O que faz uma câmera de celular ser boa?

O que faz uma câmera de celular ser boa?

Por Lu do Magalu | Editado por Guadalupe Carniel | 12 de Junho de 2022 às 14h00
Unsplash/TheRegisti

Você já parou para se perguntar o que faz uma câmera de celular ser boa? Essa é uma das características mais populares de qualquer modelo, e pode ser o motivo da compra de qualquer aparelho, mas às vezes pode trazer a dúvida, não é mesmo?

É comum olhar quantos megapixels uma câmera possui para tomar a decisão, mas não é só isso não, tá? Dá uma olhadinha abaixo e descubra o que faz uma câmera de celular realmente ser boa!

Sensor

Quando estiver buscando um celular, tente encontrar informações sobre o sensor da câmera daquele modelo! O sensor é responsável para capturar a imagem, então, quanto maior o sensor da câmera, melhor tende a ser a imagem!

Ah! No mercado, existem dois tipos de sensores para celular: CCD e CMOS. Os aparelhos celulares modernos utilizam a segunda opção, que costuma ser mais cara, mas se você for apaixonado por fotos, vale a pena o investimento!

Sensor da câmera costuma ser a principal característica de uma boa câmera (Imagem: Reprodução/TechGameBox)

Tamanho dos pixels

O tamanho dos pixels que a câmera do seu celular pode capturar é outro indicativo de que ela é boa, viu? Olha só: quanto mais capacidade de capturar pixels "grandes", melhor ficaram as qualidades da sua imagem. Sabe quando as fotos parecem granuladas? É porque os pixels capturados são menores!

Ah! Isso é diretamente ligado ao tamanho do sensor, tá? Quanto maior o sensor, maior a chance de pixeis maiores serem capturados. Vale a pena buscar essa informação também, viu?

Abertura

Outro ponto que faz uma câmera ser boa é a capacidade de abertura que ela tem. Olha só: a abertura controla a quantidade de luz que entra na câmera e, quanto maior a variedade de abertura de uma câmera, melhor ela é, já que você pode controlar para diferentes momentos.

Você pode ver a variedade de abertura representada pelo símbolo "f.". Como a câmera dos celulares é muito menor que as câmeras convencionais, a abertura é muito menor, mas vale a pena pesquisar para ver qual tem maior variedade.

Abertura de câmera é fator importante para saber sua qualidade (Imagem: LetsGoDigital)

Normalmente, essas configurações não estão presentes na descrição do produto, por isso é importante buscar informações em fóruns e sites especializados.

Em breve volto com mais dicas incríveis para vocês!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.