Como e quando você deve desativar o 5G do iPhone 12

Como e quando você deve desativar o 5G do iPhone 12

Por André Lourenti Magalhães | 03 de Dezembro de 2020 às 13h20
Canaltech

Uma das principais novidades do iPhone 12 foi o suporte a conexão 5G. Todos os modelos da linha, que inclui iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, estão habilitados para esse tipo de velocidade, que ainda passa por fases de testes no Brasil.

A Apple disponibiliza o Modo de Dados Inteligentes, um recurso que identifica em qual situação é melhor utilizar o 5G ou a rede 4G LTE: se a diferença não for perceptível, o celular automaticamente utiliza os dados 4G LTE nos processos para preservar a bateria. Além disso, permite que os usuários desativem manualmente o uso de rede 5G. Em alguns cenários, essa opção é interessante. Confira quais.

Quando desativar o 5G do iPhone 12?

No Brasil, ainda não é possível ter acesso à toda a experiência da velocidade 5G. O que existe, em alguns casos, é a possibilidade de utilizar a tecnologia 5G DSS, que utiliza a frequência do 4G para oferecer uma velocidade maior. Entretanto, esse recurso é limitado e disponibilizado em poucas regiões. A implementação do 5G no Brasil ainda passa por outras etapas, incluindo o leilão dos espectros das faixas de frequência para a transmissão da tecnologia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Portanto, ainda não há tantos motivos para manter o 5G ativado em seu aparelho. Apesar do uso do 5G DSS, a cobertura é limitada e pode não funcionar em diferentes regiões do Brasil. Com a futura implementação da tecnologia, é necessário confirmar com a sua operadora de telefonia móvel sobre planos com a cobertura da velocidade.

O Modo de Dados Inteligentes é criado para aumentar a duração da bateria ao alternar para o 4G LTE. No entanto, com essas limitações mencionadas, deixar apenas a rede 4G ativa pode trazer os mesmos retornos de desempenho. O serviço ainda não possui uma ampla cobertura, portanto, não é necessário mantê-lo ativo no seu aparelho.

Existem outras situações específicas nas quais não é possível acessar o 5G pelo iPhone 12. Ativando o Roaming de Dados, por exemplo, apenas as conexões de 4G ou LTE são disponibilizadas. Para utilizar a tecnologia mais recente em outro país, é necessário adquirir um cartão SIM e utilizá-lo como a única linha. Com relação aos chips de operadoras, outro detalhe importante: no modo Dual SIM, com duas linhas diferentes ativas, apenas o 4G LTE pode ser utilizado.

Por fim, ao ativar o Modo Pouca Energia, o 5G é automaticamente desativado pelo sistema, exceto na reprodução de vídeos. Abaixo, veja como desativar o uso em seu iPhone 12.

Como desativar o 5G do iPhone 12

Passo 1: em "Ajustes", selecione a aba "Celular";

Abra as configurações do celular (Imagem: Canaltech/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, toque em "Opções de dados celulares";

Toque na aba para configurar o uso de dados (Imagem: Canaltech/Captura de tela)

Passo 3: na próxima tela, são oferecidas opções para controle dos dados. Toque em "Voz e Dados";

Prossiga para configurar o uso do 5G (Imagem: Canaltech/Captura de tela)

Passo 4: escolha o modo que deseja utilizar. Para desativar, selecione "4G". Para alternar entre as velocidades conforme o consumo da bateria, escolha "5G Automático";

Selecione a opção "4G" para usar apenas essa conexão (Imagem: Canaltech/Captura de tela)

Passo 5: caso queira continuar com o 5G ativo, existem mais opções de controle na aba "Modo de Dados". A opção "Permitir mais dados em 5G" aumenta o consumo de dados para tarefas como FaceTime em HD, atualizações do sistema e reprodução de conteúdos em alta definição. Já "Modo de Economia de Dados" interrompe atualizações e atividades em segundo plano.

Escolha como utilizar os dados (Imagem: Canaltech/Captura de tela)

Você já possui um iPhone 12? O que está achando do aparelho? Comente!

Fonte: Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.