Publicidade

Exynos 2400 pode trazer CPU de 10 núcleos e GPU duas vezes maior

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

Um artigo publicado na última sexta-feira (18) pelo AnTuTu, o popular benchmark de smartphones, aponta as possíveis especificações do Exynos 2400, chipset premium da Samsung que deve equipar a família Galaxy S24 em algumas regiões do mundo. Os dados indicam que a plataforma contará com uma ficha técnica bastante ambiciosa, resgatando o conceito de uma CPU de 10 núcleos e dobrando o tamanho da GPU. O relatório também cita os locais em que a solução seria disponibilizada.

Segundo as informações, o componente que deve marcar o retorno da família Exynos será ambicioso, trazendo 10 núcleos em uma configuração 1 + 2 + 3 + 4. A divisão seria feita em um Cortex-X4 de máxima performance rodando a 3,1 GHz, dois Cortex-A720 de alto desempenho a 2,9 GHz, mais três Cortex-A720 em velocidade reduzida de 2,6 GHz, e quatro Cortex-A520 de alta eficiência trabalhando a 1,8 GHz. Graças a mudanças feitas pela ARM na arquitetura, a CPU suportaria apenas apps 64-bit.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mais impressionantes são as supostas especificações da GPU Xclipse 940, que manteria a arquitetura RDNA 2 vista na Xclipse 920 do Exynos 2200 (empregado no Galaxy S22), mas empurraria os limites ao dobrar os números de núcleos — a novidade traria seis Unidades Computacionais (CUs) compostas de 384 núcleos, contra três CUs e 192 núcleos da antecessora. Isso não significa que necessariamente veríamos o dobro de performance, mas ao menos asseguraria avanços bastante notáveis.

A plataforma se destacaria ainda em conectividade, memórias e câmera, adotando o recente Exynos Modem 5300 para entregar 5G com downloads de até 10 Gbps e comunicação bidirecional via satélite, compatibilidade com RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0, bem como um Processador de Sinal de Imagem (ISP) com suporte a sensores de até 320 MP e gravação de vídeo em 8K a 60 FPS.

Por fim, o artigo do AnTuTu aponta para os supostos mercados que receberiam a família Galaxy S24 equipada com o novo Exynos, estando entre eles a África, a Europa e partes da Ásia — distribuição já apontada por informantes de renome no passado, como Ice Universe.

É importante destacar que o artigo parece reunir informações vistas em rumores anteriores, em vez de realmente adicionar algum ponto novo. Não se pode descartar problemas na tradução, realizada via máquina, que teriam feito o texto parecer ser algum vazamento de maior credibilidade. Dito isso, como já há um número razoável de especulações apontando para os dados indicados pelo AnTuTu, não seria surpreendente se o relatório do benchmark acabar sendo confirmado.

Ainda sem detalhes oficiais, espera-se que a família Galaxy S24 seja apresentada em fevereiro de 2024, caso o cronograma das gerações anteriores seja seguido. A família deve receber upgrades de peso, como construção em titânio e baterias ligeiramente maiores, além de marcar o retorno do Exynos. Como o chip costumava ser apresentado pouco antes dos smartphones, é possível que a Samsung oficialize o Exynos 2400 em janeiro.

Fonte: AnTuTu (em chinês), via GSMArena