Lançado em 2015, celular sustentável Fairphone recebe o Android 9

Lançado em 2015, celular sustentável Fairphone recebe o Android 9

Por Rubens Eishima | 17 de Junho de 2020 às 17h57
Fairphone

Anunciado como um modelo ético e modular, o Fairphone é conhecido por ser projetado para reduzir a geração de lixo eletrônico e usar materiais extraídos e processados de maneira justa, além de permitir conserto e substituição de peças. A segunda geração do aparelho pode incluir mais uma vantagem na lista: suporte estendido.

O Faiphone 2 foi lançado em 2015 e começou a receber uma atualização Beta para o Android 9 Pie. O celular foi distribuído originalmente com a versão 5.1 do sistema, mas já não é vendido desde 2018.

Empresa ainda vende peças de reposição do celular de 2015, que tem nota 10 em reparabilidade pelo site iFixit (imagem: Fairphone)

Apesar do lançamento do Fairphone 3 no segundo semestre de 2019, a Fairphone ainda vende algumas peças de reposição para a segunda geração, incluindo tela e bateria. Uma curiosidade do Fairphone 2 é que ele foi lançado com uma câmera principal de oito megapixels, que pode ser substituída por um sensor de 12 MP, disponível na loja online da marca.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Enquanto o Fairphone 3 adotou uma CPU intermediária, o Fairphone 2 foi lançado com um processador topo de linha, o Qualcomm Snapdragon 801. Para comparação, alguns aparelhos com o mesmo chip que já não recebem atualizações há anos são Galaxy S5, LG G3, Moto X 2014 e Mi 4.

Até mesmo a primeira geração do Google Pixel, lançada praticamente um ano depois com o processador Snapdragon 821 e o Android 7.1 (Nougat), já deixou de receber atualizações de sistema.

Ainda que não seja a versão mais recente do Android, vale a pena destacar iniciativas que prolongam a vida útil de eletrônicos. E para os proprietários do aparelho interessados na versão 10 do sistema, é possível instalar o LineageOS, que oferece suporte ao Fairphone 2.

Fonte: Fairphone

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.