Xiaomi registra patente de seu 1º celular com câmera embutida na tela

Por Diego Sousa | 05 de Maio de 2020 às 11h10
Reprodução/LetsGoDigital
Tudo sobre

Xiaomi

Saiba tudo sobre Xiaomi

Ver mais

No último dia 29 de abril, a Xiaomi registrou uma patente de design junto à CNIPA (China Intellectual Property Administration) para um smartphone com câmera dentro da tela. A documentação detalha como seria o visual de um modelo com a nova tecnologia e como ela funcionaria na prática.

Celulares com câmera frontal sob o display ainda não chegaram ao mercado, mas a futura tendência já ronda a indústria desde 2018, com rumores de que a Samsung desenvolveria o Galaxy S10 com sensor embaixo da tela. No entanto, somente em 2019 Xiaomi e OPPO apresentaram suas alternativas ao notch, ou entalhe, apelidadas de “câmeras transparentes”.

Na época, a tecnologia esbarrava em dificuldades para manter a qualidade da imagem, já que a tela “atrapalhava” a visão da câmera. Agora, parece que a Xiaomi encontrou uma solução, e o pessoal do LetsGoDigital criou, em parceria o canal ConceptCreator, algumas renderizações para ilustrar os conceitos patenteados.

Como podemos ver na imagem abaixo, a patente detalha um smartphone com tela plana e pouquíssima borda na parte superior, possivelmente para acomodar a câmera frontal.

Patente exibe tela quase sem bordas e espaço superior para a câmera (Foto: Reprodução/Xiaomi)

Segundo descreve a patente, quando a câmera de selfie for ativada, a área em cima do sensor se tornaria transparente, permitindo que a lente “enxergasse” através da tela. Embora não esteja detalhado na patente, o vice-presidente sênior da Xiaomi Wang Xiang comentou, em 2019, que isso só seria possível porque a câmera estaria coberta com um “vidro especial de baixa reflexão com alta transmitância”.

Tecnologia já havia sido mostrada em 2019 (Foto: Reprodução/LetsGoDigital)

Naturalmente, o painel usado seria do tipo OLED, pois, já que ele não requer qualquer tipo de luz de fundo, o display pode ser transparente e mostrar imagens visíveis ao olho humano ao mesmo tempo. Isso acontece porque as telas OLED são capazes de emitir luz própria, diferente do LCD, que precisa de uma fonte de iluminação externa por trás.

Apesar de ter dado mais um passo para a implementação da tecnologia, ainda não é possível determinar quando a Xiaomi lançará um smartphone com câmera sob o display no mercado.

Você pode ver aqui a patente da Xiaomi.

Fonte: LetsGoDigital  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.