SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Galaxy S24 Ultra pode ter versão única com chip Snapdragon

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Agosto de 2023 às 12h55

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Galaxy S24 Ultra

Diferente dos irmãos menores, que podem apostar no retorno da família Exynos, o Galaxy S24 Ultra deve chegar às lojas exclusivamente equipado com o próximo chip premium da Qualcomm. Pelo menos é o que sugerem novos rumores divulgados nesta semana, por informantes com histórico relativamente confiável. Se este for mesmo o caso, a solução proprietária da Samsung deve continuar oferecendo desempenho inferior ao rival Snapdragon, mesmo adotando supostas especificações ambiciosas.

Segundo as informações, divulgadas pelos leakers Setsuna Digital e Revegnus, a gigante sul-coreana deve jogar seguro com seu aparelho mais avançado para 2024 e oferecê-lo globalmente com o ainda não anunciado Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy — a versão otimizada para dispositivos da empresa. Isso não significa que a companhia teria desistido do suposto Exynos 2400: o chip proprietário seria utilizado no Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus, em regiões selecionadas.

Continua após a publicidade

Essa é a primeira vez que vemos um plano mais complexo de divisão de chipsets por parte da Samsung, e a situação já traz indicações importantes dos dois processadores, na ocasião dos rumores realmente se confirmarem. O ponto mais óbvio é que há grandes chances do Exynos 2400 continuar oferecendo desempenho e/ou estabilidade inferior frente ao concorrente da Qualcomm, como aconteceu na família Galaxy S22 entre o Exynos 2200 e o Snapdragon 8 Gen 1.

Isso não seria surpreendente, considerando o histórico recente da família Exynos, mas decepcionaria em virtude da ficha técnica promissora e dos avanços nos processos de fabricação da Samsung vazados recentemente. A plataforma contaria com um projeto ambicioso de 10 núcleos de CPU, bem como uma GPU duas vezes maior em comparação à geração anterior, podendo oferecer ganhos significativos de performance, ao menos em teoria.

Continua após a publicidade

Dito isso, rumores mais recentes sugeriram que a companhia coreana estaria enfrentando problemas, especificamente na eficiência energética, e consequente aquecimento. Aparentemente, a solução gráfica do componente, cujo objetivo original era chegar a frequências de 1,7 GHz, estaria conseguindo manter apenas 1,1 GHz, com quedas que a levariam a meros 345 MHz. Como consequência, a GPU Xclipse 940 estaria apresentando desempenho de 20% a 30% inferior à Adreno 750 do próximo Snapdragon.

Com todos esses detalhes em mente, há razões bastante lógicas para que a gigante utilize apenas o Snapdragon 8 Gen 3 no Galaxy S24 Ultra, mesmo que o Exynos 2400 cumpra as promessas e entregue alta performance. O Galaxy S23 Ultra foi um sucesso de vendas para os padrões da família Galaxy S, sendo de longe o modelo mais vendido desta geração da empresa. Assim sendo, para manter os bons números, a marca poderia jogar seguro e agradar o público ao usar apenas a plataforma da Qualcomm.

Continua após a publicidade

Tudo deve ser devidamente esclarecido até o lançamento da linha Galaxy S24, esperado para acontecer entre janeiro e fevereiro. Ao que se sabe, teremos boas melhorias nos novos dispositivos, incluindo construção mais resistente em titânio, telas mais brilhantes com superfície plana em todos os modelos e até comunicação via satélite bidirecional, entre outros aprimoramentos.

Fonte: Setsuna Digital (em chinês), via WCCFTech