Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assistência técnica de celular no Brasil: o que é garantia e como usar

Por| Editado por Bruno Salutes | 05 de Março de 2020 às 16h30

Link copiado!

Unsplash/Ashkan Forouzani
Unsplash/Ashkan Forouzani

É muito provável que muitos consumidores já tenham passado pela situação de comprar algum produto e não demorou muito tempo para que ele apresentasse algum problema. Diversas empresas possuem lojas especializadas em assistência técnica, porém, ter um bom atendimento ao cliente é crucial para que as necessidades dele sejam atendidas.

Confira neste artigo como funciona a assistência técnica de celulares no Brasil e como pode ser utilizada a garantia de fábrica do seu aparelho.

Direitos referentes à garantia

Continua após a publicidade

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), todos os consumidores têm até 90 dias corridos de garantia caso o produto durável tenha tido algum problema. Dentro deste prazo, todas as fabricantes são responsáveis pelos danos causados (exceto por mau uso) e, caso necessário, efetuar o reparo ou troca do dispositivo sem nenhuma cobrança.

Algumas empresas oferecem garantia contratual, que é complementar à garantia legal e deve ser conferida mediante termo escrito. O tempo de garantia contratual pode variar de empresa para empresa, por isso, é muito importante ficar atento aos termos escritos, para não ter nenhuma dúvida por parte do consumidor com relação ao tempo de suporte que o mesmo receberá para o produto.

As empresas ainda optam por oferecerem garantia estendida como bônus de compra ou como uma venda extra. Os benefícios ofertados por garantias estendidas podem ser maiores que os de uma garantia contratual e o tempo médio também pode variar.

Dentro do prazo de garantia, o consumidor pode pedir suporte técnico a empresa fabricante do produto. Segundo o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas têm prazo máximo de 30 dias corridos para realizar o reparo ou substituição. Danos causados pelos usuários referente a mau uso, como derramamento de líquidos, utilização de itens não originais, ou má utilização de softwares, por exemplo, não são cobertos pela garantia.

Empresas devem prestar serviço de suporte em todo o país

Por lei, as empresas são obrigadas a atender seus clientes em todas as cidades do Brasil, mesmo aquelas em que não tenham nenhuma loja física de assistência técnica autorizada. Para esta última situação, o atendimento deve ser realizado de forma remota e, em caso de necessidade, o usuário pode enviar o equipamento através dos Correios com os custos de postagem cobertos pela fabricante.

Verifique sempre se o aparelho precisa mesmo de uma assistência técnica. Faça testes de reiniciar o celular ou até mesmo restaurar das configurações de fábrica do Android, ou do iOS. Esta ação pode acabar resolvendo problemas pontuais de software.

Continua após a publicidade

Assistência técnica de celulares no Brasil

Confira abaixo a lista com os canais oficiais de atendimento para suporte de produtos das principais marcas de tecnologia do país:

Apple

Continua após a publicidade

Asus

  • Telefone: 3003-0398 para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone: 0800 288-8888 para outras localidades;
  • Site: Asus Suporte;
  • Aplicativo: MyAsus (Play Store).

Huawei

  • Telefone: 4003-0828 para capitais ou grandes cidades;
  • Telefone: 0800 883-0808 para demais localidades;
  • Site: Suporte Huawei.
Continua após a publicidade

Lenovo/Motorola

  • Telefone: 4002-1244 para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone: 0800 773-1244 para demais localidades;
  • Site: Suporte Motorola.

LG

  • Telefone: 4004 5400 para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone: 0800 707 5454 para demais localidades;
  • Site: Suporte LG;
  • Aplicativo: LG Suporte (Play Store).
Continua após a publicidade

Microsoft

Nokia

Continua após a publicidade

Quantum

  • Telefone: 3004-2244 para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone: 0800 777-2244 para demais localidades;
  • Site: MeuQuantum.

Samsung

  • Telefone: 4004-0000 para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone: 0800 124-421 para demais localidades;
  • Site: Fale Conosco Samsung.
Continua após a publicidade

Xiaomi

  • Telefone: 4003-2953 para qualquer região do Brasil;
  • Site: Mi.com.

Caso tenha algum problema com seu celular, basta entrar em contato com alguma destas empresas.

Fique atento a fóruns e reclamações online

Continua após a publicidade

Apesar de serem obrigadas por lei a resolver o problema dos clientes, muitas empresas acabam prestando um serviço aquém do esperado. Por isso, é importante ficar atento aos fóruns de reclamação das próprias empresas e em sites especializados em reclamação.

Fóruns online

Geralmente fóruns são utilizados para tirar dúvidas de usuários, porém, às vezes, alguns usuários utilizam o espaço para fazer alguma reclamação. Verifique se as empresas sempre respondem às dúvidas que são postadas nesses canais, bem como a frequência de relatos sobre problemas relacionados ao seu aparelho.

Reclame Aqui

Continua após a publicidade

Sites de reclamação como o Reclame Aqui, são uma ferramenta poderosa para os usuários saberem se os problemas são solucionados pelas empresas ou não. Se um usuário teve um problema com a empresa, entrou em contato com ela e ela não resolveu o problema, o Reclame Aqui é um bom lugar para postar o problema. É provável que outras pessoas também estejam passando pelos mesmos problemas.

Consumidor.gov ou Procon

Órgãos de regulamentação do governo são excelentes ambientes para resolver problemas que não foram resolvidos diretamente com a empresa. No site Consumidor.gov, os consumidores podem entrar em contato direto com as empresas para resolver ou, caso prefiram fazer uma reclamação formal, podem procurar diretamente o Procon de sua cidade para que ele faça o intermédio da ação.

E você, teve algum problema, entrou em contato com o suporte técnico e foi resolvido seu problema? Deixe nos comentários como foi a sua experiência.