Publicidade

Huawei supera Samsung e lidera venda de smartphones dobráveis

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Maio de 2024 às 08h44

Link copiado!

Reprodução/Huawei
Reprodução/Huawei
Tudo sobre Huawei

Uma nova pesquisa publicada pela Counterpoint Research revela que as vendas de smartphones dobráveis cresceram 49% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. E agora a Huawei lidera o segmento com 35% da fatia de mercado, superando a até então soberana Samsung.

Segundo a Counterpoint, a transição da Huawei para a rede móvel 5G de última geração foi a chave para um aumento de 257% no último trimestre, visto que no ano anterior o portfólio de dobráveis da marca consistia apenas em modelos com 4G.

E enquanto a Huawei cresceu, a Samsung encolheu. A gigante sul-coreana saiu de 58% de participação para 23% em apenas um ano graças ao aumento da concorrência com modelos cada vez mais robustos.

Continua após a publicidade

A Honor, por exemplo, teve um aumento de vendas de 460% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior e se mantém na terceira posição com 12% de participação, com o Honor Magic V2 sendo o smartphone dobrável mais vendido na Europa Ocidental no começo deste ano.

Já a Motorola impressiona ainda mais graças à estreia do Razr 40 (review) a nível de intermediário e do mais poderoso Razr 40 Ultra (review), resultando em um aumento de 1.473%, posicionada agora no quarto lugar do ranking global.

A pesquisa ainda revela que o segmento de dobráveis em formato de livro, como o Galaxy Z Fold 5 e o Magic V2, está se popularizando ainda mais, com a Samsung perdendo espaço no segmento de dobráveis flip graças à cada vez mais forte concorrência internacional, especialmente na China.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A queda de participação da Samsung já era esperada uma vez que seus últimos modelos foram apresentados em julho de 2023 e várias outras empresas anunciaram versões mais recentes depois disso, como o novo Nubia Flip 5G sendo o dobrável mais barato do mundo no lançamento.

Mas com a chegada do Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 em julho deste ano, é possível que a Samsung desbanque a Huawei como marca que mais vende dobráveis nos próximos meses.

O segmento também deve chacoalhar nos próximos anos com a estreia da Apple com o iPhone dobrável, previsto para ser apresentado oficialmente em 2026. Por enquanto, a briga pelo topo dos dobráveis pertence apenas aos modelos com Android.

Continua após a publicidade

Fonte: Counterpoint Reseach