Renault provoca Tesla em outdoor tecnológico do Scenic E-Tech
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Renault optou pelo bom humor para tentar convencer os consumidores do Reino Unido que estiverem interessados em comprar um carro elétrico a investirem no novo Renault Scenic E-Tech e não em um Tesla Model Y.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Festival Interlagos | 60 anos do recorde do Gordini em Interlagos
- Por que a Tesla não vende carros no Brasil?
Para isso, a marca francesa pegou carona em uma matéria do site Auto Express e replicou a chamada em um outdoor gigantesco, estrategicamente posicionado próximo a pontos de recarga em um posto de gasolina de Londres.
“Novo Renault Scenic E-Tech envergonha Tesla Model Y em preço e alcance”, estampa a propaganda, que também ostenta a inscrição “Carro do Ano de 2024” na parte inferior da placa, ressaltando uma premiação recebida pelo crossover no Velho Continente.
Além de ser deliberadamente provocativo, o outdoor criado pela Renault é altamente tecnológico. A marca explicou que a placa possui uma tecnologia embutida que, ao detectar um Tesla se aproximando, substitui a chamada da matéria por frases como “Isso é estranho”, “Elong-ger” e “Você provavelmente é bom em outras coisas”.
Scenic E-Tech x Tesla Model Y
Afinal de contas, a provocação oficial da Renault tem embasamento ou é apenas uma propaganda baseada em “achismo”?
De acordo com os números divulgados pela marca a respeito do Scenic E-Tech, a matéria do Auto Express expôs a verdade ao afirmar que o crossover francês “envergonha o Tesla Model Y em preço e alcance”.
O Scenic elétrico tem alcance declarado de 609 km por carga no ciclo WLTP, cerca de 65 km a mais que qualquer variante do Tesla Model Y, e 160 km a mais que a versão de entrada do rival, dotada de tração traseira.
Além disso, o crossover da Renault custa, na Europa, em sua versão Long Range, cerca de 40 mil libras esterlinas (R$ 280 mil), 5 mil libras a menos (R$ 35 mil) que o modelo de entrada da Tesla.