 Ultra ou no Xiaomi Mi Mix.

Em junho, a fabricante de telas Visionox anunciou a produção em larga escala do componente, descrevendo a dificuldade envolvida. Para garantir a captura de imagens pelo sensor fotográfico embutido, a tela precisa utilizar materiais que permitem a passagem de luz. Além disso, o hardware é auxiliado por um conjunto de algoritmos que ajusta o nível de brilho e cores na região da câmera.

Apesar de estar prestes a chegar ao mercado, a câmera sob a tela não é a única alternativa em estudo pelas empresas. A Sony e principalmente a Xiaomi registraram uma série de soluções curiosas para usar uma tela sem obstruções, incluindo módulos giratórios e celulares que escondem a câmera de selfie na parte de trás dobrando a tela.

Fonte: Ni Fe  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.