Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 podem ganhar 5 anos de atualizações do Android
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Falta apenas um dia para o lançamento dos celulares dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5, e as últimas informações antes da apresentação seguem aparecendo em vazamentos. Agora, uma página da operadora telefônica francesa Koesio mostra que os aparelhos podem ganhar até cinco anos de atualizações do sistema operacional Android.
- Samsung lança Cadeado Galaxy no Brasil para bloquear celular perdido ou roubado
- Filme da Barbie | 5 celulares e relógios rosa para comprar e ir ao cinema
Esse detalhe foi identificado em uma parte do site que fala sobre responsabilidade ambiental, já que um aparelho com mais atualizações permite maior longevidade de uso, e evita a necessidade da troca por um novo.
Além do longo período de atualizações, o dispositivo ainda ganharia sete anos de suporte técnico com peças disponíveis para troca. A marca ainda destacou a presença de materiais reciclados na construção do aparelho, como vidro, plástico e alumínio.
Para efeito de comparação, os aparelhos das séries atuais de dobráveis da Samsung possuem quatro anos de atualizações do Android, e cinco anos com updates de segurança periódicos. Por isso, existe a possibilidade de que o site tenha apenas confundido as informações.
Os novos aparelhos da marca coreana devem trazer a versão 5.1.1 da OneUI, que vem sendo testada nos modelos há alguns meses. Espera-se que a atualização também chegue a modelos das linhas S e A, com melhorias de performance e otimizações em multitarefa para telas maiores.
Celulares dobráveis podem trazer mudanças estruturais
A página da Koesio foi retirada do ar, pois mostrava algumas informações técnicas e imagens dos aparelhos. O conteúdo reafirmava o que já tinha sido dito em rumores anteriores sobre os modelos, com as maiores novidades reservadas para o Galaxy Z Flip 5.
Afinal, o aparelho deve ganhar uma nova tela externa com dimensões mais amplas, aos moldes de rivais como o Motorola Razr 40 Ultra e o OPPO Find N2 Flip. Este painel teria um formato de pasta, com um pequeno desnível na região das câmeras.
Algumas imagens do aparelho em mãos de uma pessoa também foram reveladas recentemente, por meio do perfil @GaryeonHan no Twitter. O conteúdo reforça o formato do display exterior:
Por sua vez, o Galaxy Z Fold 5 deve trazer alterações bem mais discretas de visual. A única diferença visível seria a movimentação do módulo de flash, que agora deve ficar ao lado das câmeras posteriores.
Ambos os modelos devem vir com melhorias estruturais, por meio de uma nova dobradiça e flexionamento da tela em formato de gota. Essa construção permitiria que o aparelho se feche sem vãos entre as duas partes de tela, além de reduzir a visibilidade do vinco central no painel flexível.
No mais, os aparelhos também podem vir com atualizações de performance, por meio do processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Trata-se de uma versão com overclock do 8 Gen 2, de forma semelhante ao que já ocorre na linha Galaxy S23.
Todos os detalhes dos novos dobráveis da Samsung serão revelados no evento Unpacked, que está marcado para a próxima quarta-feira (25). A conferência terá início às 08h, com cobertura completa do Canaltech.