Assistência técnica de celular no Brasil: o que é garantia e como usar
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Bruno Salutes | •
É muito provável que muitos consumidores já tenham passado pela situação de comprar algum produto e não demorou muito tempo para que ele apresentasse algum problema. Diversas empresas possuem lojas especializadas em assistência técnica, porém, ter um bom atendimento ao cliente é crucial para que as necessidades dele sejam atendidas.
Confira neste artigo como funciona a assistência técnica de celulares no Brasil e como pode ser utilizada a garantia de fábrica do seu aparelho.
Direitos referentes à garantia
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), todos os consumidores têm até 90 dias corridos de garantia caso o produto durável tenha tido algum problema. Dentro deste prazo, todas as fabricantes são responsáveis pelos danos causados (exceto por mau uso) e, caso necessário, efetuar o reparo ou troca do dispositivo sem nenhuma cobrança.
Algumas empresas oferecem garantia contratual, que é complementar à garantia legal e deve ser conferida mediante termo escrito. O tempo de garantia contratual pode variar de empresa para empresa, por isso, é muito importante ficar atento aos termos escritos, para não ter nenhuma dúvida por parte do consumidor com relação ao tempo de suporte que o mesmo receberá para o produto.
As empresas ainda optam por oferecerem garantia estendida como bônus de compra ou como uma venda extra. Os benefícios ofertados por garantias estendidas podem ser maiores que os de uma garantia contratual e o tempo médio também pode variar.
Dentro do prazo de garantia, o consumidor pode pedir suporte técnico a empresa fabricante do produto. Segundo o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas têm prazo máximo de 30 dias corridos para realizar o reparo ou substituição. Danos causados pelos usuários referente a mau uso, como derramamento de líquidos, utilização de itens não originais, ou má utilização de softwares, por exemplo, não são cobertos pela garantia.
Empresas devem prestar serviço de suporte em todo o país
Por lei, as empresas são obrigadas a atender seus clientes em todas as cidades do Brasil, mesmo aquelas em que não tenham nenhuma loja física de assistência técnica autorizada. Para esta última situação, o atendimento deve ser realizado de forma remota e, em caso de necessidade, o usuário pode enviar o equipamento através dos Correios com os custos de postagem cobertos pela fabricante.
Verifique sempre se o aparelho precisa mesmo de uma assistência técnica. Faça testes de reiniciar o celular ou até mesmo restaurar das configurações de fábrica do Android, ou do iOS. Esta ação pode acabar resolvendo problemas pontuais de software.
Assistência técnica de celulares no Brasil
Confira abaixo a lista com os canais oficiais de atendimento para suporte de produtos das principais marcas de tecnologia do país:
- Telefone: 0800 761-0880 para todo o Brasil;
- Site: Suporte Apple.
- Telefone: 3003-0398 para capitais e regiões metropolitanas;
- Telefone: 0800 288-8888 para outras localidades;
- Site: Asus Suporte;
- Aplicativo: MyAsus (Play Store).
- Telefone: 4003-0828 para capitais ou grandes cidades;
- Telefone: 0800 883-0808 para demais localidades;
- Site: Suporte Huawei.
- Telefone: 4002-1244 para capitais e regiões metropolitanas;
- Telefone: 0800 773-1244 para demais localidades;
- Site: Suporte Motorola.
- Telefone: 4004 5400 para capitais e regiões metropolitanas;
- Telefone: 0800 707 5454 para demais localidades;
- Site: Suporte LG;
- Aplicativo: LG Suporte (Play Store).
- Site: Suporte Microsoft.
- Telefone 0800 047-4688 para todo o Brasil;
- Site: Suporte Nokia.
- Telefone: 3004-2244 para capitais e regiões metropolitanas;
- Telefone: 0800 777-2244 para demais localidades;
- Site: MeuQuantum.
- Telefone: 4004-0000 para capitais e regiões metropolitanas;
- Telefone: 0800 124-421 para demais localidades;
- Site: Fale Conosco Samsung.
- Telefone: 4003-2953 para qualquer região do Brasil;
- Site: Mi.com.
Caso tenha algum problema com seu celular, basta entrar em contato com alguma destas empresas.
Fique atento a fóruns e reclamações online
Apesar de serem obrigadas por lei a resolver o problema dos clientes, muitas empresas acabam prestando um serviço aquém do esperado. Por isso, é importante ficar atento aos fóruns de reclamação das próprias empresas e em sites especializados em reclamação.
Fóruns online
Geralmente fóruns são utilizados para tirar dúvidas de usuários, porém, às vezes, alguns usuários utilizam o espaço para fazer alguma reclamação. Verifique se as empresas sempre respondem às dúvidas que são postadas nesses canais, bem como a frequência de relatos sobre problemas relacionados ao seu aparelho.
Reclame Aqui
Sites de reclamação como o Reclame Aqui, são uma ferramenta poderosa para os usuários saberem se os problemas são solucionados pelas empresas ou não. Se um usuário teve um problema com a empresa, entrou em contato com ela e ela não resolveu o problema, o Reclame Aqui é um bom lugar para postar o problema. É provável que outras pessoas também estejam passando pelos mesmos problemas.
Consumidor.gov ou Procon
Órgãos de regulamentação do governo são excelentes ambientes para resolver problemas que não foram resolvidos diretamente com a empresa. No site Consumidor.gov, os consumidores podem entrar em contato direto com as empresas para resolver ou, caso prefiram fazer uma reclamação formal, podem procurar diretamente o Procon de sua cidade para que ele faça o intermédio da ação.
E você, teve algum problema, entrou em contato com o suporte técnico e foi resolvido seu problema? Deixe nos comentários como foi a sua experiência.