SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

10 animes para quem quer começar a ver animações japonesas

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Agosto de 2023 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/Studio Bones, Sunrise, Madhouse
Reprodução/Studio Bones, Sunrise, Madhouse

Animações japonesas já fazem sucesso no ocidente há décadas, mas, por muito tempo, existiu certa resistência de uma parcela da população devido ao estilo de várias animes que chegavam por aqui. Felizmente, com o passar dos anos, os esses ganharam mais popularidade, muito pela exibição de séries na TV ou acesso mais fácil a várias dessas produções.

Muitas pessoas têm interesse em começar a explorar essas animações, mas não sabem muito bem por onde começar — isso sem falar que há título que podem afastar quem está chegando agora. Seja pelo seu estilo, por temas muito adultos ou extremamente bizarros, torna um pouco difícil dar esses primeiros passos.

Parte desse problema pode ser resolvido agora, pois, a seguir, você pode conhecer dez animes que podem ser assistidos se você nunca parou para ver mais de 5 minutos de uma animação japonesa. Vale lembrar que essas séries não são necessariamente os melhores animes já lançados, mas "dicas de amigo" para alguém que quer conhecer o estilo e assistir aum anime legal.

Continua após a publicidade

10. One Piece

Sim, começar com a indicação de um anime com mais de mil episódios assusta e parece uma loucura. De fato, é uma doideira, mas isso também é um atestado da qualidade de One Piece. A história criada por Eiichiro Oda pode ser longa, mas também é uma das mais empolgantes e relativamente fáceis de se acompanhar.

One Piece fala sobre um lendário tesouro perdido que inspira piratas de todo o mundo a saírem pelos mares em busca de riqueza e da oportunidade de se tornar Rei dos Piratas. Na frente disso, temos Luffy, um jovem que não tinha um barco ou uma tripulação, mas consegue se tornar um dos maiores heróis de desenhos japoneses.

Continua após a publicidade

A série, que entrou no radar da Netflix, que produziu uma versão live-action da história, vai envolvendo os espectadores em uma aventura que fica cada vez mais épica e personagens cada vez mais carismáticos, fazendo esquecer que você passou mais de mil episódios vendo um pirata que estica dar porrada em outros piratas.

One Piece está disponível na Netflix, HBO Max, Crunchyroll e Pluto TV.

9. Pokemon

Continua após a publicidade

Pokémon tem uma estrutura bastante simples, com um jovem treinador Pokémon viajando para conseguir vencer oponentes mais fortes, ganhar insígnias e tentar se tornar um Mestre Pokémon. A série é relativamente fácil de acompanhar e o fato de ser baseada em um dos jogos mais famosos do mundo ajuda bastante na hora de começar a acompanhar os episódios.

Como anime, Pokémon poderia ser defendido com o argumento "tem um Squirtle de óculos escuros que é líder de uma gangue de Squirtles marginais", o que já faria dele um dos desenhos mais legais da história. Porém, ele pode servir como ponte para outros animes, devido a algumas características comuns nesse tipo de animação.

Pokémon está disponível na Netflix.

8. Erased

Continua após a publicidade

Aqui começamos a explorar mais possibilidades com animes. Desenhos japoneses podem ser indicados a diversos públicos de variadas idades, por mais que seu visual, à primeira vista, remeta a produções mais infantis. Erased é um excelente exemplo disso, contando uma história envolvente e adulta, que depois de virar anime, acabou sendo adaptada em uma série live-action da Netflix.

Erased é um anime sobre um jovem que leva uma vida bastante medíocre, mas que descobre ter poderes que permitem que ele volte no tempo em situações bem específicas. Um dia, sua mãe é atacada por um homem misterioso e ele é acusado pelo assassinato. Na fuga, ele consegue voltar no tempo, mas para o seu corpo de 11 anos.

Sem entender direito por que, ele começa a investigar os acontecimentos de sua infância e como eles podem estar ligados ao homem que atacou a sua mãe.

Continua após a publicidade

Erased está disponível na Netflix e Crunchyroll.

7. Full Metal Alchemist

FullMetal Alchemist conta a história de dois irmãos em um universo em que o uso da alquimia pode realizar grandes feitos. Quando eles descobrem a possiblidade de um ritual para trazer sua mãe de volta à vida, tudo dá errado, com o mais velho perdendo uma perna e o mais novo o corpo inteiro. No desespero, Edward, o irmão mais velho, sacrifica seu braço para unir a alma de Alphonse, o mais novo, a uma armadura.

Continua após a publicidade

Eles então partem em busca da lendária Pedra Filosofal para tentar recuperar o corpo de Alphonse, enfrentando outros alquimistas no seu caminho. Esse é um resumo bem superficial de um anime que é considerado por muitos como um dos melhores já feitos. Vale lembrar que existem duas adaptações de FMA, sendo a segunda, FullMetal Alchemist Brotherhood é considerada a melhor por ser mais fiel ao mangá.

FullMetal Alchemist Brotherhood está disponível no Crunchyroll.

6. Attack on Titan

Continua após a publicidade

Attack on Titan foi um fenômeno no seu lançamento, principalmente pela qualidade da animação e suas cenas de ação. O anime é sobre um mundo em que seres gigantes, chamados de Titãs, surgem e atacam a humanidade. Para se protegerem, povos de todo mundo se fecham dentro de cidades cercadas por muralhas.

Quando um jovem soldado tem seu primeiro embate contra Titãs, descobre ser a possível chave para virar a guerra contra eles, descobrindo porque esses seres querem tanto acabar com a humanidade.

Novamente, esse é um resumo superficial de um anime adulto que se desenvolve por caminhos inesperados, abordando temas como guerra, genocídio, entre outros. Só coisa leve.

Attack on Titan está disponível no Crunchyroll.

Continua após a publicidade

5. Monster

Monster é um thriller que, mesmo não tendo cenas de ação explosivas ou uma trama particularmente veloz, é considerado um dos melhores desenhos já feitos. Para se ter uma noção, durante anos, o diretor Guillermo Del Toro (Pinóquio) tentou adaptá-lo como uma série, que chegou perto de ser produzida pela HBO, mas que acabou sendo abandonado pelo canal.

Monster fala o Dr Kenzou Tenma, um neurocirurgião que é noivo da filha do diretor do hospital onde trabalha e tem um futuro em potencial brilhante. Um dia, ao estar prestes a iniciar uma cirurgia, o seu chefe manda ele trocar de pacientes, atendendo um famoso músico.

Continua após a publicidade

Ele tem sucesso, mas o seu primeiro paciente, um imigrante pobre, morre na mesa de cirurgia. Atormentado por isso, ele se vê novamente na mesma situação, tendo que escolher salvar um garoto baleado ou o prefeito. Tenma salva o garoto e desgraça a sua carreira, perdendo tudo.

Nove anos depois, Tenma acaba esbarrando no jovem que salvou, sem ter noção do monstro que ele se tornou nesse período. Monster é um anime bastante adulto e que não deve em nada para as melhores séries de suspense do ocidente.

Monster está disponível na Netflix.

4. Hajime no Ippo

Continua após a publicidade

Existem excelentes animes esportivos, como Super Campeões, Slam Dunk, entre outros, mas escolhemos Hajime no Ippo pela qualidade absurda na forma como personagens são construídos em uma trama bastante simples de se acompanhar.

O anime apresenta Ippo, um jovem que sofre bullying na escola, mas sempre tenta ser positivo, ajudando a sua mãe no trabalho. Ippo é extremamente forte e, um dia, é salvo por um boxeador profissional da cidade. Tentando ajudar na autoestima do garoto, ele o leva para o ginásio, onde Ippo demonstra ter talento nato para o boxe.

Assim, ele começa a treinar para, um dia, se tornar o campeão mundial. Parece um pouco bobo, principalmente frente a tantos animes de luta com efeitos espetaculares, mas Hajime no Ippo impressiona por deixar uma luta simples de boxe uma das coisas mais emocionantes que você pode assistir.

Hajime no Ippo está disponível na Netflix.

3. Sailor Moon

Sailor Moon é um dos desenhos mais populares vindos do Japão e conta a história de defensoras de um reino ameaçado que renascem no Japão. Elas eventualmente descobrem seus poderes, podendo se transformar em heroínas representando a Lua e planetas.

A série shoujo tem um forte apelo ao público feminino, colocando as adolescentes no centro da ação, desenvolvendo bem seus relacionamentos e seu crescimento como personagens. Além disso, elementos da série são bastante influenciados por astrologia e mitologia, sendo bem mais profundo do que apenas garotas com roupas de colegial lutando contra monstros de outros planetas.

Uma versão atualizada de Sailor Moon está disponível na Netflix.

2. Dragon Ball Z

Dragon Ball Z é um excelente anime para aqueles que desejam começar a assistir animações shounen, ou seja, para garotos, já que gira em torno de um grande herói tentando salvar o mundo, geralmente na porrada. Apesar de Dragon Ball Z não ser o início da história, que começa com Son Goku ainda criança, é em DBZ que a história se torna mais acessível para todo mundo.

Com várias sagas, vemos Goku crescer, se tornar cada vez mais forte e lutar contra inimigos vindos de outros planetas, ameaçando a Terra e, eventualmente, o próprio universo.

Como acontece com One Piece, mas de maneira mais contida, a série às vezes parece ter episódios demais, mas a ação, que influencia Hollywood até hoje, torna a experiência bem divertida.

Dragon Ball Z está disponível no Crunchyroll.

1. Cowboy Bebop

Cowboy Bebop é uma série de 26 episódios e um filme sobre um grupo de caçadores de recompensa que viajam pelo espaço em busca de meliantes. Falando assim, parece algo bastante genérico, mas o autor Shinichiro Watanabe cria um universo rico, com personagens fascinantes, ação que mistura tiroteios, kung fu e batalhas espaciais, e uma das melhores trilhas sonoras já compostas para um anime.

Cowboy Bebop é o tipo de animação que parece ser bastante acessível para qualquer pessoa por conseguir imprimir um tom universal para seus personagens e história. Talvez, por isso, sempre foi apontado como um dos animes mais fáceis para se adaptar para Hollywood, algo que infelizmente não aconteceu.

Mesmo assim, a obra original merece ser visitada por aqueles que querem começar a assistir desenhos japoneses, mas ainda não estão muito acostumados com esse universo.

Cowboy Bebop está disponível na Netflix e Crunchyroll.