Publicidade

Google pode manter suporte ao Pixel 6 até o Android 16

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Outubro de 2021 às 17h17

Link copiado!

Google
Google

Mesmo com o anúncio antecipado, o Google não conseguiu manter os detalhes do Pixel 6 em segredo, e uma extensa lista de vazamentos sobre o aparelho e sua variante Pro foi divulgada na última semana. Os materiais publicados já confirmaram os avanços do chip Tensor, reforçaram as melhorias que o processamento dedicado de IA deve trazer às câmeras e sugeriram enormes ganhos na autonomia.

Agora, um novo rumor publicado nesta semana sugere que a gigante das buscas deve tornar a nova família de dispositivos ainda mais competitiva com os iPhones, ao oferecer suporte prolongado por período inédito entre as grandes fabricantes do mundo Android. 

Pixel 6 pode receber updates até o Android 16

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo leaker Snoopy, que apresenta bom histórico recente de vazamentos, com acertos como a existência do Galaxy A52s, o Google deve oferecer 4 anos de grandes updates para a família Pixel 6, e 5 anos de atualizações de segurança. Com isso, os aparelhos podem chegar ao Android 16, tornando-se os modelos Android com maior tempo de suporte do mercado.

O rumor tem forte embasamento quando consideramos que o vazamento mais recente dos celulares, composto de materiais oficiais publicados na varejista Carpool Warehouse, já havia revelado que o Pixel 6 contaria com suporte de 5 anos de updates de segurança. O período implicava que grandes atualizações poderiam se estender por ao menos 3 anos.

Até o momento, poucas fabricantes de smartphones que utilizam o sistema do Google haviam se comprometido em suportar os dispositivos por tanto tempo. Entre as gigantes, a Samsung é uma das únicas a oferecer um plano 3 + 4, com 3 grandes updates e 4 anos de correções de segurança. Já entre as menores, a Fairphone se destaca por já ter suportado o Fairphone 3 por 5 anos, e se comprometer recentemente a levar o Fairphone 4 até o Android 15.

Continua após a publicidade

Caso se comprove, a notícia tem múltiplas implicações: além de bastante positiva, por incentivar fabricantes parceiras a seguirem planos de suporte parecidos, a situação reforça os relatos da própria Fairphone de que a Qualcomm seria uma das principais responsáveis pelo curto período de updates oferecido atualmente — com o Google implementando o próprio chip, a suposta barreira dos processadores Snapdragon teria sido superada.

Novo celular do Google estreia na próxima semana

Com lançamento marcado para 19 de outubro, o Pixel 6 e o Pixel 6 Pro prometem renovar a família de celulares do Google, oferecendo melhorias significativas em múltiplos departamentos. Os aprimoramentos começam no design, mais refinado, munido de metal e painéis de vidro Gorilla Glass Victus, com cores e acabamento diferenciados e enorme módulo de câmeras.

Continua após a publicidade

Internamente, os telefones adotam o novo chip Google Tensor, focado em IA e privacidade diante da presença de uma Tensor Processing Unit (TPU) e do chip Titan M2, que parece oferecer desempenho competitivo com o Snapdragon 888 e Exynos 2100 enquanto eleva a autonomia de maneira significativa. Além disso, as câmeras tiveram os sensores atualizados, aumentando a resolução máxima para 50 MP.

Ponto forte da gigante das buscas, o software será outro dos destaques — liderado pelo Android 12, com design customizável Material You, o sistema promete "se adaptar" ao usuário usando IA e deve garantir uma experiência de uso de alta fluidez, bem como elevada qualidade das câmeras, mesmo durante gravação de vídeos.

Fonte: Android Central, Phandroid, XDA Developers