O que fazer quando o touch do celular não funciona?

O que fazer quando o touch do celular não funciona?

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 06 de Abril de 2022 às 18h00
Canaltech

Com o passar do tempo, você provavelmente pode ter percebido que o touch do celular não funciona por completo ou em algumas partes. Como os aparelhos se tornaram companheiros diários e de uso constante, muitas vezes não nos damos conta de que a tela está suja ou quebrada, por exemplo.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu para você uma lista de seis dicas para caso você esteja enfrentando esse tipo de problema no seu celular Android ou iOS; confira abaixo mais detalhes sobre o que fazer!

1. Veja se a tela está quebrada

Verifique se a tela do seu celular está trincada ou rachada. Com muito tempo de uso, os celulares acabam caindo e sofrendo pequenos danos. Mas, quando se trata da tela, o problema pode ficar um pouco mais grave.

Verifique se a tela quebrada é o que está causando o problema (Imagem: Ashkan Forouzani/Unsplash)

Se a sua tela está trincada ou rachada, será preciso trocá-la e este pode ser um forte motivo pelo qual o seu touch não está funcionando em partes específicas.

2. Verifique se a tela está suja ou molhada

Estando tudo em ordem com a tela, verifique se ela está muito suja ou possui algum resquício de líquido. Mesmo que ela não esteja completamente molhada, algumas gotículas podem ser o suficiente para comprometer a resposta do touch.

Se for esse o problema, considere limpar a tela do seu celular. Para fazer isso, desligue-o e passe sobre a tela, em movimentos circulares, um pano que não solte fiapos e que esteja levemente umedecido, de preferência, com álcool isopropílico.

Não utilize detergentes, limpa-vidros comuns, removedores ou produtos similares, pois eles podem acabar deixando manchas permanentes na sua tela. Para mais informações, confira como limpar seu celular sem deixar manchas ou arranhar a tela.

3. Veja se isso acontece apenas em um app

Alguns apps podem apresentar certa instabilidade e algumas falhas momentâneas. Existe a possibilidade de o problema no touch não ser necessariamente da tela, mas sim de um app específico. Isso pode acontecer porque ele pode estar desatualizado e perdeu suporte a alguns recursos, então, é muito importante que você mantenha os apps do seu celular sempre atualizados.

Além disso, o app pode ser muito pesado para rodar em seu celular. Apps muito pesados acabam consumindo muita memória RAM, e podem comprometer o funcionamento ou deixar lentos alguns modelos mais antigos de celulares. Se o problema estiver em um app específico, considere desinstalá-lo e verificar se o touch ainda continua comprometido.

Se você instalou um APK fora de uma loja mobile, não pode garantir que ele está atualizado ou que é compatível com o seu celular. Evite ao máximo baixar apps fora das lojas oficiais, pois elas já oferecem versões atuais e compatíveis com o seu dispositivo.

4. Remova a película de proteção

Se você utiliza proteção de tela ou película por muito tempo, pode ser que ela esteja com alguma bolha e, por conta disso, atrapalhando o toque. Nesse caso, remova a película e teste novamente o touch do seu celular.

É possível que tudo volte ao normal assim que for removida, porém, se o problema for mesmo a tela, ainda há mais alguns itens que você pode considerar avaliar.

5. Utilize um app para testar o touch

Uma tela de celular possui muitos pontos de contato, portanto, é necessário que você teste exatamente quais locais estão apresentando instabilidade. Uma maneira de verificar este tipo de problema é instalando apps que vão testar o touch do seu celular.

Touch do celular não funciona? Use um app para fazer a verificação (Imagem: Stevepb/Pixabay)

Dentre os apps mais comuns, você pode utilizar o MultiTouch Test (Android) e o Touchscreen Test (iOS). Com eles, você conseguirá confirmar e até mesmo localizar exatamente em quais regiões da tela o touch está falhando.

6. Reinicie o seu celular

Caso nenhum dos itens anteriores tenha dado certo, tente reiniciar o celular. Às vezes ele ficou ligado por tanto tempo, que algumas áreas, apps e o próprio sistema começam a apresentar algumas falhas de funcionamento. Porém, reiniciá-lo pode resolver isso.

Reinicie o aparelho com mais frequência (Imagem: Aanr Giri/Unsplash)

Em casos mais extremos, talvez seja interessante tentar realizar o hard reset. Mas, tenha cuidado, porque esse procedimento apagará seus dados e o aparelho será restaurado para as configurações de fábrica. Isso talvez ajude a resolver o problema.

Pronto! Com estas dicas, agora você tem em mãos o que fazer quando o touch do celular não funciona. Se, ainda assim, o problema persistir, é realmente recomendável que você procure uma assistência técnica para ter uma avaliação mais específica para o seu problema.

Canaltech no YouTube

O comportamento do consumidor, na hora de comprar smartphones, traz impacto até mesmo na montagem dos aparelhos nas indústrias. Saiba, também, a diferença entre obsolescência programada e obsolescência percebida. Assista ao vídeo POR QUE VOCÊ “NÃO PODE” CONSERTAR SEU CELULAR? e se inscreva no Canaltech no YouTube

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.