Publicidade

Emmy 2023 | O Senhor dos Anéis e Marvel são os grandes ignorados da premiação

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Julho de 2023 às 16h45

Link copiado!

Amazon Studios, Marvel Studios
Amazon Studios, Marvel Studios

O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder e as séries do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) foram as grandes esnobadas pelo Emmy 2023. A maior premiação da TV americana revelou a lista de indicados na tarde desta quarta-feira (12), deixando de fora algumas produções muito badaladas pelo público e até mesmo pelas emissoras e streamings.

A adaptação de O Senhor dos Anéis foi uma das ausências mais sentidas. O seriado foi a principal estreia do Prime Video em 2022 e também um dos maiores investimentos da plataforma. De acordo com o Wall Street Journal, a série custou cerca de US$ 715 milhões e atraiu algo próximo de 25 milhões de espectadores em sua estreia, segundo dados da Samba TV.

Continua após a publicidade

Contudo, esse números superlativos não impressionaram a organização do Emmy e a história que mostra os primeiros séculos da Terra-Média não foi indicada a nenhuma das categorias principais. A produção foi lembrada apenas em seis prêmios técnicos, incluindo Melhor Abertura, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino em Séries de Fantasia.

Marvel também foi ignorada

A situação não é tão melhor assim para a Marvel. Das duas produções do MCU que podiam concorrer ao Emmy, apenas Ms. Marvelfoi lembrada nas categorias técnicas e de forma bastante tímida. A trama da heroína adolescente concorre somente nas premiações de Edição para Minissérie, Composição Musical e Tema de Abertura.

Continua após a publicidade

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, foi completamente ignorada — o que já era algo até esperado. A série que se apoiava no humor e na quebra de quarta parede para brincar com o próprio MCU e ironizar o comportamento tóxico dos fãs foi muito criticada pelo seu roteiro mais bobinho e pelo visual terrível da protagonista. Não por acaso, o seriado foi o epicentro das polêmicas envolvendo as condições de trabalho de animadores e responsáveis por efeitos visuais.

A confusão de Stranger Things no Emmy 2023

Além de Senhor dos Anéis e as séries da Marvel, outras produções também foram esnobadas pelo Emmy 2023. A sempre badalada Stranger Thingsé um belo exemplo disso. A série de sucesso da Netflix ficou de fora das categorias principais, mesmo a sua quarta temporada tendo sido um verdadeiro fenômeno em 2022.

Continua após a publicidade

O terror adolescente concorre em seis categorias técnicas, incluindo Maquiagem, Desempenho de Dublês e Supervisão Musical. Assim, para quem esperava ver o ator Joseph Quinn se destacar por seu Eddie na última temporada, teve que se contentar com essas menções honrosas.

E essa ignorada é explicada pelas novas regras do Emmy. De acordo com a organização do evento, seriados que dividem suas temporadas e as lançam foram do período elegível para concorrer à premiação — 1º de junho de um ano e 31 de maio do ano seguinte — não podem disputar os prêmios principais. E isso afetou Stranger Things em cheio.

A primeira parte da quarta temporada chegou ainda em maio, mas a segunda metade foi lançada somente em junho. Assim, as categorias técnicas foram avaliadas nesses episódios finais, mas a atuação e direção ficaram de fora.