Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

POCO F3 e X3 Pro são anunciados com chips Snapdragon, tela de 120 Hz e mais

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Março de 2021 às 11h50

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

Após inúmeros vazamentos e rumores, a POCO oficializou em seu primeiro evento online de 2021 realizado nesta segunda-feira (22) seus dois novos topos de linha de baixo custo, o Poco F3 e o Poco X3 Pro. Ambos assumem o posto de dispositivos mais poderosos da marca, trazendo novos chips da família Snapdragon 800, telas com alta taxa de atualização e amostragem de toque e mais.

A companhia começou reforçando sua independência da Xiaomi sendo agora uma subsidiária como a irmã Redmi, conforme havia anunciado no final do ano passado. Fora isso, tivemos a chegada do app dedicado à POCO Community no Android, como parte da expansão da marca, e novidades do site da fabricante, que contará com a pré-venda dos dois novos dispositivos.

Design

Continua após a publicidade

Sendo uma versão renomeada do Redmi K40, o POCO F3 herda também o visual de seu irmão da Redmi. O dispositivo traz tela plana com bordas finas e um furo centralizado para abrigar a câmera frontal, traseira sóbria com o logo da POCO na vertical alinhado ao canto inferior esquerdo e um módulo de câmera. O POCO F3 chega nas cores preto, branco e azul, sendo esta última a mais customizada: há linhas que mudam a tonalidade do azul no decorrer da traseira, e o logo da POCO cresce e assume nova posição ao centro do painel.

Enquanto isso, o POCO X3 Pro segue o estilo adotado em seu irmão menor, o Poco X3. Também há tela plana com furo centralizado para a câmera de selfies por aqui, com leitor de digitais embutido no botão de energia na lateral, traseira com grande logo da POCO na vertical com acabamento cromático e módulo de câmeras em formato bastante peculiar, quase como um círculo cortado no topo e na base, e lentes acompanhadas pelo flash de LED em um formato que remete à letra "X". Em cores, o azul visto no X3 tradicional retorna, aqui chamado de Frost Blue, acompanhado das novas Metal Bronze, que remete a um tom mais próximo de dourado, e Phantom Black, em preto com tons de roxo, todas com a traseira fosca.

Tela

Continua após a publicidade

A tela é um dos destaques dos lançamentos, com o POCO F3 trazendo painel Super AMOLED de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120 Hz, além de HDR10+ e brilho máximo de 1.300 nits. A POCO destaca a tela plana e o uso do DotDisplay, com furo na tela de 2,76mm de diâmetro. A chinesa também dá ênfase ao uso da tela AMOLED E4 da Samsung, mesma presente no ASUS ROG Phone 5. O painel promete consumir 15% menos que geração passada e trazer alta precisão de cores com Delta E de cerca de 0,35

Outras novidades incluem ainda tecnologia MEMC, que promete aumentar a fluidez de vídeos com baixa taxa de quadros ao adicionar frames a vídeos para torná-los mais suaves, sensor de luz de 360º para ajustes de brilho automático e a tecnologia True Display, que atua de maneira similar ao True Tone da Apple, adequando a temperatura da imagem de acordo com o ambiente. Fecha o pacote a taxa de amostragem de toque de 360 Hz, para maior responsividade.

Um pouco mais modesto, mas ainda contando com display de respeito, o POCO X3 Pro é equipado com uma tela IPS LCD também de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz com taxa de amostragem de toque de 240 Hz. Há o chamado DynamicSwitch, que reduz a taxa de atualização de acordo com o conteúdo exibido. Tudo indica que o painel pode se ajustar entre 50 Hz e 120 Hz.

Continua após a publicidade

Processamento

O POCO F3 chega ao mercado trazendo o recém-lançado Snapdragon 870, uma versão turbinada do Snapdragon 865+ que atinge os 3,2 GHz em seu núcleo mais potente. A POCO promete desempenho até 12% superior em CPU e 10% superior em gráficos em relação ao chip high-end da geração passada. Para manter a temperatura sob controle, é utilizada a tecnologia LiquidCool Technology 1.0 Plus, que combina um grande heat pipe de cobre com múltiplas camadas de folhas de grafite para dissipar o calor. Completam o conjunto 6 GB ou 8 GB de RAM, 128 GB ou 256 GB de armazenamento expansível via cartão MicroSD e suporte à rede 5G e ao protocolo Wi-Fi 6.

Enquanto isso, o POCO X3 Pro promete entregar desempenho de topo de linha com a estreia do novo Snapdragon 860, um chip de oito núcleos fabricado no processo de 7nm da TSMC, também resfriado pela LiquidCool Technology 1.0 Plus. Seu maior destaque é a presença de um núcleo Prime rodando a 2,96 GHz, que promete fazê-lo até 52% mais potente que o Snapdragon 765G. Acompanham o processador 6 GB ou 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento UFS 3.1 expansível. Não há suporte a 5G ou Wi-Fi 6 por aqui, no entanto.

Câmeras

Continua após a publicidade

O POCO F3 traz um conjunto de três câmeras traseiras com sensor principal de 48 MP, ultrawide de 8 MP e macro de 5 MP, com câmera frontal de 20 MP. Seu grande destaque nesse quesito é a adição de recursos inteligentes e modos de gravação especiais, muito similares aos inaugurados com a linha Redmi Note 10. Entre eles está o modo de selfie noturno, o Clone Video, que permite "clonar" o sujeito da gravação ao fundir dois vídeos diferentes, o modo de captura Dual-View, que grava com as câmeras frontal e traseiro simultaneamente e mais.

O POCO X3 Pro conta com um conjunto de quatro lentes traseiras com sensor principal de 48 MP, ultrawide de 8 MP, macro de 2 MP e mais um sensor de 2 MP dedicado a cálculo de profundidade, trazendo câmera frontal de 20 MP. Assim como o F3, o X3 Pro também oferece modos de captura especial, como o Clone Video e o Dual-View.

Bateria

Continua após a publicidade

Em bateria, o POCO F3 traz uma célula de 4520 mAh, um pouco mais modesta que alguns de seus rivais, mas que promete autonomia de até 2 dias de uso misto. Apesar disso, há carregamento rápido de 33 W, com carregador compatível incluso na caixa.

Já o POCO X3 Pro oferece um tanque mais generoso de 5160mah, que também promete até 2 dias de bateria. Assim como o irmão mais potente, o carregamento rápido atinge os 33 W e promete atingir os 100% de carga em 59 minutos. O carregador compatível também é incluso na caixa.

Extras

Os dois aparelhos oferecem ainda alguns extras interessantes, incluindo áudio estéreo, que ganha tecnologia Dolby Atmos para maior imersão no F3; Game Turbo 4.0, que traz ajustes mais simples para permitir que o usuário escolha se prefere dar ênfase ao desempenho ou qualidade gráfica; motor de vibração linear de eixo X no F3 e de eixo Z no X3 Pro, que deve entregar um feedback háptico mais robusto que outros concorrentes; além de NFC, sensor infravermelho para uso do celular como controle remoto e o cada vez mais raro conector P2 para fones de ouvido.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O POCO F3 chega ao mercado já no próximo dia 27 de março, disponível nas principais varejistas mundiais como Amazon, Shopee e AliExpress e planos para vendas em mais plataformas, incluindo o Mercado Livre. O dispositivo conta com preço sugerido de 349 euros para a versão de 6 GB/128 GB e 399 euros na variante de 8 GB/ 256 GB. Aqueles que adquirirem no período de pré-venda, os chamados "Early Birds", pagarão 299 euros e 349 euros, respectivamente.

O POCO X3 Pro tem sua estreia marcado já para a próxima quarta-feira, 24 de março, tendo sua variante de 6 GB/128 GB saindo por 249 euros e seu modelo com 8 GB/256 GB custando 299 euros. Também há o pacote "Early Bird", com a pré-venda saindo por 199 euros e 249 euros, respectivamente. Tanto o POCO F3 quanto o X3 Pro contam ainda com uma reposição de película de tela gratuita nos primeiros 6 meses em mercados selecionados.

Continua após a publicidade

POCO F3: ficha técnica

  • Tela: 6,67 Super AMOLED E4, resolução FullHD+, 120 Hz, brilho máximo de 1.300 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 870
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 48 MP (principal, f/1.79) + 8 MP (ultrawide, f/2.2, 119°) + 5 MP (macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.45)
  • Dimensões: 163,7 x 76,4 x 7,8 mm
  • Peso: 196 gramas
  • Bateria: 4.520 mAh com recarga de 33 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, áudio estéreo com Dolby Atmos, motor de vibra;áo linear no eixo X
  • Cores disponíveis: branco, preto e azul
  • Sistema operacional: Android 11

POCO X3 Pro: ficha técnica

  • Tela: 6,67 IPS LCD, resolução FullHD+,120 Hz
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 860
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 48 MP (principal, f/1.79) + 8 MP (ultrawide, f/2.2, 119º) + 2 MP (macro, f/2.4) + 2 MP (profundidade, f/2.4)
  • Câmera frontal: 20 MP
  • Dimensões: 165,3 x 76,8 x 9,4 mm
  • Peso: 215 gramas
  • Bateria: 5.160 mAh com recarga de 33 W
  • Extras: leitor de digitais na lateral, 4G, áudio estéreo, motor de vibração linear no eixo Z
  • Cores disponíveis: branco, preto e bronze
  • Sistema operacional: Android 11
Continua após a publicidade

Fonte: POCO, XDA Developers (1, 2), GSMArena