Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oppo detalha como dobrou vida útil da bateria do Find X5 Pro

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Março de 2022 às 16h35

Link copiado!

Oppo
Oppo
Oppo Find X5 Pro

A Oppo divulgou nesta semana como conseguiu atingir o número de 1.600 ciclos de recarga da bateria — o dobro da média de 800 ciclos da indústria — com o lançamento do Oppo Find X5 Pro.

Anunciado no final de fevereiro, o celular premium da fabricante combina algoritmos avançados, desenvolvidos no decorrer de 3 anos de estudos, com uma tecnologia engenhosa implementada nas células da bateria para garantir maior durabilidade.

Oppo explica dobro de vida útil da bateria do Find X5 Pro

Continua após a publicidade

Mais poderoso smartphone da Oppo, o Find X5 Pro se destaca não apenas pelo hardware potente, com Snapdragon 8 Gen 1 e chip MariSilicon X dedicado às câmeras, como também pela bateria: o telefone embarca um tanque de 5.000 mAh, com carregamento rápido de 80 W e recarga rápida sem fio de 30 W.

Números tão altos sempre geram dúvidas acerca da durabilidade do sistema de alimentação dos smartphones, mas a gigante inclui uma promessa ousada com a estreia do flagship, garantindo que o aparelho reteria 80% da capacidade da bateria mesmo após 1.600 ciclos de recarga.

Trata-se do dobro da média da indústria, normalmente estabelecida na casa dos 800 ciclos.

Continua após a publicidade

Para alcançar essa marca, a empresa desenvolveu o chamado Battery Health Engine, que une duas tecnologias projetadas no decorrer de 3 anos.

A primeira delas é o Smart Battery Health Algorithm, um algoritmo inteligente que avalia em tempo real o potencial elétrico dos eletrodos negativos presentes na bateria. Sua função é manter a corrente elétrica de recarga em valores que reduzem a incidência de morte do lítio enquanto mantém altas velocidades.

Conforme explica a Oppo, o lítio morto, resultante de corrente excessiva ou do tempo de recarga além dos 100%, é o principal responsável pela redução da capacidade da bateria com o passar do tempo.

O Smart Battery Health Algorithm previne esse risco ao mesmo tempo em que se adapta para garantir um tempo de vida útil ainda maior.

Continua após a publicidade

Bateria que se regenera com a recarga

Com as preocupações do lítio morto resolvidas, a companhia se empenhou então em desenvolver a segunda parte do Battery Health Engine — a Battery Healing Technology.

Como o nome sugere, trata-se de uma tecnologia que regenera trechos danificados da bateria conforme o processo de recarga é realizado. O mecanismo tira proveito de ajustes na composição química da célula de energia.

Continua após a publicidade

De maneira bastante resumida, uma bateria fornece eletricidade ao permitir que átomos carregados eletricamente (íons) atravessem do polo positivo (cátodo) para o polo negativo (ânodo). O meio pelo qual os íons trafegam é uma solução química chamada eletrólito, trecho em que a tecnologia da Oppo foi implementada.

A empresa desenvolveu um eletrólito sólido em formato de filme, com uma nova fórmula mais estável e durável, chamando-o Solid Electrolyte Interface (SEI), ou Interface de Eletrólito Sólido.

O SEI é formado pela reação com um composto químico — um solvente polar — que regenera a estrutura conforme os íons viajam dos cátodos para os ânodos e vice-versa. Na prática, isso significa maior durabilidade para a bateria, que atinge assim os 1.600 ciclos de carga.

Continua após a publicidade

Além dos celulares da Oppo, o Battery Health Engine também deve ser utilizado nos sistemas de carregamento de 150 W e 160 W de todo o grupo BBK Electronics, incluindo OnePlus, com o OnePlus Nord 3, Realme, com o Realme GT Neo 3, e outros lançamentos futuros.

Fonte: GSMArena