Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei Mate 40 Pro+ suporta serviços Google mesmo após update para HarmonyOS

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Abril de 2021 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei
Mate 40 Pro Plus 5G

Como parte das medidas tomadas para contornar as sanções aplicadas pelos EUA, que a impediram de ter acesso ao Android com serviços Google, a Huawei está desenvolvendo um ecossistema de software próprio, composto pelo sistema HarmonyOS e os Huawei Mobile Services (HMS). O projeto é ambicioso e promete criar uma rede de dispositivos inteligentes, que engloba celulares, carros e outros.

Depois de um longo período de testes e disponibilização a desenvolvedores, a segunda versão do HarmonyOS está próxima do lançamento, sendo liberada a partir deste mês em estágio beta aos consumidores em alguns smartphones da marca. Entre eles está o Huawei Mate 40 Pro+, atual topo de linha da marca que acaba de protagonizar uma situação curiosa.

Mate 40 Pro+ com HarmonyOS suporta serviços Google

Continua após a publicidade

Aparentemente, ainda há bastante resistência por parte dos consumidores, com poucos arriscando a instalação do novo sistema da Huawei, especialmente por conta das mudanças de serviços. Aqueles que optaram pelo update relatam notar maior fluidez e boa estabilidade no uso cotidiano, com alguns ainda encontrando surpresas.

Esse é o caso do usuário Xiao1u, que através da rede social chinesa Weibo revelou que a chegada do HarmonyOS não parece afetar a presença dos serviços Google. Em capturas de tela do Mate 40 Pro+, é possível ver que a Play Store segue funcional no aparelho, e que a página principal da conta Google, geralmente localizada no menu de configurações, também continua disponível.

A Huawei ainda não ofereceu razões que justifiquem essa aparente compatibilidade, mas antigos rumores podem ter uma possível explicação: especula-se que, apesar das alegações da Huawei, o HarmonyOS não é exatamente um sistema novo, sendo, na verdade, baseado na versão Open-Source do Android, o AOSP. A empresa, no entanto, nega.

Continua após a publicidade

HarmonyOS é "mais completo que Android e iOS"

Durante a feira 2020 Science and Technology List, realizada em janeiro deste ano na China, o presidente da divisão de software da Huawei, Wang Chenglu, garantiu que o HarmonyOS não é uma cópia do Android ou do iOS, e que o sistema é mais completo que seus rivais, tendo como objetivo "enfrentar a era da Internet das Coisas (IoT)".

Chenglu revelou ainda que as primeiras linhas de código do sistema operacional da Huawei foram escritas em maio de 2016, tendo assim cerca de cinco anos de desenvolvimento. O executivo afirma que a ideia original do HarmonyOS não era ser um substituto do Android, mas sim um esforço extra da fabricante para expandir a participação no mercado de IoT.

Continua após a publicidade

De acordo com vazamentos, os próximos smartphones e tablets da marca sairão de fábrica com o sistema próprio da empresa, mas ainda há dúvidas sobre qual deles será o primeiro. Esperava-se que a linha Huawei P50 estreasse a novidade, mas diversos adiamentos podem ter tirado o posto de pioneiro dos flagships. A expectativa agora fica entre o MatePad Pro 2, novo tablet premium da chinesa, e o Mate 40 Pro 4G, visto recentemente em certificações.

Fonte: TuttoAndroid, Gizchina