Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado de celulares deve ganhar fôlego em 2021 graças ao 5G, prevê consultoria

Por| 07 de Outubro de 2020 às 13h00

Link copiado!

Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash

Depois de três anos consecutivos de queda, o mercado de smartphones deve ganhar um fôlego em 2021 graças à aceleração das operações 5G em novas regiões além da China, como Estados Unidos, alguns países da Europa e Japão. Segundo previsão da Digitimes Research, a expectativa é que a indústria venda 150 milhões de unidades a mais no próximo ano.

Expansão do 5G

Neste ano, a China vem representando a maior alta no preço médio de smartphone em relação aos anos anteriores — 13% para ser mais exato. E a implementação do 5G no país foi a principal responsável por esse aumento, já que, sozinha, concentrou 72% da receita global com a venda de celulares 5G.

Continua após a publicidade

Com a tecnologia mais difundida em outras regiões do mundo, a previsão é de que o preço médio dos aparelhos aumente e, consequentemente, impulsione a receita global de smartphones. A disponibilização de mais dispositivos 5G e 4G acessíveis, segundo a Digitimes, também será parte crucial da recuperação da indústria mobile.

Vemos neste ano algumas fabricantes que já apostam em levar a nova geração da rede móvel a um público com menor poder aquisitivo, caso das chinesas Xiaomi, Realme e Huawei. Companhias de chips também já começaram a olhar para o segmento mais acessível, como a MediaTek e sua linha Dimensity, e a Qualcomm, com o Snapdragon 690.

A Samsung, maior fabricante de smartphone do mundo atualmente, não deve ficar para trás em 2021 e deve expandir seu catálogo de aparelhos 5G para o segmento intermediário — atualmente, a empresa só possui os modelos Galaxy A71 5G, Galaxy A51 5G, Galaxy A90 5G e o recente Galaxy A42 5G.

Continua após a publicidade

Isso, de certa forma, pode ajudar a fabricante sul-coreana a manter a liderança no mercado de smartphones em 2021. A Apple, que deve estrear no segmento 5G com o iPhone 12, ficará na segunda posição, de acordo com a previsão da Digitimes, seguida pelas chinesas Vivo, Xiaomi, Transsion e Huawei.

Olhando para o futuro

Com relação aos próximos cinco anos, a expectativa é de alta moderada, mas otimista, segundo a consultoria de mercado: 1,5 bilhão de unidades em 2023 e 1,7 bilhão em 2025. Já em relação às vendas de smartphones 5G, a expectativa é de que a indústria feche 2020 com 200 milhões de unidades vendidas e alcance 1,22 bilhão de aparelhos 5G comercializados em 2025.

Continua após a publicidade

As previsões da Digitimes Research vão ao encontro de um estudo recente publicado pela consultoria de mercado IDC, no qual ela prevê uma alta de cerca de 9% nas vendas em 2021 em relação à 2020. De acordo com os dados da IDC, o preço médio dos aparelhos deve aumentar devido à implementação de redes 5G e mais países.

Fonte: Digitimes Research