Publicidade

Celular com 200 MP é realmente necessário? Veja a diferença que faz

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Embora estejam entre os recursos com maior ascensão nos celulares avançados, as câmeras com 200 MP e resoluções mais altas podem não ter todo o seu potencial aproveitado na maioria dos casos. Mesmo assim, essa especificação ainda é útil em cenários específicos, como na hora de aplicar zoom ou tirar fotos em locais escuros. 

Por si só, a quantidade extra de pixels é considerada supérflua para alguns usos mais tradicionais, como o compartilhamento em redes sociais. Afinal, as telas dos celulares que mostrarão essas fotos possuem resolução bem mais baixa que o máximo alcançado pelas câmeras. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando se pensa nas dimensões máximas que as fotos de 200 MP podem atingir, com resolução efetiva de até 16.384 x 12.288 pixels, a densidade máxima seria útil apenas para impressões maiores de outdoors e ônibus, por exemplo. 

Então, por que a Samsung e outras empresas prezam pelas câmeras de 200 MP?

200 MP permitem zoom digital aprimorado

Na vida real, uma vantagem mais útil das câmeras de 200 MP é a aplicação de zoom digital, que também pode ser apresentado como o simples corte (ou “crop”) de imagem. 

Afinal, uma foto com muita densidade de pixels permite aproximar a imagem em detalhes e ainda aproveitar uma quantidade razoável de nitidez, dependendo do caso. 

Isso é útil na hora de fotografar paisagens bem iluminadas para obter detalhes máximos ou capturar textos distantes, como placas ou menus com letras pequenas.

A vantagem é suficiente para fazer com que a Samsung adote oficialmente a sua câmera de 200 MP para zoom de 2x, que pode chegar a 6x quando combinado com uma lente 3x, por exemplo. 

Continua após a publicidade

Combina-se a isso a aplicação de recursos cada vez mais avançados de inteligência artificial (IA) no processamento de fotos, o que permite “criar” detalhes caso a imagem fique um pouco borrada, por exemplo. 

O agrupamento de pixels

O que muitos podem não saber é que, mesmo com uma câmera de 200 MP, muitas vezes as imagens capturadas no automático sequer chegam perto disso. É comum que a configuração nativa dos celulares seja de tirar fotos de 12 MP e 50 MP. 

Na prática, algumas vantagens dessa redução incluem a obtenção de fotos com dimensões menores, que ocupam menos espaço no armazenamento do celular. Além disso, o processamento tende a ser mais rápido, o que entrega a visualização da imagem em frações de segundo. 

Continua após a publicidade

No entanto, as marcas também costumam aplicar o chamado agrupamento de pixels, ou “pixel binning”. Trata-se da técnica de juntar pixels do sensor em “grandes pixels”, que possuem uma capacidade mais alta de captura de luz. 

Câmeras com binning de 16 pixels em 1 geram fotos de 12 MP com melhor iluminação e redução de ruído, por exemplo. Já o modo de agrupamento 4 em 1, resultando em 50 MP, é considerado por muitos como o melhor equilíbrio entre resolução e qualidade.

Como saber se uma câmera é boa

Em geral, é possível afirmar que câmeras com resolução de 12 MP ou mais têm potencial de serem boas. No entanto, isso depende de uma série de outros fatores técnicos. 

Continua após a publicidade

Outro fator relevante é o tamanho do sensor, considerado mais importante que a contagem de pixels. Um sensor de 12 MP presente em uma câmera dedicada (DSLR ou Mirrorless) costuma superar os 200 MP de um sensor pequeno de smartphone, por exemplo. 

Grande parte dos celulares atuais possui câmeras de 50 MP, o que não é suficiente para definir se a qualidade será boa ou não, visto que essa resolução está presente desde modelos de entrada até os topos de linha.

Existe ainda uma situação específica da atualidade, em que câmeras de 64 MP oferecem resultado pior que os componentes de 50 MP — o que comprova a necessidade de conhecer outros aspectos importantes. 

Continua após a publicidade

Além da resolução e do tamanho do sensor, estes fatores incluem a abertura de câmera, e a qualidade de processamento. Também vale a pena verificar resultados capturados em análises publicadas na imprensa especializada.

Portanto, existe a noção de que o recurso é, em grande parte, um truque de marketing para vender especificações impressionantes no papel. Isso se fundamenta no fato de que as funcionalidades de agrupamento e zoom realmente não são necessários para uma grande parcela dos usuários.

Ainda assim, os 200 MP possuem méritos próprios e podem, sim, melhorar o resultado em situações específicas.

Celulares com câmera de 200 MP

Continua após a publicidade

Atualmente, as opções de celulares com câmera de 200 MP costumam estar concentradas entre os modelos top de linha, embora isso não seja uma exclusividade. Veja abaixo os principais representantes:

Samsung Galaxy S25 Ultra: tem câmera principal de 200 MP, e representa uma das melhores opções de conjunto óptico em celulares vendidos no Brasil. Na análise do Canaltech, a qualidade surpreendeu;

Samsung Galaxy Z Fold 7: representante de construção dobrável, mostrou resultados muito positivos quando analisado no Canaltech;

Continua após a publicidade

Redmi Note 14 Pro: uma das poucas opções fora dos topos de linha, embora ainda seja um celular considerado avançado. Suas câmeras mostram resultados satisfatórios. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade