Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é doença autoimune?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Junho de 2023 às 20h00

Link copiado!

westend61/Envato
westend61/Envato

Uma categoria particular de doenças recebe o título de autoimune, um termo guarda-chuva para todas as condições onde o sistema imunológico passa a atacar o próprio organismo. Não sabemos o que causa cada doença autoimune, mas há algumas doenças e infecções que podem facilitar seu surgimento, bem como alguns comportamentos de risco que aumentam a chance de desenvolvê-las, como tabagismo, exposição solar excessiva e dietas pouco nutritivas.

O sistema imunológico humano trabalha para defender o corpo de invasores, de vírus e bactérias a proteínas, aprendendo a reconhecê-los logo após nascermos. Além de entrar em contato com agentes patogênicos e aprender a combatê-los, o sistema imune também precisa entender o que não é natural ao corpo, mas ainda é inofensivo, como os alimentos que ingerimos.

Continua após a publicidade

Caso já conheçamos o invasor, é mais fácil saber quais anticorpos — nossas células de defesa — enviar para o seu combate, e é por isso que fazemos vacinas (há, inclusive, uma "vacina reversa" com 75% de eficácia no controle de doenças autoimunes), que familiarizam o corpo a antígenos para podermos melhor combater doenças quando as contrairmos.

Como surge uma doença autoimune?

Não sabemos o que faz doenças autoimunes surgirem, mas uma das teorias mais aceitas diz que o sistema imunológico, ao ser exposto a um antígeno qualquer, acaba produzindo anticorpos contra uma proteína muito semelhante às que temos no próprio corpo, passando a atacá-las e acabando por danificar o organismo.

A síndrome de Guillain-Barré, por exemplo, geralmente surge semanas após diarreia infecciosa causada pela bactéria Campylobacter jejuni, que possui algumas proteínas semelhantes às dos nossos neurônios. Isso faz com que o sistema imunológico passe a atacar o sistema nervoso.

Continua após a publicidade

Como tratar doenças autoimunes?

Não há um médico especialista em doenças autoimunes, já que cada doença ataca partes específicas do corpo, o que pede a atenção de especialistas diferentes. A psoríase, que ataca a pele, é tratada por dermatologistas, enquanto diabetes tipo 1, que ataca o pâncreas, é tratada por endocrinologistas, e lúpus, que ataca articulações, tórax, nódulos linfáticos e outras partes do corpo, cai para os reumatologistas.

Como são bastante diferentes, é difícil cravar sintomas que abarquem todas as doenças, embora alguns inespecíficos, como cansaço, febre, fadiga, emagrecimento e mal-estar possam surgir na maioria das doenças autoimunes.

Continua após a publicidade

O tratamento geralmente envolve a administração de medicamentos imunossupressores, como os corticoides, a ciclofosfamida e o mofetil. Como não é possível direcionar a imunossupressão apenas aos anticorpos indesejados, os pacientes podem ficar vulneráveis a outras infecções por bactérias, vírus ou fungos.

Algumas doenças, no entanto, como diabetes tipo 1 e tireoidite de Hashimoto, não precisam de tais remédios, já que a suplementação hormonal respectiva já pode resolver o problema.

Outros exemplos de doenças autoimunes incluem:

Continua após a publicidade

Fonte: Rede D'Or, MD.Saúde, CNNEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares