Publicidade

7 comportamentos de segurança que você deve adotar

Por| 18 de Setembro de 2015 às 09h56

Link copiado!

7 comportamentos de segurança que você deve adotar
7 comportamentos de segurança que você deve adotar

As pessoas dedicam boa parte do tempo de suas vidas ao mundo virtual, mas nem sempre elas se preocupam com segurança online tanto quanto se preocupam com segurança no mundo real. O problema é que as informações que disponibilizamos nas redes sociais e guardamos em nossos dispositivos pessoais são altamente valiosas.

O primeiro passo em direção a um nível aceitável de segurança e privacidade online é a conscientização. É preciso entender a importância de adotar comportamentos seguros antes de colocá-los em prática. Podemos dizer que um comportamento digital seguro vai desde o cuidado ao abrir um e-mail suspeito, passando pela escolha da rede de acesso à internet e chegando até mesmo a adoção de medidas importantes caso seu smartphone ou notebook sejam roubados.

No entanto, se você chegou até este artigo, quer dizer que já está interessado em aumentar sua proteção no mundo virtual. Confira algumas dicas de ferramentas para usar e comportamentos corretos que devem ser adotados para manter suas informações pessoais fora do alcance de hackers, golpistas e criminosos da web.

1. Defesa é palavra de ordem

Continua após a publicidade

Navegar na internet sem uma ferramenta para proteger seu computador ou dispositivo móvel de programas mal-intencionados é um erro gigantesco. No mínimo, você precisa ter o Windows Defender ativo em sua máquina e, na melhor das hipóteses, você deve utilizar o melhor antivírus para o seu perfil de usuário. Aqui no Canaltech já demos diversas dicas de como escolher o sistema de proteção ideal, seja ele pago ou gratuito.

Além dos antivírus, também existe outra categoria que oferece opções mais completas, são as chamadas suítes de segurança online, que combinam diversas soluções a fim de proteger as máquinas contra vírus, e-mails maliciosos, ataques remotos, spywares, entre outras ameaças. Algumas suítes podem incluir o gerenciamento de senha e até mesmo ferramentas capazes de proteger suas credenciais de login em sites de pagamentos online.

Deixar de usar pacotes de segurança em um computador é algo muito arriscado. As ameaças vêm de todos os lados e podem chegar até você por meio do navegador, da sua caixa de entrada de e-mail, via URLs encurtadas no Twitter, entre outros. O uso desse tipo de ferramenta ajuda a aumentar a segurança na navegação. Empresas como Kaspersky, Bitdefender e Avast oferecem soluções de pacotes de segurança.

2. Ative a proteção de firewall do roteador

Continua após a publicidade

A função do firewall do roteador é monitorar as portas do dispositivo e evitar possíveis invasões. Ele funciona como uma camada adicional de proteção contra criminosos e protege uma área não coberta pelo firewall do sistema operacional da máquina, que protege apenas as portas do próprio computador.

Alguns roteadores possuem configurações padrão tão fracas que permitem que invasores acessem os dispositivos da sua rede doméstica mesmo sem usar uma senha. Portanto, configurar corretamente o seu roteador de acordo com as instruções do fabricante ajuda a dar uma camada extra de proteção.

3. Livre-se de spams

Continua após a publicidade

A chegada de serviços como o Gmail facilitou muito a vida dos usuários, pois dispensou o uso de aplicativos de e-mails. É claro que muitas pessoas ainda usam apps para gerenciar sua caixa de entrada, mas o aumento no uso das ferramentas online ajudou a diminuir a dependência de ferramentas anti-spam.

Afinal, serviços como o Gmail bloqueiam spam e malwares, certo? Não exatamente. Na prática, o Gmail está propenso a deixar passar alguns spams e a maioria deles são e-mails de phishing. Normalmente essas mensagens são criadas por golpistas para parecer o mais autênticas possível e persuadir os destinatários a fornecer seus dados.

Esses e-mails têm a aparência de serviços oficiais, como o PayPal (particularmente lucrativo para os scammers), eBay, Facebook, entre outros e esperam que você insira seus dados de login em páginas falsas. Em seguida, suas credenciais serão copiadas e sua identidade roubada.

Uma pesquisa recente apontou que 97% das pessoas têm dificuldade para identificar golpes virtuais deste tipo. Aprender a detectar um e-mail malicioso é extremamente importante, mas as ferramentas anti-spam também dão uma força na hora de evitar problemas.

Continua após a publicidade

4. Cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas

Atualmente, diversos estabelecimentos oferecem acesso gratuito a redes Wi-Fi. Porém, é preciso redobrar o cuidado ao utilizar redes sem fio públicas, pois elas são tipicamente inseguras e podem abrigar malwares com cibercriminosos prontos para rastrear suas credenciais ou interceptar seus dados.

Ao usar estas redes, o melhor mesmo é não digitar informações confidenciais, como número de cartão de crédito e evitar o acesso a qualquer site que use login e senha, uma vez que todos esses dados podem ser roubados por pessoas mal-intencionadas.

Continua após a publicidade

5. Previna-se em caso de furto ou roubo do seu dispositivo

Não é novidade que dispositivos móveis são alvos de assaltantes em roubos e furtos. Como ninguém está livre deste tipo de situação, é importante pensar em como proteger os dados armazenados nos seus gadget caso ele vá parar na mão de terceiros.

Nossos tablets, smartphones e notebooks armazenam informações importantíssimas que podem trazer dores de cabeça caso caiam nas garras de pessoas indevidas. Por isso, é muito importante saber como proteger esses dados em caso de imprevistos e até mesmo deletá-los remotamente caso seja necessário.

Como já era de se esperar, existem diversos aplicativos que podem ajudar nesta tarefa. Você pode ver dicas mais completas no artigo sobre como proteger informações de um celular roubado.

Continua após a publicidade

6. Mantenha arquivos importantes ocultos

Manter arquivos importantes e confidenciais longe do alcance dos olhos de terceiros também é uma boa prática que pode ser adotada para proteger seus dados. Graças ao avanço da tecnologia, atualmente podemos optar por ferramentas mais simples que apenas escondem os arquivos ou por recursos mais avançados que adicionam uma incrível camada de proteção ao arquivo ou pasta.

A própria Microsoft oferece uma ferramenta nativa para ocultar arquivos no Windows, mas a empresa alerta que, embora você possa ocultar arquivos confidenciais para que outras pessoas não possam vê-los, não confie no ocultamento de arquivos como seu único meio de segurança ou privacidade.

Se você quer saber mais sobre o assunto, confira nosso tutorial sobre como ocultar e proteger seus arquivos de olhos curiosos no Windows.

Continua após a publicidade

7. Atenção às configurações de segurança do Facebook

Por questões de business, o Facebook permite que seus usuários compartilhem suas informações pessoais com terceiros, na forma de sites, aplicativos ou jogos. Isso quer dizer que sempre que baixamos um aplicativo ou entramos em um site usando o login do Facebook, estamos dando a essas empresas acesso ao nosso perfil da rede social.

Portanto, é uma boa ideia você dar mais atenção a essas configurações e não apenas àquelas que dizem respeito à privacidade de suas fotos ou vídeos perante outros usuários da rede social. Neste tutorial do Canaltech, você pode conferir o passo a passo de como executar algumas ações que podem ajudar a aumentar sua privacidade no Facebook e evitar que empresas tenham acesso aos seus dados.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que se você sempre usa senhas fortes, mas tem o hábito de deixar o computador desbloqueado e sem vigilância em locais públicos, você ainda está colocando seus dados em risco. Se você usar softwares antivírus, mas não for cuidadoso ao responder ou encaminhar e-mails suspeitos, você ainda corre o risco de espalhar um vírus para seus amigos. Portanto, é preciso aliar a proteção do seu computador ou dispositivo móvel com um comportamento seguro em relação à computação para evitar problemas.

Você também pode gostar:

Fonte: Make Use Of