O que esperar do iPhone 16? Apple lança novos celulares hoje
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |
A linha iPhone 16 de celulares avançados já está sendo preparada pela Apple, e diversos rumores mostraram o que é possível esperar em relação ao dispositivo. Os smartphones podem ganhar mudanças relevantes de visual, melhorias de processamento, novos recursos baseados em inteligência artificial (IA) e mais. A Maçã marcou o evento de lançamento para seus próximos smartphones para hoje (9), dando a entender que uma nova Siri cheia de IA seria o destaque.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- iPhone 16: Apple quer “invadir território da Samsung” no lançamento
- Apple já gravou evento do iPhone 16 e estreia é reforçada por rumor
Novo visual
Após alguns anos sem grandes mudanças visuais, o iPhone pode finalmente ganhar um novo design. De acordo com renderizações já mostradas anteriormente no Canaltech, as câmeras traseiras do iPhone 16 devem ser rearranjadas na vertical, em vez de ficarem na diagonal como acontece desde o iPhone 13.
Além disso, outras mudanças estruturais podem ser esperadas, como a presença de um botão de ação mais amplo, e um novo posicionamento para a antena de conectividade móvel 5G mmWave.
Já os modelos iPhone 16 Pro e Pro Max podem ficar com o mesmo visual já conhecido, e composto por três lentes posicionadas em forma de triângulo. Novas cores são esperadas para ambos, com destaque para uma suposta opção rosa.
Também foi dito que os iPhone 16 e 16 Plus devem trazer opções mais coloridas, assim como já acontece entre os aparelhos “não-Pro”. Com tons claros, as variantes podem incluir o vermelho, azul, verde e outras.
Apple Intelligence e mais desempenho
Como não poderia ser diferente, a linha iPhone 16 entrará de vez na onda da inteligência artificial (IA). Antes mesmo do lançamento, a empresa já divulgou vários recursos que poderão ser usados nos novos celulares:
- Geração e edição inteligente de textos: assim como já se vê no conjunto de soluções Galaxy AI, o Apple Intelligence será capaz de escrever e editar textos de acordo com um tom escolhido, para responder e-mails, mensagens instantâneas e outros usos típicos;
- Transcrição e resumo de áudios: a IA poderá ouvir áudios e realizar a transcrição completa, ou mesmo fazer um resumo com as informações mais importantes;
- Geração de imagens e emojis personalizados: a partir de prompts (comandos em texto), a Apple Intelligence também poderá criar imagens e outros elementos personalizados, como os emojis por meio da solução Genmoji;
- Solicitar ações específicas de aplicativos: a IA também funcionará em conjunto entre diferentes aplicativos. Será possível pedir para que o celular reproduza uma música recebida pelo iMessage no Apple Music, por exemplo;
- Siri mais inteligente e com ChatGPT: a assistente virtual utilizada nos aparelhos com iOS também deve ganhar recursos de IA generativa, incluindo o uso do ChatGPT para realizar algumas funções específicas com processamento pela internet.
Mesmo que os recursos do Apple Intelligence sejam esperados para a linha iPhone 16 (e anteriores por meio de atualização do iOS), eles podem não ser disponibilizados na mesma data de lançamento do smartphone. Afinal, rumores recentes apontaram que a Apple ainda não teria alcançado um nível satisfatório de qualidade com a IA, e por isso é possível que as funções tenham algumas semanas ou meses de atraso.
De qualquer forma, é esperada uma atualização de performance com o chip A18 Pro. Trata-se da segunda geração de plataformas de 3 nm da empresa, que poderá fornecer melhorias de desempenho, e maior foco no motor neural para as ações de IA.
O iPhone 16 e 16 Plus devem ganhar um chip A18 Bionic “não-Pro”, para que também suportem o Apple Intelligence. Os dispositivos ainda podem ser vendidos com 8 GB de RAM, que os igualaria aos aparelhos Pro nesse aspecto.
Novas câmeras e botão de captura
Já no conjunto de câmeras, a maior novidade deve ser a chegada de componentes de 48 MP para a ultrawide nos modelos Pro e Pro Max. Portanto, as fotos em modo 0,5 devem ganhar maior nitidez, além das melhorias para vídeo espacial e modo retrato.
Além disso, o iPhone 16 Pro pode ganhar tecnologia de câmera tetra-prisma com muito zoom, assim como já é visto no iPhone 15 Pro Max. Não havia espaço suficiente para uma lente de 120 mm no Pro mais compacto, algo que a Apple pode ter resolvido para esta geração.
Após ter adicionado o Botão de Ação para a linha iPhone no ano passado, é esperado que a nova geração ganhe um comando para captura de câmera. Este botão seria posicionado na lateral inferior do dispositivo, e o suporte para captura em dois estágios (em que o primeiro ajusta o foco) se assemelharia ao que é visto em câmeras profissionais.
Maior e com mais bateria
O aumento no tamanho de tela pode ser uma das novidades para o iPhone 16 e 16 Pro, que viriam com painéis OLED de 6,3 e 6,9 polegadas, respectivamente.
Rumores recentes apontaram que o iPhone 16 Pro poderá trazer um salto em capacidade de bateria, passando de 3.274 mAh para 3.577 mAh. Por sua vez, o modelo Pro Max também deve ser beneficiado por um tanque maior, em uma evolução de 4.422 mAh para 4.676 mAh.
Em conjunto com as otimizações energéticas vindas do chip A18 Pro, o aumento das capacidades deve representar uma melhoria de uma hora na autonomia, passando de 29 para 30 horas.
A bateria também pode ganhar suporte para recargas mais rápidas, passando de 27 para 40 W com fio, e 15 para 20 W no carregamento sem fio por meio de MagSafe. Mesmo assim, a durabilidade da bateria também deve ser aumentada, por meio de uma nova tecnologia de bateria empilhada.
Quando deve chegar o iPhone 16
A Apple oficializou a data de 9 de setembro para realizar seu próximo grande evento. Com o tema oficial “It's Glowtime” (“É hora de brilhar”, em tradução livre), a conferência deve marcar a chegada da linha iPhone 16.
O início das vendas deve ocorrer poucos dias depois, incluindo no Brasil. No entanto, dependendo de como for a demanda, os prazos de entrega podem não ser tão curtos, com a possibilidade de espera por algumas semanas.
Outros lançamentos esperados
Além da linha iPhone 16, a Apple pode aproveitar o evento para apresentar outros produtos na sua linha de acessórios. Eles incluem:
- Apple Watch X: uma edição especial para comemorar a 10ª geração do Apple Watch pode ser apresentada com visual mais fino. O produto ainda deve ser anunciado em versões de 45 e 49 mm, tamanhos maiores que as opções do Apple Watch Series 9;
- Apple Watch SE 3: considerado que a linha Apple Watch SE costuma ter uma nova geração lançada a cada dois anos, o terceiro modelo pode chegar em 2024. Rumores recentes apontaram que o dispositivo deve trazer uma construção simplificada em plástico colorido, que poderá agradar a crianças;
- AirPods 4: os fones de ouvido da Apple devem ser anunciados três anos após o lançamento da geração anterior. O modelo atualizado deve ter visual semelhante aos AirPods Pro, e pode ser acompanhado por uma opção simplificada de preço mais baixo;
- AirPods Max 2: mesmo que seja uma aposta menos provável, os AirPods Max 2 também podem ser anunciados com entrada USB-C, entre outras novidades.