Publicidade

6 séries para quem gostou de F1: Drive to Survive

Por| Editado por Durval Ramos | 25 de Fevereiro de 2024 às 10h05

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

A abordagem mais pessoal dada aos pilotos e dirigentes de equipes em F1: Dirigir Para Viver transformou a série documental da Netflix em um sucesso. Mais do que isso, a produção ainda alavancou o interesse pelo próprio esporte, criando uma nova geração de fãs e aumentando as audiências das corridas e das redes sociais dos envolvidos.

Com tudo isso, é claro que produtos inspirados e até derivados iriam surgir. Outras categorias também investiram em seus próprios Drive to Survive, enquanto produções similares se voltaram a outras histórias e momentos célebres da Fórmula 1.

Está em dia com F1: Dirigir Para Viver e quer algo para assistir enquanto espera a próxima temporada? Deseja ir além e investir em outras séries esportivas com a mesma pegada? O Canaltech separou algumas sugestões para que você não precise tirar o pé do acelerador.

Continua após a publicidade

6. Fernando

A série original do Amazon Prime Video pode ser considerada quase como um spin-off de F1: Dirigir Para Viver, ainda que não tenha nada a ver com a produção da Netflix. Em suas duas temporadas, Fernando acompanha os dois anos que o piloto espanhol Fernando Alonso passou fora da Fórmula 1, buscando atingir um dos patamares mais singulares do esporte a motor.

Continua após a publicidade

Depois de vencer um título mundial e inúmeras corridas durante sua carreira, ele parte para conquistar a Tríplice Coroa, um feito obtido por apenas um piloto até hoje — o britânico Graham Hill. Ela consiste em vencer as três provas mais prestigiadas do esporte a motor: o Grande Prêmio de Mônaco, que Alonso já tem, as 500 Milhas de Indianapolis e as 24 Horas de Le Mans.

Essa jornada, assim como o retorno de Alonso à Fórmula 1, é contada nas duas temporadas de Fernando, disponíveis no Amazon Prime Video.

5. Brawn: Uma História Incrível da F1

Continua após a publicidade

Um feito que hoje parece absurdo é o tema da série original do Star+. Brawn: Uma História Incrível da F1 conta a meteórica jornada da equipe Brawn GP que, em sua única temporada na Fórmula 1, venceu os títulos de pilotos e construtores na temporada de 2009. A transformação é de uma equipe considerada acabada para um dos maiores aproveitamentos da história do esporte.

Narrada por Keanu Reeves (John Wick), a série em quatro capítulos tem a participação do campeão Jenson Button e do brasileiro Rubens Barrichello, que era seu companheiro de equipe. Felipe Massa, o antigo dono da Fórmula 1, Bernie Ecclestone e, claro, o diretor da equipe que leva seu nome, Ross Brawn, também trazem seus insights e revelações inéditas sobre a história.

Brawn: Uma História Incrível da F1 está disponível no Star+.

4. Formula E Unplugged

Continua após a publicidade

Uma das categorias mais inovadoras do automobilismo também tem seu próprio Drive to Survive. Disponibilizada gratuitamente no YouTube, a série Formula E Unplugged traz os bastidores da temporada da competição de carros elétricos e um olhar bem próximo dos pilotos e das equipes.

A série finalizou sua terceira temporada no início de fevereiro, com dois episódios por semana para mostrar o caminho do piloto Jake Dennis e da equipe Andretti ao título. O foco, claro, não está apenas neles e, mais do que compor um resumo da disputa, a série se volta às emoções, atritos e tensões que acontecem no paddock, antes, durante e depois das provas.

Formula E Unplugged está disponível de graça no YouTube.

Continua após a publicidade

3. 100 Days to Indy

Os pilotos, o glamour e, principalmente, a tensão da aproximação de uma das provas mais famosas da Fórmula Indy são o tema desta série lançada em 2023. O olhar nos bastidores é privilegiado, principalmente, pelo fato de a produção ser da Penske Entertainment, parte de um conglomerado que também possui uma equipe na competição.

A abordagem, claro, é voltada ao time e, principalmente, à figura de Josef Newgarden, piloto da Team Penske Dallara Chevrolet. Através dele, 100 Days to Indy nos mostra de perto toda a expectativa pela realização de mais uma prova das 500 Milhas de Indianapolis.

Continua após a publicidade

100 Days to Indy pode ser assistida no Paramount+.

2. Dias de Golfe

Chamada por aí de “o Drive to Survive do golfe”, essa produção original da Netflix acompanha os atletas da categoria durante a temporada do esporte. Entre o PGHA Tour e o U.S. Open, os torneios mais reconhecidos da modalidade, veteranos e novatos promissores se juntam em busca de vitórias e reconhecimento.

Continua após a publicidade

Dias de Golfe tem oito episódios em sua primeira temporada e já teve até crossover. Como parte da divulgação do Grande Prêmio de Las Vegas de 2023, o serviço de streaming uniu a série aos protagonistas de Drive to Survive para realizar a Netflix Cup. Transmitida ao vivo, mas disponível na plataforma, ela une atletas do golfe e pilotos de Fórmula 1 em duplas para uma disputa amistosa.

Dias de Golfe está no catálogo da Netflix.

1. Bem-Vindos ao Wrexham

Continua após a publicidade

O futebol, é claro, não poderia ficar de fora da onda das séries documentais esportivas. Aqui, o foco está em um período de grandes mudanças para o time britânico Wrexham A.F.C., comprado em 2021 pelos atores Rod McElhenney (It’s Always Sunny in Philadelphia) e Ryan Reynolds (Deadpool 2).

Como todos sabem, o futebol é coisa séria no Reino Unido e, apesar de terem salvado o clube de uma provável falência, a dupla logo teve de provar a si mesma como dirigentes, diante do ceticismo dos torcedores. Como McElhenney e Reynolds se viraram como executivos esportivos e os resultados que vieram depois para o terceiro time mais antigo do mundo são alguns dos temas da primeira temporada da série.

Bem-Vindos ao Wrexham pode ser assistido no Star+.