Publicidade

Galaxy S24 pode marcar volta de versão com Exynos, aponta rumor

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Galaxy S24

Os aparelhos da linha Galaxy S23 foram os primeiros da série S a não contarem com processadores Exynos desde 2015. Contudo, a realidade poderá se reverter para a geração de 2024, com um suposto retorno dos componentes desenvolvidos pela própria Samsung.

De acordo com rumores publicados pelo portal Maeil, um chip Exynos 2400 estaria em pleno desenvolvimento, e sua produção em massa poderia começar já no mês de novembro. Portanto, cerca de quatro meses antes do período esperado para a linha Galaxy S24.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Anteriormente, fontes supostamente confiáveis já indicaram que a nova plataforma pode ter dez núcleos de CPU, que incluem:

  • 1x Cortex-X4 de máxima performance
  • 2x Cortex-A720 de alta frequência
  • 3x Cortex-A720 com frequências mais baixas
  • 4x Cortex-A520 para eficiência energética

Qualcomm deve permanecer na linha Galaxy S24

Os novos rumores trazem uma realidade um pouco diferente em relação ao que já foi dito publicamente pelas empresas. No lançamento do Galaxy S23 — e de seu chip Snapdragon desenvolvido especialmente para a Samsung —, executivos da Qualcomm apontaram que fecharam um acordo de exclusividade para a série.

O CEO da empresa Cristiano Amon apontou que este contrato engloba múltiplos anos, o que colocaria os novos rumores sob certa dúvida.

Assim como na geração atual, os smartphones devem vir com componentes voltados especificamente para aparelhos Galaxy — possivelmente com operações em clocks mais altos que a variante tradicional.

Neste caso, o próximo aparelho da linha Galaxy S principal a trazer um chip Exynos seria o Galaxy S25, que deve chegar apenas em 2025.

Continua após a publicidade

Galaxy S23 FE pode trazer Exynos

Por outro lado, a Samsung já teria mais um importante lançamento preparado para um chip próprio. Trata-se do Galaxy S23 FE, que viria com o já conhecido Exynos 2200 para garantir um preço ainda mais baixo que o praticado no lançamento do Galaxy S21 FE.

Essa plataforma recebeu diversas críticas por conta da performance instável e do equilíbrio térmico abaixo do esperado. Porém, os rumores indicam que essas situações teriam sido resolvidas por meio de “mudanças de design”.

Continua após a publicidade

Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento do Galaxy S23 FE, mas ele é esperado para o segundo semestre deste ano. Seu preço deve ficar em torno do equivalente a R$ 3 mil, dependendo do mercado.

Fonte: Maeil, via SamMobile