Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

7 comportamentos de segurança que você deve adotar

Por  |  • 

Compartilhe:
7 comportamentos de segurança que você deve adotar
7 comportamentos de segurança que você deve adotar

As pessoas dedicam boa parte do tempo de suas vidas ao mundo virtual, mas nem sempre elas se preocupam com segurança online tanto quanto se preocupam com segurança no mundo real. O problema é que as informações que disponibilizamos nas redes sociais e guardamos em nossos dispositivos pessoais são altamente valiosas.

O primeiro passo em direção a um nível aceitável de segurança e privacidade online é a conscientização. É preciso entender a importância de adotar comportamentos seguros antes de colocá-los em prática. Podemos dizer que um comportamento digital seguro vai desde o cuidado ao abrir um e-mail suspeito, passando pela escolha da rede de acesso à internet e chegando até mesmo a adoção de medidas importantes caso seu smartphone ou notebook sejam roubados.

No entanto, se você chegou até este artigo, quer dizer que já está interessado em aumentar sua proteção no mundo virtual. Confira algumas dicas de ferramentas para usar e comportamentos corretos que devem ser adotados para manter suas informações pessoais fora do alcance de hackers, golpistas e criminosos da web.

1. Defesa é palavra de ordem

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Navegar na internet sem uma ferramenta para proteger seu computador ou dispositivo móvel de programas mal-intencionados é um erro gigantesco. No mínimo, você precisa ter o Windows Defender ativo em sua máquina e, na melhor das hipóteses, você deve utilizar o melhor antivírus para o seu perfil de usuário. Aqui no Canaltech já demos diversas dicas de como escolher o sistema de proteção ideal, seja ele pago ou gratuito.

Além dos antivírus, também existe outra categoria que oferece opções mais completas, são as chamadas suítes de segurança online, que combinam diversas soluções a fim de proteger as máquinas contra vírus, e-mails maliciosos, ataques remotos, spywares, entre outras ameaças. Algumas suítes podem incluir o gerenciamento de senha e até mesmo ferramentas capazes de proteger suas credenciais de login em sites de pagamentos online.

Deixar de usar pacotes de segurança em um computador é algo muito arriscado. As ameaças vêm de todos os lados e podem chegar até você por meio do navegador, da sua caixa de entrada de e-mail, via URLs encurtadas no Twitter, entre outros. O uso desse tipo de ferramenta ajuda a aumentar a segurança na navegação. Empresas como Kaspersky, Bitdefender e Avast oferecem soluções de pacotes de segurança.

2. Ative a proteção de firewall do roteador

A função do firewall do roteador é monitorar as portas do dispositivo e evitar possíveis invasões. Ele funciona como uma camada adicional de proteção contra criminosos e protege uma área não coberta pelo firewall do sistema operacional da máquina, que protege apenas as portas do próprio computador.

Alguns roteadores possuem configurações padrão tão fracas que permitem que invasores acessem os dispositivos da sua rede doméstica mesmo sem usar uma senha. Portanto, configurar corretamente o seu roteador de acordo com as instruções do fabricante ajuda a dar uma camada extra de proteção.

Fonte: Make Use Of