Moto G30 vs Moto G9 Power: a tela de 90 Hz vale o investimento maior?

Moto G30 vs Moto G9 Power: a tela de 90 Hz vale o investimento maior?

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Junho de 2021 às 09h30
Renan da Silva Dores/Canaltech

Anunciado no final de março, o Moto G30 é um dos primeiros modelos lançados pela Motorola após a renovação da linha. O dispositivo não se destaca apenas pelo visual mais robusto, que lembra o design adotado no Moto G9 Plus, mas também pelas configurações sólidas e pela tela com alta taxa de atualização, recurso até então inédito na família.

Mas como se sai um dos novos Moto G mais acessíveis quando comparado ao Moto G9 Power, com quem compartilha fortes semelhanças? Há alguma evolução entre as gerações? As melhorias trazidas pelo Moto G30 valem o investimento maior? O Canaltech reúne os dois neste comparativo para te ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Design

Enquanto trouxe melhorias em alguns aspectos visuais, o Moto G30 também regrediu em outros. Esse é o caso da parte frontal, que abandonou o furo em favor de um entalhe de gota e aproveitamento ligeiramente menor. As bordas laterais e superior ainda são relativamente finas, enquanto a presente na base é bastante espessa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Moto G30 na cor Dark Prism (Imagem: Divulgação/Motorola)

Na traseira, o G30 lembra bastante o visual empregado no Moto G9 Plus, que traz apenas o logo da Motorola no centro e o módulo de câmeras retangular, com cantos arredondados, três lentes alinhadas verticalmente e um quarto sensor com o flash de LED logo ao lado. O dispositivo é disponibilizado nas cores Dark Prism, um preto com tons de roxo, e White Lilac, uma mistura de lilás e rosa claros.

Apesar de mais antigo e de adotar as mesmas bordas espessas do irmão mais novo, o Moto G9 Power traz um painel frontal mais moderno, que emprega um furo no canto superior esquerdo do display para abrigar a câmera frontal.

Moto G9 Power em roxo (Imagem: Divulgação/Motorola)

Na traseira, o intermediário lembra bastante a linha de design adotada pelo Moto G 5G, com tampa texturizada, linhas curvadas e módulo de câmeras quadrado com três lentes e o flash de LED. O Moto G9 Power também adota cores mais intensas, disponível em verde pacífico e roxo.

Tela

  • Motorola Moto G30: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução HD+ de 1600 x 720 pixels, taxa de atualização de 90 Hz
  • Motorola Moto G9 Power: IPS LCD de 6,8 polegadas, resolução HD+ de 1640 x 720 pixels, taxa de atualização de 60 Hz

A tela é o principal ponto de diferenciação entre os dois dispositivos. O Moto G30 chegou ao mercado equipado com um painel IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução HD+ de 1600 x 720 pixels e taxa de atualização de 90 Hz, com a promessa de oferecer uma experiência fluida ao navegar por sites e redes sociais, ou mesmo em jogos mais leves, considerando o conjunto modesto de processamento.

A tela com taxa de atualização de 90 Hz é o principal diferencial do Moto G30 (Imagem: Ivo/Canaltech)

O Moto G9 Power oferece um display IPS LCD similar, mas notavelmente maior, com 6,8 polegadas e resolução HD+ de 1640 x 720 pixels. No entanto, o antigo intermediário da Motorola oferece taxa de atualização de apenas 60 Hz, que não alcança a mesma fluidez do irmão mais novo. Os usuários terão de escolher se preferem uma navegação mais suave ou um painel de dimensões maiores.

Câmeras

  • Motorola Moto G30: 64 MP (Principal, f/1.7) + 8 MP (Ultra wide, f/2.2, 118º) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4) + 13 MP (Frontal, f/2.2)
  • Motorola Moto G9 Power: 64 MP (Principal, f/1.8) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4) + 16 MP (Frontal, f/2.2)

As semelhanças começam no departamento de câmeras, ainda que haja uma singela vantagem para o modelo mais recente, dependendo da preferência do usuário. O Moto G30 conta com câmera frontal de 13 MP, além de quatro lentes traseiras com sensor principal de 64 MP, ultra wide de 8 MP, macro de 2 MP e auxiliar de profundidade também de 2 MP.

Com câmeras similares ao Moto G9 Power, o Moto G30 se diferencia pela adição de uma lente ultra wide (Imagem: Ivo/Canaltech)

O Moto G9 Power pode ser uma opção mais interessante para quem gosta de tirar selfies, já que oferece lente frontal de maior resolução, com 16 MP. No conjunto traseiro, temos opções bastante semelhantes ao Moto G30, com exceção da lente ultra wide, ausente por aqui — o celular mais antigo conta com sensor principal de 64 MP, macro de 2 MP e auxiliar de 2 MP.

Processamento e memória

  • Motorola Moto G30: Qualcomm Snapdragon 662 (4x 2,0 GHz Kryo 260 Gold + 4x 1,8 GHz Kryo 260 Silver)
  • Motorola Moto G9 Power: Qualcomm Snapdragon 662 (4x 2,0 GHz Kryo 260 Gold + 4x 1,8 GHz Kryo 260 Silver)

Os aparelhos também são similares no conjunto de processamento, uma vez que utilizam o mesmo chipset, o Snapdragon 662. A plataforma conta com 8 núcleos, sendo quatro Kryo 260 Gold (Cortex-A73) de alto desempenho rodando a 2,0 GHz, e quatro Kryo 260 Silver (Cortex-A53) com velocidade de 1,8 GHz.

Ambos oferecem 4 GB de RAM, mas o G30 conta ainda com opção de 6 GB, e 64 GB ou 128 GB de armazenamento expansível. A variante brasileira dos dois aparelhos traz apenas uma opção, de 4 GB/128 GB.

O Snapdragon 662 equipa o G30 e o G9 Power, oferecendo desempenho sólido para tarefas básicas (Imagem: Reprodução/PC World)

O Snapdragon 662 é um chip intermediário básico da Qualcomm, que marca cerca de 175 mil pontos no AnTuTu, o que é desempenho suficiente para tarefas do cotidiano e até mesmo para alguns jogos leves.

No Moto G30 e no Moto G9 Power, o processador é auxiliado por uma resolução mais baixa da tela, o que reduz o estresse aplicado no componente. Ainda assim, não espere fluidez máxima — a proposta do chip é entregar uma experiência sólida para uso básico.

Bateria

  • Motorola Moto G30: 5.000 mAh com carregamento rápido de 20 W
  • Motorola Moto G9 Power: 6.000 mAh com carregamento rápido de 20 W

Em bateria, o Moto G9 Power honra o legado da série Power e oferece um tanque com capacidade de 6.000 mAh, ainda que o irmão mais novo também seja generoso nesse departamento, com 5.000 mAh. Ambos os modelos oferecem carregamento rápido de 20 W, mas devido à capacidade menor, o Moto G30 pode levar menos tempo para atingir a recarga completa.

Recursos extras

Como smartphones intermediários, o Moto G9 Power e o Moto G30 não contam com recursos extravagantes e oferecem aos usuários um conjunto sólido de funções basicamente idêntico.

O conjunto de recursos é praticamente o mesmo em ambos os telefones (Imagem: Divulgação/Motorola)

Ambos os telefones trazem NFC, rádio FM, leitor de digitais na traseira integrado ao logo da fabricante, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5 Dual Band, conector para fones de ouvido e speaker único na base dos aparelhos.

Os dois também contam com os tradicionais gestos da Motorola, incluindo girar o pulso para abrir as câmeras e agitar o telefone para acender o flash, bem como as modestas modificações de software da empresa, como a possibilidade de modificar as cores e o tema do sistema.

Moto G30 vs Moto G9 Power: qual é o melhor?

Apesar do nome novo, o Moto G30 é praticamente uma versão revisada do Moto G9 Power, com traseira mais moderna, câmera ultra wide e tela mais fluida de 90 Hz, sendo o pacote mais interessante e acertado caso a sensação de maior velocidade e fotografia sejam elementos importantes para você. No entanto, o preço oficial é 300 reais mais alto que o do Moto G9 Power, o que pode fazer a diferença na hora da compra.

Apesar da ausência de alguns recursos presentes no aparelho mais recente, aqueles que optarem pelo modelo mais antigo não devem se decepcionar, havendo algumas vantagens. Além de um painel frontal mais moderno, com furo para câmera de selfies, há mais bateria, que deve garantir que o dispositivo passe ainda mais tempo longe das tomadas.

E você, leitor? Acredita que a tela de 90 Hz e a câmera ultra wide valem os 300 reais extras do Moto G30, ou a bateria mais parruda e o preço mais baixo do Moto G9 Power são a melhor pedida? Concorda com nosso veredito? Comente conosco suas opiniões!

Moto G30 vs Moto G9 Power: ficha técnica

Especificações Motorola Moto G30 Motorola Moto G9 Power
Tela 6,5" IPS LCD, HD+, taxa de atualização de 90 Hz 6,8" IPS LCD, HD+, taxa de atualização de 60 Hz
Chipset Qualcomm Snapdragon 662 Qualcomm Snapdragon 662
Memória RAM 4 GB ou 6 GB 4 GB
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Câmera traseira

64 MP (Principal, f/1.7)

8 MP (Ultra wide, f/2.2, 118º)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)

64 MP (Principal, f/1.8)

2 MP (Macro, f/2.4)

2 MP (Profundidade, f/2.4)

Câmera frontal 13 MP (f/2.2) 16 MP (f/2.2)
Bateria 5.000 mAh com carregamento rápido de 20 W 6.000 mAh com carregamento rápido de 20 W
SO Android 11 Android 10
Extras Leitor de digitais na lateral, rádio FM, NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, conector P2, gestos Motorola Leitor de digitais na lateral, rádio FM, NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5, Conector P2, gestos Motorola

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.