Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Benchmark do Exynos 2200 explica falta de holofotes do chip no Galaxy Unpacked

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Fevereiro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A linha Galaxy S22foi anunciada ao lado dos tablets Galaxy Tab S8. Como é de costume, ficou para o evento as partes boas dessas novidades. Aquelas que não são muito agradáveis, o usuário precisa descobrir lendo letras miúdas no site da marca, ou esperando que olhos mais atentos as revelem.

Uma delas envolve o processador Exynos 2200. No mês passado a Samsungcancelou um Galaxy Unpacked exclusivo para apresentar seu novo chip. E números de benchmark finalmente mostram o porquê: o ganho de CPU chega a ser inferior mesmo ao promovido pela Apple entre o A14 e A15 Bionic. O teste sintético revela um upgrade de apenas 5% em relação ao Exynos 2100.

Continua após a publicidade

A GPU, porém, era a mais aguardada já que inaugura uma parceria com a AMD. Mas seu desempenho também fica abaixo do esperado: a Xclipse 920 representa ganhos de apenas 17% em relação à Mali-G78 MP14 do Exynos 2100. É um avanço baixo mesmo se a sul-coreana não estivesse, agora, usando a expertise de gráficos da sua parceira.

Melhorias para IA

Por outro lado, há um belo salto em ganho de inteligência artificial: os núcleos dedicados a esta tarefa estão 115% mais rápidos. Ou seja, é provável que a câmera, e o pós-processamento, estejam mais rápidos, além de ganhos em outras áreas. Isso porque, mais uma vez, a Samsung aposta alto em funções de software e algoritmos para melhorar o foco em objetos, iluminação noturna, e outras funções.

Continua após a publicidade

No final das contas, mesmo que não se destaque muito em relação ao Exynos 2100, o Exynos 2200 deverá garantir desempenho alto para os novos Galaxy S. Isso porque a Samsung se comprometeu com 4 anos de atualizações de SO, e 5 de pacotes de segurança. Ou seja, é um chip do qual ela espera vida longa no mercado.

No Brasil, a linha Galaxy S22 chegará embarcada com o Snapdragon 8 Gen 1, que se mostrou superior ao Exynos 2200 em testes específicos usando apenas o núcleo mais poderoso do processador e em performance gráfica. No geral, porém, o mais provável é que usuários convencionais não notem diferenças entre as versões.

Fonte: Twitter