Publicidade

10 animes de esporte para você entrar no clima das Olimpíadas de Tóquio

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Crunchyroll, Netflix
Divulgação/Crunchyroll, Netflix

As Olimpíadas de Tóquio começam oficialmente nesta sexta-feira (23) depois de um ano de atraso causado pela pandemia da COVID-19. E por mais que a edição deste ano do maior evento esportivo do mundo esteja um tanto quanto diferente por causa das restrições sanitárias, a verdade é que o clima olímpico já chegou. Mesmo sendo do outro lado do mundo, não há como não se empolgar.

E, como estamos falando de Japão, é óbvio que os animes imediatamente vêm à nossa mente. Crescemos acompanhando as animações orientais e se tem uma coisa que elas fazem muito bem é contar grandes histórias de gêneros um tanto inusitados — inclusive esportes. Sim, animes de esporte não só existem como são muito populares e até mesmo tradicionais. Afinal, quem não se lembra do clássico Super Campeões?

Então, se você quer entrar de vez no clima das Olimpíadas de Tóquio, se aventurar por uma dessas produções é o melhor caminho. Seja por um esporte clássico ou mesmo algo completamente aleatório, essa é uma ótima forma de abraçar de vez o clima olímpico e ainda se divertir com uma boa história.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Captain Tsubasa

E já que falamos desse clássico atemporal, por que não começar por ele? Embora muita gente o conheça pelo nome de Super Campeões, o anime chama-se Captain Tsubasa em referência ao seu protagonista, o jovem Oliver Tsubasa, que sonha em se tornar um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Trata-se de uma das produções mais populares desse esporte que nos é tão familiar.

O curioso é que Captain Tsubasa possui mais de uma versão, sendo a mais recente delas de 2018. Há algumas mudanças e modernizações em relação à história que a gente viu nos anos 1990, mas o principal ainda está ali, inclusive a enorme reverência que ele faz ao Brasil e todas as firulas de chutes especiais que marcaram a franquia.

9. Yowamushi Pedal

O ciclismo pode não ser o esporte favorito do brasileiro e dificilmente alguém vai acordar de madrugada para acompanhar as provas no fuso horário japonês, mas para quem gosta de pedaladas e histórias de superação, Yowamushi Pedal é uma boa pedida. O anime traz muito coração em uma história que usa as bicicletas como pano de fundo para falar sobre as relações entre seus personagens. 

A trama gira em torno de Sakamichi Onoda, um estudante que acaba entrando meio que sem querer no clube de ciclismo da sua escola e tendo que desenvolver amizades com pessoas bem diferentes dele. Todo o elenco é bastante carismático, o que deixa tudo mais divertido de acompanhar.

Continua após a publicidade

8. Ace of Diamonds

O que acontece quando você pega um esporte que é paixão nacional e decide transformá-lo em anime? Na verdade, existem várias animações japonesas sobre beisebol, mas Ace of Diamonds é um dos mais famosos e populares. Ele reúne tudo aquilo que a fórmula de um bom anime de esportes exige, como personagens carismáticos, uma dinâmica agitada entre o time, histórias de superação e muitos movimentos exagerados em cada lance.

Continua após a publicidade

A história gira em torno de um estudante que quer ser o melhor jogador da escola e, a partir disso, o trabalho em equipe faz com que o time ganhe projeção nacional — uma estrutura que você vai ver se repetir em vários animes esportivos.

E por mais que o beisebol não seja tão conhecido dos brasileiros, ele é bastante didático na hora de explicar as regras, o que faz dele também uma ótima forma de conhecer as disputas.

7. Free! Iwatobi Swim Club

Continua após a publicidade

Embora seja um pouco estranho pensar em um anime de natação, Free! é um excelente exemplo de como qualquer esporte é capaz de render bons animes se tiver personagens capazes de carregar a história — e, nesse quesito, ele nada de braçada. 

A premissa aqui é praticamente a mesma de Ace of Diamonds e tantos outros desenhos do gênero: um estudante que entra no clube de natação da escola e vai se esforçar ao máximo para devolver-lhe a glória de antes. O charme aqui está na formação desse time, que é composto por amigos de infância que não se dão mais tão bem assim e cuja dinâmica deixa toda a trama bem mais divertida de acompanhar.

6. Hanebado!

Continua após a publicidade

O badminton é um daqueles esportes que a gente só lembra que existe durante as Olimpíadas, mas Hanebado! consegue pegar esse esporte tão pouco popular e dar uma roupagem bem mais amigável que é capaz de fazê-lo querer dar umas raquetadas em uma peteca por aí.

A história aqui é um pouco diferente, porque traz uma atleta que é muito boa no esporte, mas que quer se manter longe das quadras por causa de um trauma de infância. Só que isso muda quando ela encontra um ex-jogador que a leva de volta para o jogo. Adicione a isso uma forte carga dramática no passado das personagens, principalmente na conflituosa relação da protagonista e sua mãe, e uma animação bastante ágil e dinâmica e você logo vai estar acompanhando as partidas de madrugada durante essas Olimpíadas.

5. The Prince of Tennis

Continua após a publicidade

O tênis segue em alta no Japão graças à atleta Naomi Osaka — que inclusive acendeu a pira olímpica na abertura dos jogos deste ano. Só que o interesse pelo esporte é mais antigo ainda, com Prince of Tennis sendo a grande referência em termos de animação para o esporte. O curioso aqui é que a história foge um pouco da fórmula escolar e traz um embate entre pai e filho: a jornada do protagonista Ryouma Ichizen é para superar seu pai, que é considerado uma lenda do tênis. A partir disso, a gente acompanha a sua evolução enfrentando outros tenistas pelo país.

Como não poderia deixar de ser, não faltam movimentos acrobáticos — alguns personagens quase voam para alcançar uma bola — e nem efeitos visuais a cada raquetada e corte na bola.

Por ser um anime um pouco mais antigo, ele não é tão fácil de ser encontrado. Atualmente, apenas os episódios especiais estão disponíveis no Funimation. É pouco, mas já dá para sentir um gostinho do que é a série.

Continua após a publicidade

4. Hajime no Ippo

Hajime no Ippo é um dos mangás mais clássicos de esportes no Japão. Duvida? Ele vem sendo publicado no país desde 1989 e é um sucesso desde então. A boa notícia é que você não precisa assistir a 30 anos de episódios para curtir essa que é uma das melhores animações sobre boxe até hoje.

Isso porque ele ganhou vários animes ao longo dos anos e cada um deles pode ser assistido de forma isolada. O Crunchyroll possui a versão mais recente, exibida em 2013, e conta a história de um estudante que entra para o esporte e decide se tornar pugilista profissional. E tudo isso naquele estilo de anime que a gente conhece tão bem, com o protagonista apanhando até não poder mais e, mesmo assim, tirar forças de algum lugar e vencer. Parece clichê, mas é sensacional — até porque a Nobre Arte é um esporte bastante conhecido e querido pelos brasileiros que se aproveita muito bem da ação dos animes.

Continua após a publicidade

3. Yuri on Ice

Patinação no gelo não é um esporte olímpico, mas Yuri on Ice merece ser recomendado pelo simples fato de ser um excelente anime. Afinal, estamos falando de uma competição totalmente artística sendo retratada em uma animação que valoriza justamente a beleza (e os exageros) dos movimentos. Não tinha como dar errado.

O diferencial aqui é que o anime trabalha ainda a relação entre seus protagonistas de forma completamente única, apresentando um relacionamento homessexual de forma bastante natural com personagens incrivelmente carismáticos. 

Continua após a publicidade

2. Kuroko no Basket

Verdade seja dita: Kuroko no Basket só está nesta lista porque Slam Dunk não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil. Não que o anime seja ruim, mas a obra de Takehiko Inoue é uma verdadeira obra de arte.

Continua após a publicidade

Dito isso, não há como negar que Kuroko também é um excelente anime e que se aproveita muito bem de um esporte que é bastante conhecido no mundo todo como o basquete. A trama é focada em um time do ensino fundamental que se separa quando cada um dos jogadores vai para um colégio diferente e a história gira em torno da rivalidade que surge quando essa “geração dos milagres” vai ter que se enfrentar.

E por mais que o desenho traga alguns dos exageros que deixam o esporte um pouco mais fantástico do que o necessário, toda a tensão das partidas faz a ação valer a pena.

1. Haikyuu!!

Se você tiver que escolher um único anime para assistir, que seja Haikyuu!!— que é sensacional e recomendado até mesmo para quem não é tão fã de animações japonesas. O dinamismo das partidas de vôlei é incrível, toda a movimentação em quadra é de encher os olhos e não há como não se apaixonar pelos personagens, seja do time de protagonistas ou mesmo dos rivais que eles enfrentam ao longo das temporadas.

E esse é o grande charme de Haikyuu!!. O protagonista Hinata é exagerado e estabanado, o que contrasta com boa parte do seu time. E é essa relação entre os jogadores do colégio de Karasuno é que deixa tudo tão divertido, já que as histórias, as motivações e as superações de cada um deles são desenvolvidas muito bem ao longo dos jogos.

A história é bastante simples e acompanha um garoto que sonha em ser jogador de vôlei, mas que não tem a altura necessária para isso. Para contornar a baixa estatura, ele conta com um poderoso salto e uma movimentação que simplesmente desmonta os adversários. A partir disso, ele vai ajudar o time de seu colégio a recuperar a glória do passado.

E como não poderia deixar de ser, o anime traz algumas referências ao Brasil, que ainda é uma das grandes potências do vôlei no mundo. Não tem como não se empolgar.