Dimensity 9000: MediaTek mostra resultados de benchmark do novo chipset

Dimensity 9000: MediaTek mostra resultados de benchmark do novo chipset

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 17 de Dezembro de 2021 às 12h50
Divulgação/MediaTek

Nesta sexta-feira (17), a MediaTek publicou um vídeo mostrando o desempenho em testes de benchmark do processador Dimensity 9000. Na disputa por quem alimentará os celulares flagships em 2022, o novo chipset carro-chefe da marca taiwanesa será o maior rival do Snapdragon 8 da Qualcomm.

Divulgado na página da MediaTek na rede social Weibo, o vídeo traz um celular não identificado equipado com Dimensity 9000 passando por testes em plataformas como AnTuTu e Geekbench. E os resultados mostram um desempenho positivo.

É importante citar que os resultados do vídeo não devem ser encarados como definitivos. Além dos testes terem sido realizados pela própria fabricante, não há informações se o dispositivo estava funcionando em um possível modo de desempenho, por exemplo.

Analisando as notas de benchmark

Independentemente das questões de transparência, os dados dos testes do Dimensity 9000 se equiparam ao Snapdragon 8. Apesar de derrotar o chip da Qualcomm nas avaliações multicore, o processador da MediaTek perde em velocidade de GPU.

No AnTuTu, o modelo da fabricante taiwanesa atingiu a pontuação de 1.017.488. Um número relativamente próximo aos 1.031.302 pontos que o Snapdragon 8 obteve em benchmarks divulgados anteriormente.

No Geekbench, o Dimensity 9000 marcou 1.273 pontos no teste single core e 4.324 pontos na avaliação multicore. Um resultado equilibrado comparado com os 1.233 e 3.740 pontos obtidos, respectivamente, pelo chipset da Qualcomm na mesma plataforma.

No entanto, o processador da MediaTek obteve apenas 238 fps no teste realizado pelo GFXBench Manhattan. Na plataforma voltada para a avaliação da GPU dos dispositivos, o Snapdragon 8 atingiu a pontuação de 267 fps.

Dimensity 9000 será o primeiro processador mobile com litografia de 4n da TSMC (Imagem: Reprodução/MediaTek)

Grande disputa em 2022

Avaliando os resultados, o Dimensity 9000 tem grande potencial para rivalizar com o Snapdragon 8. Bem como, o primeiro chip de 4 nm da MediaTek deve trazer um equilíbrio para o mercado de processadores de celulares premium.

Embora os dois chips quase empatem no desempenho single core, o modelo da marca taiwanesa tem imensa vantagem nas avaliações multicore. Um detalhe que pode ser essencial na decisão das fabricantes de celulares.

Lembrando que nesta semana, o Dimensity 9000 foi confirmado como chipset dos modelos flagships das linhas Redmi K50 e Oppo Find X. Bem como, ele estará presente nos carros-chefes da Vivo Mobile e Honor.

Fonte: GizmoChina, Android Authority, Sparrows News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.