Mesmo apresentado depois, Snapdragon 8 pode sair na frente do Dimensity 9000
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
A MediaTek surpreendeu ao anunciar o Dimensity 9000, “primeiro do mundo” em muitos sentidos. Seus resultados de benchmark surpreenderam ao atropelar o Apple A15 Bionic e se aproximar do Apple M1. Isso pode ser dor de cabeça para a Qualcomm. Porém, a empresa americana tem um fator de mercado jogando a seu favor.
- MediaTek quer encerrar monopólio da Qualcomm no segmento de Windows On ARM
- Qualcomm confirma data de evento onde deve apresentar o Snapdragon 898
O Snapdragon 8 Gen 1 deve ser anunciado na semana que vem, e tão logo isso aconteça, Xiaomi e Motorola devem anunciar tops de linha com o chip. São marcas com boas fatias de marketshare global, e esses aparelhos serão as primeiras vitrines para a nova plataforma de processamento da Qualcomm.
O Dimensity 9000 já está confirmado para abastecer celulares da Vivo Mobile, Realme, Xiaomi, Motorola, OnePlus e outras — porém não deve chegar ao mercado em 2021. Aliás, o insider TODOPlass, via Weibo, afirma que os primeiros com esse SoC só serão vistos em fevereiro.
Vantagem para a Qualcomm
Dessa forma, mesmo que a Qualcomm acabe não conseguindo anunciar um chip que supere o Dimensity 9000 em especificações técnicas, produtos equipados com o chip chegarão ao mercado três meses antes da solução MediaTek. Quem está na ânsia de trocar de smartphone pode não ter paciência para esperar por tanto tempo.
Como é de se imaginar, quem compra um celular premium não tem, geralmente, planos para trocá-lo no curto prazo. Com isso, dispositivos com o SoC da Qualcomm podem conquistar mais bolsos antes da MediaTek, que mesmo assim não deverá sair objetivamente prejudicada já que seu chip será estoques e estoques comprados pelas fabricantes no próximo ano.
Assim, ao que tudo indica, mesmo que o Dimensity 9000 seja o primeiro do mundo em muitas coisas, a Qualcomm parece ter cenário melhor para ganhar tração com o Snapdragon 8 Gen 1 nessa “guerra” de semicondutores.
Muito parecidos
Os chips são compostos por bem mais que a CPU, mas, nesse aspecto, Snapdragon e Dimensity se aproximam: ambos devem oferecer como núcleo de desempenho máximo o Cortex-X2 a 3,0 GHz. O Dimensity 9000 traz ainda 3x Cortex -A710 para equilíbrio, e 4x Cortex-A510 para eficiência energética. A Qualcomm pode apostar no mesmo caminho.
Vale lembrar que entre janeiro e fevereiro deve chegar ao mercado mais um competidor: falamos do Exynos 2200, que pelos vazamentos atuais, não deve bater no Dimensity 9000 em CPU. Sua GPU, porém, soa promissora, graças à aliança feita com a AMD.
Fonte: Gizchina