Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i7 12700K tem novos detalhes encontrados em teste de desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Agosto de 2021 às 14h06

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Primeira família de processadores híbridos da Intel a chegar aos desktops, a 12ª geração Alder Lake está prevista para outubro, mirando em competir com o poder de fogo do Apple M1, além de trazer de volta à gigante de Santa Clara a liderança de desempenho em games.

Ainda sem muitas informações oficiais, os chips vêm sendo detalhados por diversos rumores e vazamentos, que sugerem saltos significativos de desempenho em comparação com a 11ª geração Rocket Lake, e até mesmo frente aos rivais Ryzen 5000.

Ao que parece, a estreia das novidades está de fato se aproximando, considerando que novos detalhes de um dos principais lançamentos da linha, o Core i7 12700K, acabam de ser encontrados no banco de dados de um benchmark bastante popular, que já vazou informações de processadores estreantes no passado.

Continua após a publicidade

Core i7 12700K é encontrado no SiSoftware Sandra

O novo Intel Core i7 passou pelo SiSoftware Sandra, conhecida ferramenta de testes que avalia o desempenho e diagnostica recursos de processadores, e ainda que não traga o nome comercial junto aos registros, as especificações listadas coincidem com o que se espera do 12700K.

O modelo será equipado com um total de 12 núcleos e 20 threads, sendo 8 P-Cores de alto desempenho e 4 E-Cores de baixo consumo. Haverá ainda 25 MB de cache L3, com 2,75 MB para cada P-Core e 768 KB para cada E-Core, bem como 11,5 MB de cache L2, com 1,25 MB para cada P-Core e 384 KB para cada E-Core.

Continua após a publicidade

O clocks são reportados como 1,2 GHz base e 3,4 GHz boost, mas espere por números significativamente mais altos nos modelos finalizados. Outro detalhe interessante exposto pelo registro é o uso de 16 GB de RAM DDR5, rodando a 4.800 MHz, novidade que já havia sido confirmada no passado.

Um ponto importante a se ressaltar, explicado pelo leaker @harukaze5719, é que há algumas inconsistências nos dados, resultantes da falta de otimização do programa para a nova organização dos núcleos da Intel.

Em vez de 20 threads, considerando que apenas os núcleos de alto desempenho contam com Hyper-Threading, a ferramenta exibe 24 threads, por interpretar que os núcleos de baixo consumo também trazem o recurso. Além disso, a divisão de cache também está incorreta — são reportados nove núcleos, já que o conjunto de baixo consumo é enxergando como um único núcleo.

Continua após a publicidade

Ainda assim, munidos das configurações vazadas, é possível ter uma noção da organização correta dos recursos no processador. Fora isso, conforme o lançamento da família se aproxima, mais programas devem começar a ter suporte, passando então a reportar as especificações de maneira correta.

Modelo pode ser 60% mais potente que o Ryzen 7 5800X

Vale lembrar que o Core i7 12700K já havia sido encontrado recentemente no banco de dados do portal CPU Monkey, que reúne resultados de múltiplos benchmarks de diferentes processadores. No já antigo Cinebench R20, o chip foi capaz de marcar 8.975 pontos, o que o coloca no mesmo patamar do Ryzen 9 5900X, e faz da novidade pouco mais de 60% mais poderosa do que o concorrente direto, o Ryzen 7 5800X.

Continua após a publicidade

Salto semelhante foi observado com o Core i5 12600K, enquanto o Core i9 12900K conseguiu se aproximar do Ryzen 9 5950X, que emprega o dobro de núcleos de alto desempenho. Os resultados impressionam e, dependendo dos valores cobrados, os processadores podem trazer a liderança de desempenho de volta à Intel e dar trabalho para a AMD.

Fonte: WCCFTech