Publicidade

Fairphone 4 é um celular com alta vida útil e atualização até o Android 15

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2021 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Fairphone
Divulgação/Fairphone
Fairphone 4

A Fairphone, marca holandesa de produtos sustentáveis, lançou nesta quinta-feira (30) a nova versão de seu smartphone mais popular, o Fairphone 4. Como é comum em produtos da companhia, ele é voltado para ter uma longa vida útil, com cinco anos de garantia e seis anos de atualização de software.

Outra característica que torna o smartphone mais ecologicamente correto é a utilização de componentes modulares. Ou seja, qualquer parte interna do dispositivo (como a bateria, alto-falantes, etc.) é fixada apenas por parafusos, o que torna a reparabilidade muito mais fácil, além de dispensar substâncias potencialmente tóxicas, como colas ou outras gomas. A marca também oferece peças extras em seu site oficial por vários anos — atualmente, ainda é possível comprar itens do Fairphone 2, lançado há seis anos.

Continua após a publicidade

Ele roda o Android 11, mas de acordo com as promessas da Fairphone, terá atualização garantida no mínimo até um suposto Android 15. Em modelos anteriores, a companhia precisou promover as modernizações do sistema operacional por conta própria, já que a Qualcomm costuma encerrar o suporte para novas versões apenas poucos anos depois do lançamento de novos chips. No Fairphone 2, a marca precisou fazer um esforço sem precedentes para disponibilizar o Android 9, por exemplo.

Mesmo com pensamento voltado para um futuro mais distante, a Fairphone implementou um design relativamente datado no seu smartphone. Na parte frontal, o notch traz um formato de gota e borda inferior mais espessa, enquanto na traseira o módulo para câmeras tem um formato triangular com cantos arredondados.

O display do Fairphone 4 oferece tencologia IPS LCD, com 6,3 polegadas e resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels). Na seção interna, ele traz um processador Qualcomm Snapdragon 750G, e versões com 6 ou 8 GB de memória RAM, além de 128 ou 256 GB de armazenamento interno. As câmeras traseiras possuem um sensor principal de 48 MP, em conjunto com uma câmera ultrawide de 48 MP que também faz a função de macro, além de sensores para foco automático, cores e profundidade. Na frente, uma câmera de 25 MP é destinada para as selfies.

Continua após a publicidade

A bateria pode ser removida facilmente em casa, o que pode ser útil para troca depois de alguns anos de uso contínuo. O tanque de energia tem 3.905 mAh e suporte para carregamento Quick Charge 4.1, para encher metade da carga em 30 minutos — porém, o dispositivo não vem com carregador na caixa.

A construção do dispositivo ainda traz uma entrada USB-C, um leitor de cartão Micro SD, e opção para dual SIM, com um chip físico e um eSIM. A Fairphone optou por não colocar uma porta 3,5 mm de fones de ouvido, para preservar a resistência contra água e poeira — porém, por conta de todas as partes modulares, ele oferece a certificação IP54 contra apenas jatos d'água, e não mergulhos em piscinas ou locais similares.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Fariphone 4 está disponível somente na Europa, e a marca já anunciou que não pretende se expandir para outros mercados a curto prazo. O celular está em fase de pré-venda, com entregas a partir do dia 25 de outubro e preço sugerido de 579 euros (cerca de R$ 3.625 em conversão direta) para o conjunto 6 + 128 GB, e 649 euros (R$ 4.063) para a variante de 8 + 256 GB.

Fairphone 4: Ficha Técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,3 polegadas e resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • Chipset: Snapdragon 750G;
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB expansíveis via microSD;
  • Câmera traseira: dupla de 48 MP (principal) + 48 MP (ultrawide) e sensores de foco automático, cores e profundidade;
  • Câmera frontal: 25 MP;
  • Bateria: 3.905 mAh com suporte a QuickCharge 4.1 (sem carregador na caixa)
  • Extras: entrada USB-C, leitor de cartão MicroSD, dual SIM com eSIM e resistência IP54 contra água e poeira;
  • Cores disponíveis: cinza e verde;
  • Sistema operacional: Android 11.

Fonte: ArsTechnica