Publicidade

Invasão Secreta | Quem é quem na nova série da Marvel?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Junho de 2023 às 15h30

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Invasão Secreta, a mais nova série do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), chega ao Disney+ com o desafio não apenas de adaptar uma das sagas mais famosas dos quadrinhos, mas também finalmente dar um papel de protagonismo a Nick Fury (Samuel L. Jackson) depois de 15 anos como o homem por trás dos planos.

Ainda que em menor proporção do que nos gibis, o seriado vai mostrar a Terra sendo invadida por skrulls e como a capacidade desses alienígenas de assumir a forma de qualquer indivíduo cria uma enorme crise de confiança nos heróis. Afinal, como saber quem é quem quando qualquer pessoa pode ser um inimigo infiltrado?

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, isso acontece com os skrulls assumindo a identidade de diversos heróis. E, embora a série limite isso apenas ao círculo pessoal de Fury e a algumas esferas do poder, o nível de paranoia promete ser o mesmo — ou ainda mais intenso, levando em conta o quanto o Nick Fury do MCU sempre foi alguém muito desconfiado.

Além disso, Invasão Secreta marca o retorno de alguns personagens que estavam espalhados pelo universo cinematográfico e que agora se reúnem em torno dessa grande história de espionagem. Isso sem falar dos novos rostos que chegam para deixar tudo ainda mais nebuloso. Afinal, quem é herói e quem é vilão nessa história toda?

Para ajudá-lo a saber em quem confiar (ou não) nesse ataque sorrateiro dos aliens de queixo enrugado, saiba quem é quem na vindoura Invasão Secreta.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Nick Fury (Samuel L. Jackson)

O espião de tapa-olho dispensa qualquer apresentação. Nick Fury está presente no MCU desde seu início e foi o grande responsável pelo colapso dos fãs quando surgiu na primeira cena pós-crédito da saga falando sobre uma tal Iniciativa Vingadores. E, de lá para cá, o agente sempre foi presença garantida nos grandes eventos do universo, ainda que sua participação tenha diminuído consideravelmente ao longo dos anos.

Por isso mesmo, Invasão Secreta é a grande oportunidade do MCU fazer justiça e dar o protagonismo devido ao personagem. E não há maneira melhor de fazer isso do que tornando-o ainda mais paranóico e desconfiado de todos à sua volta. Se Fury já não confiava em ninguém mesmo quando não havia motivos, imagine agora que ele sabe que os skrulls estão agindo.

Continua após a publicidade

Além disso, Invasão Secreta é também a oportunidade da Marvel deixar mais claro o papel de Nick Fury no atual momento da trama. Desde a dissolução da SHIELD, em Capitão América: Soldado Invernal, o papel do espião anda um tanto avulso. E, por mais que já tenhamos visto que há uma nova agência de inteligência global operando, falta uma explicação mais clara de como ela opera de verdade — e por que Fury decidiu operá-la do espaço.

Maria Hill (Cobie Smulders)

Outra veterana do MCU, Maria Hill é o braço direito de Fury desde sua estreia, no primeiro Vingadores. Desde então, fez aparições pontuais ao lado do espião e mostrou como é fiel até mesmo em momentos de crise, como aconteceu no caso da queda da SHIELD.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, ela é uma possível suspeita para ser um skrull infiltrado. Afinal, de que modo Nick Fury se sentiria mais abalado e vulnerável do que saber que sua fiel escudeira era um inimigo infiltrado esse tempo todo? Se isso for verdade, porém, vai ser uma pena nos despedirmos de uma personagem que sempre foi tão legal.

Talos (Ben Mendelsohn)

O coitado do ator Ben Mendelsohn finalmente vai poder aparecer em tela de rosto limpo depois de alguns anos escondido sob quilos de maquiagem verdade. Em Invasão Secreta, seu personagem Talos atuará bem mais na forma humana e atuando como um dos agentes mais versáteis de Fury pelo mundo.

Continua após a publicidade

Trata-se de um avanço e tanto em relação àquilo que ele vinha fazendo desde que entrou para o MCU. Sua primeira aparição foi em Capitã Marvel, em que ele era apenas um skrull que tentava reencontrar sua família.

Aliás, é sempre bom lembrar que Talos apareceu também em Homem-Aranha: Longe de Casa, quando é revelado que o skrull estava se passando por Nick Fury há algum tempo sob ordens do próprio espião caolho e que ninguém nunca suspeitou disso — o que já é um enorme indicativo do que vamos encontrar na série.

Everett Ross (Martin Freeman)

Continua após a publicidade

Embora não seja um agente da SHIELD, mas da CIA, Everett Ross é outro personagem desse núcleo governamental e de espionagem bastante conhecido dos fãs da Marvel. O personagem apareceu nos dois Pantera Negra e se revelou um aliado bastante valioso de Wakanda, ainda que isso tenha representado trair o governo dos Estados Unidos.

Além disso, foi revelado em Wakanda para Sempre que ele foi casado com Valentina Allegra (Julia Louis-Dreyfus), uma figura bastante poderosa nesse círculo governamental e de postura ainda bastante dúbia.

De qualquer forma, o papel de Ross em Invasão Secreta segue sendo um enorme mistério. Ele apareceu brevemente em alguns trailers, mas sem qualquer pista que indique se ele é herói ou vilão.

G’iah (Emilia Clarke)

Continua após a publicidade

Eis a primeira estreia de Invasão Secreta. Lembra-se que falamos de Talos estar em busca de sua família em Capitã Marvel? Pois o skrull não só a reencontrou como treinou sua filha, G’iah, para que ela se tornasse bastante hábil na hora de assumir outras identidades e embarcar em missões de infiltração.

Vivida por Emilia Clarke (Game of Thrones), a personagem vai flertar com os vilões. De acordo com a descrição oficial da série, ela cresceu ressentida pela distância do pai e também do pouco caso dos humanos com a sua raça. Dessa forma, ela acaba se juntando ao grupo rebelde dos skrulls que decide invadir a Terra.

Gravik (Kingsley Ben-Adir)

Continua após a publicidade

Por tudo o que foi divulgado até agora, Gravik tem tudo para ser o grande vilão de Invasão Secreta. Interpretado por Kingsley Ben-Adir (Uma Noite em Miami), o personagem é o líder da facção extremista dos skrulls e a cabeça por trás da operação que vai se infiltrar em postos importantes dos governos humanos.

Um detalhe curioso é que o Marvel Studios confirmou qual é a motivação principal que faz com que esse grupo inicie sua ofensiva contra a Terra. Pelo que foi antecipado, Gravik e outras lideranças skrulls se cansaram de pedir por ajuda aos humanos e decidiram partir para a ofensiva — o que pode fazer com que a série toque em assuntos importantes em relação a refugiados e o modo como os grandes governos lidam com o tema.

Caso o seriado parta mesmo por esse caminho, pode ser que seja até exagero tratar Gravik como um vilão no sentido mais clássico da palavra. Além disso, isso faria com que Invasão Secreta ganhasse conotações bem mais complexas do que nos quadrinhos, em que a ação alienígena é baseada em uma motivação mais religiosa de um grupo de skrulls que via a Terra como terra prometida.

Continua após a publicidade

Sony Falsworth (Olivia Colman)

Uma das maiores expectativas em torno de Invasão Secreta é a estreia da ganhadora do Oscar Olivia Colman no MCU. A atriz de A Favorita e Meu Pai vive uma agente do MI6, o serviço de inteligência britânico, que passa a atuar em defesa do Reino Unido a partir do momento em que a ação dos skrulls é descoberta.

Assim, sendo uma das principais espiãs do país, ela vai trabalhar ao lado de Nick Fury para lidar com essa crise internacional.

Continua após a publicidade

Rhodey Rhodes (Don Cheadle)

O Máquina de Combate vai estar presente em Invasão Secreta, embora seu papel dentro da trama ainda seja um enorme mistério. O personagem é outro veterano do MCU e está presente desde o seu início, no primeiro Homem de Ferro — embora tenha trocado de ator no meio do caminho —, ganhando importância ao longo dos anos.

O ponto é que, embora Rhodes tenha se tornado um Vingador e lutado para salvar a Terra no confronto contra Thanos, ele parece ter um papel mais de bastidores na série. Pelo que foi mostrado até aqui, o Máquina de Combate parece ter assumido algum posto no governo dos EUA e vai lidar com questões mais burocráticas do que práticas.

Continua após a publicidade

Presidente dos EUA (Dermot Mulroney)

Vamos entrar aqui num campo totalmente especulativo. Ao longo desses 15 anos do MCU, os filmes e séries nunca entraram a fundo em questões políticas e todas as decisões governamentais sempre foram personificadas em figuras como o General Ross (William Hurt), na SHIELD e até em Valentina Allegra. Por isso mesmo, chama a atenção Invasão Secreta ter escalado um ator para viver o presidente americano.

Dermot Mulroney (Pânico 6) vai viver o político e isso abre espaço para algumas teorias, ainda mais quando olhamos para o futuro da Marvel.

Há alguns boatos que apontam que a escolha de Harrison Ford para viver o General Ross em Thunderbolts após o falecimento do ator William Hurt está ligada ao fato de o personagem se tornar presidente dos EUA. Isso seria algo que impactaria tanto o vindouro Capitão América 4: Nova Ordem Mundialquanto a própria criação da equipe de vilões.

Assim, é bem possível que a gente veja a chegada de Ross à Casa Branca após os eventos de Invasão Secreta. Como? Pode ser que o presidente vivido por Mulroney seja um skrull infiltrado ou mesmo acabe morto pela facção liderada por Gravik. Assim, sob o discurso do medo, veremos o militar vivido agora por Harrison Ford chegando à presidência com um discurso anti-heróis e de maior controle da população sob a alegação da segurança nacional.

Invasão Secreta estreia no Disney+ no dia 21 de junho.