Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra pode contar com Snapdragon 8 Gen 1 em versão global

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Janeiro de 2022 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm

Um novo rumor publicado pelo leaker Ahmed Qwaider, e repostado pelo renomado Ice Universe, agita a situação da família Galaxy S22 ao sugerir que o modelo mais premium, o Galaxy S22 Ultra, deve abandonar o Exynos 2200 para adotar o Snapdragon 8 Gen 1 globalmente. Caso se confirme, essa seria a primeira vez em anos que a Samsung adotaria um único chipset em sua principal linha, e daria mais fôlego aos rumores de sérios problemas no desenvolvimento do novo Exynos.

Galaxy S22 Ultra deve trazer Snapdragon 8 Gen 1 globalmente

Segundo as informações, diante do feedback negativo dos usuários, junto aos supostos problemas de desenvolvimento pelos quais o Exynos 2200 estaria passando, a Samsung teria decidido cancelar a variante do Galaxy S22 Ultra equipada com seu chip proprietário em favor de lançar o modelo com Snapdragon 8 Gen 1 em todo o mundo.

Continua após a publicidade

Isso significa que mercados conhecidos por receberem variantes Exynos da linha Galaxy S, como a Europa e até mesmo o Brasil, estariam agora alinhados com mercados como a Coreia do Sul e os EUA ao terem acesso ao modelo com Snapdragon. O leaker explica ainda que a mudança deve ser anunciada no futuro, provavelmente em um período mais próximo do lançamento do Galaxy S22, esperado para acontecer em fevereiro.

Ainda que o rumor apresente caráter duvidoso, já há inúmeras indicações de que isso aconteceria, incluindo recente certificação do Galaxy S22 Ultra na Anatel, munido da plataforma da Qualcomm, e o atraso repentino no anúncio do chipset proprietário da gigante sul-coreana.

Além disso, essa não seria a primeira vez que um rumor aponta para essa possibilidade — portais e leakers renomados, como o site LetsGoDigital e o próprio Ice Universe, já sugeriram que a Samsung adotaria o Snapdragon 8 Gen 1 globalmente, ao menos no Galaxy S22.

Continua após a publicidade

Exynos 2200 está envolto em rumores problemáticos

A possibilidade de uma variante global com Snapdragon chega em meio a uma tempestade de rumores que indicam que o Exynos 2200 entregaria desempenho muito abaixo do esperado. Testes vazados mostraram que o componente teria uma CPU com resultados mistos, perdendo de maneira significativa em cargas de trabalho com um único núcleo, mas trazendo performance competitiva em tarefas que utilizam todos os núcleos.

Mais complexa é a situação da GPU — o chip é o primeiro resultado da parceria entre Samsung e AMD, e gerou enormes expectativas em teasers por utilizar a microarquitetura RDNA 2, mesma presente nas placas de vídeo Radeon RX 6000, bem como no PS5 e Xbox Series X|S, empregando assim recursos como Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS).

Continua após a publicidade

A tecnologia é conhecida por atingir clocks altíssimos e, de acordo com rumores, estava prevista para chegar aos 1.900 MHz no novo Exynos. No entanto, em virtude de elevado aquecimento, a Samsung teria sido forçada a reduzir a frequência de maneira drástica, agora estabelecida em 1.300 MHz.

Em suas publicações mais recentes, Ice Universe chegou a sugerir que a plataforma seria "o pior chip do mundo Android", perdendo até mesmo para o Dimensity 9000, a primeira aposta da MediaTek no segmento premium em anos. Até o momento, a Samsung se restringiu a confirmar que o Exynos 2200 não foi cancelado e nem enfrenta problemas, tendo sido adiado apenas para ser "anunciado mais próximo ao lançamento" do novo flagship da marca.

Fonte: Ahmed Qwaider